Maiores Corretoras e Exchanges de Bitcoin e Criptomoedas do Mundo

O Bitcoin e várias outras criptomoedas já são uma realidade em todo o mundo, sendo utilizados como uma reserva digital e até mesmo para alguns pagamentos e contratos. Diante disso, as criptomoedas são investimentos seguros e muito recomendados para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos (desde que a percentual investido não seja elevado, uma vez que são investimentos de risco alto, que apresentam grande volatilidade). Desta forma, vamos apresentar a seguir as maiores e principais corretoras e exchanges de Bitcoin e criptomoedas do mundo, explicando também sobre as vantagens de investir em corretoras internacionais.

As Exchanges Brasileiras

Antes de prosseguirmos, é importante falarmos brevemente sobre as exchanges em geral e também sobre as brasileiras. Uma exchange é, atualmente, a maneira mais fácil e segura de realizar investimentos diretos em Bitcoin e criptomoedas. A função principal destas exchanges é realizar o intermédio das ações de compra, venda e troca de criptomoedas, cobrando uma taxa específica para cada tipo de transação. Já trabalhamos em postagens anteriores sobre as exchanges brasileiras e quais critérios devem ser considerados na hora de escolher uma exchange, então não vamos prolongar o assunto e partiremos para as principais corretoras de criptomoedas do mundo (você pode conferir nossa postagem sobre as 10 melhores corretoras de Bitcoin e criptomoedas do Brasil através deste link!)

Por que investir em exchanges fora do país?

Se você ainda não está acostumado com o mercado das criptomoedas e se depara com as diversas exchanges brasileiras de qualidade e confiança, deve fazer a seguinte pergunta? Por que investir fora do país com tantas exchanges em território nacional? E é isso que vamos responder a seguir. Vale ressaltar também que grande parte das respostas vale para o mercado financeiro em geral, assim como teremos alguns tópicos diretamente relacionados ao mercado de bitcoin e criptomoedas.

A primeira e principal vantagem da realização de investimentos em exchanges estrangeiras é a maior variedade de criptomoedas disponíveis. Se você deseja simplesmente investir em bitcoin, este tópico não fará tanta diferença. No entanto, para diversificar ainda mais os seus investimentos, é recomendado que você invista também em outras criptomoedas, uma vez que existem centenas de altcoins de confiança no mercado. E é nesse ponto que as exchanges estrangeiras possuem vantagem. Nas principais exchanges do mundo, você terá acesso a um número muito maior de criptomoedas, ajudando a diversificar os seus investimentos e também aumentando. A única desvantagem deste tópico é o fato de que grande parte destas exchanges negociam as altcoins em bitcoin, ou seja, a maneira mais fácil de investir será comprando bitcoin em exchanges brasileiras e realizando a transferência para o exterior.

Outra vantagem muito importante deste tipo de investimento é a redução de riscos. Também é interessante destacar que ao investir em exchanges estrangeiras, você reduzirá os riscos em sua carteira de investimentos. Isso porque você terá ainda mais ativos, de regiões e países diferentes, o que irá te proteger de eventuais perdas e crises que atinjam um mercado em específico. Isso tudo o ajudará minimizar perdas e conseguir ainda mais ganhos com o mercado de criptomoedas.

Melhores Exchanges do mundo

Depois de entender sobre o papel de uma exchange e conhecer sobre os benefícios de investir em uma exchange do exterior, é hora de estudar sobre as maiores e principais exchanges do mundo, baseado no tempo e volume de mercado de cada corretora de criptomoedas.

  • Binance: Uma das exchanges internacionais mais conhecidas em todo o mundo é a Binance, que possui também o maior volume de mercado entre as exchanges, de acordo com os dados do CoinMarketCap. Como citamos no tópico anterior, a principal vantagem das corretoras internacionais é a ampla variedade de criptomoedas oferecidas, e a Binance é um exemplo típico dessa situação, uma vez que a corretora de origem chinesa trabalha com mais de 300 moedas, que resultam em mais de 570 pares de negociação disponíveis. Além disso, a Binance também oferece depósitos gratuitos e taxas padronizadas para as operações.
  • Coinbase Pro: A Coinbase Pro está entre as corretoras de Bitcoin e criptomoedas mais conhecidas em todo o mundo. A empresa, que possui sede na cidade de São Francisco (EUA), é referência mundial no quesito segurança das exchanges, uma vez que este é o foco principal da empresa, que segue à risca todos os protocolos e regulamentos de segurança existentes. Além disso, também é importante destacar que a empresa também possui um grande volume diário de negociações (competindo com a Huobi Global pela segunda colocação em volume de mercado), o que garante uma alta liquidez para seus investidores.
  • Huobi Global: Como mencionamos no item anterior, a exchange chinesa Huobi Global compete com a Coinbase Pro pela segunda colocação no ranking de volume de negociações diárias de criptomoedas. Operando com mais de 300 moedas digitais e mais de 800 pares de negociação disponíveis, a exchange fundada no ano de 2013 atua com clientes de mais de 130 países, sendo uma das referências mundiais para os investidores em bitcoin e criptomoedas.
  • Kraken: A quarta colocação do ranking do CoinMarketCap é ocupado pela corretora de bitcoin e criptomoedas norte americana Kraken. Entre os principais diferenciais da empresa sediada em São Francisco, deve ser destaca a sua interface, que oferece três níveis de tranding: básico, intermediário e avançado. Estas opções prometem facilitar a vida dos usuários, e oferecem, para a versão avançada da interface, ordens e fechamentos condicionais de grande utilidade.
  • Bitfinex: Fechando o top 5 está a Bitfinex, uma exchange sediada em Hong Kong no ano de 2012. A empresa, que é detentora da stablecoin Tether (USDT) oferece diversas opções avançadas para seus investidores. Pesam contra a Bitfinex ataques de hackers que mostrara uma vulnerabilidade da exchange, em anos passados. Apesar disso, as vulnerabilidades foram superadas e a empresa conta atualmente com diversos protocolos de segurança, que garantem a confiabilidade para seus clientes.
  • Bithumb: Já a Bithumb é uma das exchanges mais populares da Coreia do Sul, que está no mercado desde o ano de 2013. Com sede em Seul, o que explica a popularidade em seu país sede, a Bithumb também é amplamente utilizada pelos japoneses, possuindo o maior volume de negociação entre as exchanges que atuam no país. Também é interessante destacar que a Bithumb possui uma taxa padrão para as transações que não dependem do valor da transação, o que se torna interessante para a movimentação de grandes valores. A segurança também é destaque da plataforma, que conta com rigorosos processos de verificação e segurança.
  • BitStamp: Uma das empresas mais antigas no mercado de bitcoin e criptomoedas, a BitStamp ocupa a sétima colocação no ranking da CoinMarketCap. Entre as funcionalidades oferecidas pela empresa sediada em Luxemburgo, destacam-se a possibilidade de compra de criptomoedas com cartões de crédito e também a retirada dos fundos na forma de ouro, o que é extremamente interessante para usuários que desejam manter uma reserva internacional.
  • KuCoin: Sediada em Singapura, a KuCoin começou a operar no ano de 2017, sendo uma das exchanges mais novas que estão no topo da lista de volume de mercado. Além disso a empresa conta com diversas ferramentas que auxiliam os investidores, e uma alta liquidez. No entanto, há pouco tempo (setembro de 2020), a KuCoin foi alvo de ataques de hackers, com um roubo que levou cerca de US$ 285 milhões. Apesar disso, de acordo com o CEO da KuCoin, os usuários não tiveram perdas causadas pela invasão.
  • Binance.US: Para que fique ainda mais fácil perceber a importância da Binance no mercado de bitcoin e criptomoedas mundial, a filial da empresa nos Estados Unidos, a Binance.US, ocupa a nona posição em volume de mercado de criptomoedas, segundo o CoinMarketCap. Diante disso, você pode observar a importância da matriz, e compreender que a filial dos Estados Unidos conta com os mesmos recursos oferecidos pela exchange que lidera o ranking.
  • Bitrex: Finalizando o top 10 das principais exchanges no mercado mundial de criptomoedas está a Bitrex. Fundada em 2013 nos Estados Unidos, a Bitrex está disponível apenas em língua inglesa, o que dificulta a utilização por alguns investidores brasileiros. Apesar disso, os aplicativos da Bitrex são completos e contam com mais de 190 moedas disponíveis, o que ajuda a elevar o número de usuários da plataforma.

Desta maneira, você pôde perceber que opções não faltam para quem deseja investir em Bitcoin e criptomoedas no Brasil e no mundo! É interessante (e também importante) que você avalie cada uma das exchanges antes de investir o seu dinheiro, levando em consideração principalmente a segurança, a liquidez e a maneira como as taxas são cobradas. Uma vez que isso varia de exchange para exchange e também de investidor para investidor, cada um terá uma escolha diferente, mas ressaltamos que qualquer uma destas exchanges citadas são ótimas opções para um investidor! Além disso, como citamos ao longo deste texto, você poderá encontrar inúmeras moedas digitais em exchanges de todo o mundo, que podem ser grandes investimentos para seu futuro!