Maiores Exchanges Descentralizadas do Mundo

Em postagens recentes, discutimos sobre as principais exchanges centralizadas do Brasil e do mundo. Foram apresentadas as principais corretoras de bitcoin e criptomoedas do mercado, assim como as vantagens e desvantagens destas corretoras. Entendido isso, vamos apresentar a seguir as principais exchanges descentralizadas do mundo, explicando também o que é uma exchange descentralizada e quais as suas vantagens e desvantagens em relação às demais corretoras de criptomoedas.

O que é uma exchange descentralizada?

Antes de verificarmos quais são as principais exchanges descentralizadas do mundo, devemos entender o que é e o que faz uma exchange descentralizada. As exchanges descentralizadas são corretoras de criptomoedas que são operadas por software, ou seja, não existe uma empresa para realizar o intermédio das operações de compra e venda das criptomoedas. Para ficar mais claro, faremos uma comparação com as exchanges centralizadas que já conhecemos.

Nas principais exchanges centralizadas do brasil e do mundo, como a Nox Bitcoin e a Binance, são as empresas que realizam a negociação entre os traders, cobrando diversas taxas para diversos serviços, como depósitos, retiradas e ordens ativas e passivas. Quando um trader lança uma ordem de compra ou venda pela exchange centralizada, e há uma correspondência possível, a própria corretora conecta as ordens e realiza a operação.

Já nas exchanges descentralizadas, o funcionamento é diferente. Ao invés de conectar as ordens existentes no livro de ofertas, as exchanges descentralizadas conectam os indivíduos que emitiram as ordens. Desta maneira, as ordens não são executadas automaticamente e o que acontece é uma conexão entre vendedor e comprador, que podem realizar o negócio sem nenhum tipo de intermédio. Além disso, as exchanges descentralizadas (que também recebem o nome de corretoras P2P, Peer-to-Perr) são divididas em duas formas diferentes de abordagem: Exchange descentralizada Automatizada e Exchange descentralizada Escrow.

  • Exchange descentralizada Automatizada: Em uma exchange descentralizada Automatizada, o funcionamento é exatamente igual ao que mencionamos acima, ou seja, os dois traders se conectam, fecham o negócio e a transação está completa.
  • Exchange descentralizada Escrow: Já nas exchanges descentralizadas Escrow, a situação é um pouco diferente. Quando os dois traders se conectam para realizar a transação, as criptomoedas do vendedor ficam bloqueadas no escrow (depósito). As criptomoedas só serão liberadas após o término da negociação e aprovação de ambos os traders.

Desta forma, você já deve ter percebido que existem algumas vantagens neste tipo de exchange, mas também existem algumas desvantagens, que devem ser levadas em consideração por todos os investidores. Vamos descrever a seguir as principais vantagens e desvantagens destas corretoras descentralizadas.

Vantagens e desvantagens das Exchanges descentralizadas

Como adiantamos no tópico acima e como acontece para a grande maioria dos investimentos no brasil e no mundo, as exchanges descentralizadas possuem vantagens e desvantagens em relação ás corretoras centralizadas. Caberá ao investidor definir se os benefícios destas exchanges serão suficientes para superar as desvantagens. Veja os principais benefícios das exchanges descentralizadas:

  • Ausência de terceiros na negociação: Com certeza, a principal vantagem das exchanges descentralizadas é a ausência de terceiros na negociação. Além da liberdade para a negociação entre os traders, existem mais dois pontos que merecem destaque. O primeiro ponto de destaque é a confidencialidade das operações, que permite a realização de operações mesmo com o bloqueio de contas, ou mesmo com o congelamento de retiradas. Com a ausência de uma operação de intermédio por um terceiro, os custos das operações também serão menores, uma vez que não são cobradas taxas de operação.
  • Menores chances de ataques: Quando negociamos em uma exchange centralizada, é necessário depositar os seus fundos nas wallets da exchange. Desta maneira, estas plataformas concentram uma grande quantidade de criptomoedas e são visadas por hackers e ataques. Quando se utiliza uma plataforma peer-to-perr, isso não acontece, visto que a concentração de valores é menor. Com isso, essa se torna uma ótima vantagem das exchanges descentralizadas.
  • Maior velocidade de negociação: Quando você negocia direto com um comprador ou vendedor, fica mais fácil e rápido chegar a um acordo envolvendo as criptomoedas. Portanto, as negociações não ficam reféns de ordens e são executadas com uma maior velocidade, sendo mais um trunfo para as exchanges descentralizadas.

Nas exchanges descentralizadas, você encontrará preços melhores do que encontrará em outros mercados, visto que estas corretoras não possuem taxa e a negociação ocorre de uma forma mais prática. No entanto, essa não é uma vantagem direta das exchanges descentralizadas, já que isso dependerá de quem está comprando e de quem está vendendo.

Como em toda modalidade de investimentos, as exchanges descentralizadas também possuem algumas desvantagens, que vamos discutir a seguir.

  • Público menor: A maioria das principais exchanges descentralizadas do mundo são relativamente novas, com 3 ou 4 anos desde a sua fundação. Isso influencia diretamente no número de usuários destas plataformas, que é muito menor que o das exchanges centralizadas. Diante disso, a liquidez é muito menor do que a encontrada nas corretoras centralizadas.
  • Dificuldade para novos usuários: Outro limitador das exchanges descentralizadas é a dificuldade de utilização e operação, em especial para novos investidores. Enquanto as corretoras de bitcoin e criptomoedas centralizadas possuem interfaces cada vez mais intuitivas e fáceis de operar, as exchanges descentralizadas possui uma utilização mais difícil e menos intuitiva, o que espanta usuários que estão iniciando no mundo do Bitcoin.
  • Ausência de traders profissionais: Embora a maioria dos usuários das exchanges descentralizadas sejam os grandes entusiastas das criptomoedas, você dificilmente encontrará algum trader profissional neste mercado. Isso porque a velocidade de negociação é fundamental para estes investidores. Desta forma, será mais fácil encontrar profissionais em exchanges centralizadas, por causa da liquidez que já mencionamos.

Maiores exchanges descentralizadas do mundo

Depois de entender o que é e como funciona uma exchanges descentralizada, assim como avaliar suas principais vantagens e desvantagens, é hora de conhecermos as principais exchanges descentralizadas do mundo. Veja a seguir uma lista com os principais nomes do mercado e suas principais características.

Uniswap

A Uniswap é a maior exchange descentralizada que está em operação no mercado de bitcoin e criptomoedas. A exchange, fundada em 2018 em Nova York, oferece os tradings sem interferência de terceiros, como já vimos anteriormente. Além disso, a empresa lançou a sua segunda versão (Uniswap V2), que apresenta melhorias consideráveis de usabilidade e, principalmente, de segurança. Isso contribui para que o Uniswap seja um dos protocolos de troca mais famosos que operam na blockchain da Ethereum.

MDEX

Apesar do lançamento muito recente, a MDEX é a exchange descentralizada que está apresentando os maiores volumes de negociação nos últimos dias. Com protocolos que operam na Huobi Eco Chain e na Ethereum, a corretora descentralizada vem sendo a mais procurada pelos usuários desde o seu meteórico lançamento.

SushiSwap

Uma das plataformas descentralizadas mais populares no último ano e em constante crescimento no ano de 2021 é a SushiSwap. Com um grande volume de negociações, a exchange descentralizada vem crescendo na mesma proporção que os traders deixam as exchanges centralizadas. Além disso, a corretora também oferece um farm de rendimentos, gerando lucro através do staking de criptomoedas.

BinanceDEX

Todos conhecemos a história e a reputação da Binance no mercado das exchanges centralizadas. No entanto, no ano de 2019 a maior corretora do mundo lançou sua própria corretora descentralizada, que é baseada na blockchain BinanceChain. Apesar de alguns traders afirmarem que a BinanceDEX não é tão descentralizada quanto as demais, a corretora continua sendo uma das mais procuradas pelos investidores nacionais e internacionais.

PancakeSwap

Um dos projetos com crescimento mais rápido dentro da indústria das finanças descentralizadas, a PancakeSwap é cada vez mais procurada por traders de todo o mundo! Entre os diferenciais desta exchange descentralizada, destacam-se a velocidade das transações, que podem chegar a 300 por segundo, de acordo com o CEO da Binance, além das taxas baixíssimas, cobrando apenas alguns centavos por cada transação.

Desta maneira, você pode perceber que as exchanges descentralizadas são mais uma alternativa para você investir no mundo do bitcoin e das criptomoedas. Apesar de ser uma forma de negociação um pouco mais complicada do que encontramos nas principais exchanges centralizadas do mundo, as corretoras descentralizadas apresentam vantagens interessantes, em especial para os investidores antigos e entusiastas do mundo das criptomoedas. Apesar disso, também foram mostradas as suas desvantagens. Resta a você avaliar a sua situação e verificar se a escolha de uma exchange descentralizada irá interferir positivamente nas suas negociações! O mais importante disso é termos cada vez mais opções no mercado para a compra e venda de criptomoedas, o que fortalece ainda mais este mercado e atrai cada vez mais investidores!