Principais Formas de se Investir em Criptomoedas

Quando falamos em bitcoin e criptomoeda em geral, um tópico costuma ser recorrente entre os novos e até mesmo os antigos investidores, que são as dúvidas. As dúvidas costumam ser comuns principalmente para quem está entrando neste setor, e é necessário muito estudo e preparação para entender adequadamente as questões que envolvem criptomoedas. Uma das maiores dúvidas está relacionada com a segurança das criptomoedas, mas já discutimos este tópico anteriormente. Sendo assim, vamos tratar de uma dúvida que está presente na rotina de vários investidores, que são as diferentes formas de investir em bitcoin e criptomoedas. Você sabia que existem várias formas de investir além das conhecidíssimas exchanges? Vamos apresentar a seguir as principais formas em que você pode investir em bitcoin e criptomoedas.

Exchanges Nacionais

Sem dúvidas, a forma mais conhecida e utilizada pelos investidores de bitcoin e criptomoedas são as exchanges centralizadas nacionais. No Brasil, temos excelentes opções de exchanges de bitcoin e criptomoedas, que nada mais são que corretoras destinadas a realização de compras, vendas e trocas de bitcoin e das principais criptomoedas do mundo. Para realizar as operações mencionadas, estas corretoras cobram pequenas taxas, mas os valores são coerentes com a segurança e proteção oferecida pelas exchanges. Vale destacar também que as exchanges brasileiras possuem uma interface cada vez mais simplificada e amigável para os usuários, o que é interessante principalmente para os investidores iniciantes. O ponto de menor destaque das exchanges brasileiras fica por conta da variedade de criptomoedas oferecidas, que é muito menor do que as principais exchanges internacionais, que serão destacadas a seguir. Você pode acompanhar neste link as principais exchanges do Brasil.

Exchanges Internacionais

Como adiantamos na seção anterior, outra opção também interessante para os investidores de bitcoin e criptomoedas são as exchanges internacionais. Funcionando da mesma forma que as exchanges brasileiras, as corretoras de bitcoin e criptomoedas internacionais contam com dois diferenciais importantes, que são a maior variedade de criptomoedas oferecidas (algumas corretoras, como é o caso da Binance, trabalham comais de 300 criptomoedas diferentes!) e também o fato de eliminar as variações da moeda brasileira em relação ao dólar, o que pode ser extremamente atrativo em casos de instabilidades no país. Além disso, diante do aumento no número de investidores brasileiros nestas corretoras, cada vez mais corretoras estrangeiras oferecem suporte em português, facilitando a vida de parte dos usuários. Você pode conferir aqui uma lista das principais exchanges internacionais!

Exchanges Descentralizadas

Mais uma opção importante para os investidores do setor de criptomoedas são as exchanges descentralizadas. Estas exchanges são recentes quando comparadas às exchanges centralizadas, mas conquistam cada vez mais espaço entre os investidores internacionais e nacionais. As exchanges descentralizadas possuem como característica principal a inexistência de uma entidade centralizadora, funcionando através de software. Sendo assim, ao invés de negociar através de uma exchange, você negociará diretamente com o outro investidor. Isso reduz significativamente as taxas envolvidas no processo, atraindo cada vez mais profissionais e entusiastas das criptomoedas. Vale destacar que você precisará ter um cuidado maior com este tipo de negociação, uma vez que as transações feitas envolvendo criptomoedas não poderão ser revertidas. Também destacamos que estas exchanges não são tão triviais quanto as exchanges centralizadas, exigindo um maior conhecimento por parte dos investidores que desejam operar nestas exchanges. Você pode conferir no Criptos as melhores exchanges descentralizadas do mundo!

Fundos de investimentos passivos

Como você pôde perceber, as exchanges são as mais conhecidas quando tratamos da realização de investimentos em bitcoin e criptomoedas. Apesar disso, elas não são as únicas opções, uma vez que existem os fundos de investimentos ativos e passivos. Amplamente conhecidos nas outras áreas de investimentos, os fundos de investimentos são ótimas opções para quem deseja investir em criptomoedas, mas não possui o conhecimento suficiente para negociar e realizar as operações com as criptomoedas. Um fundo de investimento passivo é aquele que é baseado em um índice, e não são alterados durante o período de investimento. No caso dos investimentos em criptomoedas, temos alguns fundos de investimento que alocam recursos em criptomoedas, enquanto outra parte é aplicada em renda fixa, para minimizar eventuais prejuízos, que podem ocorrer neste tipo de investimento. Obviamente, neste tipo de investimento serão cobradas taxas administrativas sobre o fundo, mas a opção é muito interessante para usuários que não possuem conhecimento ou confiança para administrar as criptomoedas, mas desejam aplicar valores neste mercado.

Fundos de investimentos ativos

Adiantamos na seção anterior que os investimentos em bitcoin e criptomoedas podem ser realizados através de fundos ativos. Os fundos de investimentos ativos são aqueles em que você contratará um gestor para os seus recursos, que são profissionais com anos de experiência no mercado e que possuem como objetivo principal o oferecimento de retornos financeiros acima do que é oferecido pelo mercado. No caso dos fundos ativos de investimento, normalmente são cobradas taxas de administração do fundo e também de performance, quando o rendimento conquistado pelo gestor é superior ao inicialmente previsto pelo fundo. Ainda assim, os retornos normalmente apresentados pelos fundos ativos são interessantes, e chamam a atenção dos investidores brasileiros.

Bolsa de Valores

Uma das versões mais recentes dos investimentos em criptomoedas e que prometem se desenvolver rapidamente são os investimentos em criptomoedas através da Bolsa de Valores, que já está disponível no Brasil! O investimento em bitcoin e criptomoedas através da bolsa de valores se dá através dos ETFs (Exchange Traded Funds). Este tipo de investimento se baseia em um índice de bitcoin e criptomoedas, como é o caso do CME e NCI, por exemplo. A popularização desta forma de investimento em criptomoedas é esperada devido ao fato de não ser necessária nenhuma conta adicional para que você invista no ramo, uma vez que será possível investir através da sua própria corretora de ações. Com isso, é esperado que um número ainda maior de usuários seja atraído pelas criptomoedas, o que é muito importante para o mercado. Além disso, você investidor terá uma mais opções para diversificar os seus investimentos. Se você se interessou pelos ETFs de criptomoedas, pode conhecer um pouco mais sobre esta forma de investimento nesta publicação!

Desta maneira, pudemos apresentar ao longo desta publicação as principais maneiras que existem atualmente para você investir em bitcoin e criptomoedas. Certamente, você poderá encontrar ainda outras maneiras para investir em criptomoedas, mas as opções apresentadas possuem muita segurança e já são opções tradicionais do mercado. Conhecer estas opções, mesmo que você não as utilize, é importante, uma vez que o aumento das opções de investimento em criptomoedas fará com que cada vez mais usuários passem a investir nas criptomoedas, agitando o mercado e valorizando ainda mais as moedas digitais no cenário mundial. Além disso, é interessante destacarmos também que você consegue investir em bitcoin e criptomoedas mesmo sem conhecer tão bem este mercado, visto que você poderá investir nos fundos citados que utilizam índices e realizam todo o processo de compra e venda das moedas digitais. Apesar disso, é extremamente importante que você conheça sobre o mercado de criptomoedas, para variar de uma forma melhor os seus investimentos e até mesmo aumentar as suas margens de lucro. Além disso, este mercado é extremamente interessante e você certamente aproveitará muita informação relacionada não só ao mercado de criptomoedas, mas também em relação ao mercado global de investimentos. As criptomoedas estão se tornando opções cada vez mais atrativas em função da sua rentabilidade, mesmo com os riscos existentes no investimento. Isso faz com que você diversifique ainda mais a sua carteira de investimentos e possa conquistar uma boa rentabilidade!

Vale destacar também que não destinamos esta postagem a apresentar detalhadamente todas as exchanges e também os fundos de investimento em criptomoedas. Nosso objetivo desta publicação é apenas que você conheça e entenda as principais formas de investimento em bitcoin e criptomoedas da atualidade, e poderemos discutir estas modalidades de forma detalhada em nossas próximas postagens. Também é importante ressaltar que poderão surgir novas modalidades de investimento em um futuro próximo, uma vez que as criptomoedas estão se desenvolvendo cada vez mais, e a tendência é que estes ativos digitais sejam cada vez mais utilizados!