Pessoas que Perderam Milhões em Bitcoin por Burrice

Quanto de dinheiro você já perdeu por alguma distração boba? Pode ter sido em dinheiro perdido em um local, ou mesmo um objeto de valor, certamente a maioria das pessoas já perdeu dinheiro de alguma maneira inusitada. No entanto, quando falamos em valores muito altos, as histórias chamam ainda mais a atenção, e é justamente isso que acontece com a grande maioria das perdas de carteiras de Bitcoin. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas das maiores perdas em Bitcoin por motivos banais, assim como fazer uma estimativa de quanto isso valeria na cotação atual do Bitcoin.

Antes de mostrarmos as perdas, vale ressaltar que muitas perdas de grandes quantidades de Bitcoin aconteceram, principalmente nos anos iniciais da moeda. Isso porque existia uma facilidade muito grande para minerar a moeda, mesmo com computadores mais fracos. Outro fator determinante para estas perdas era o valor do Bitcoin na época, que era muito baixo e mesmo grandes quantidades da moeda não representavam uma quantia enorme de dinheiro. Apesar disso, o principal responsável por essas perdas foi o armazenamento do Bitcoin, uma vez que não haviam “seeds” das carteiras na época. Desta forma, quando nas situações em que o usuário perdia o arquivo “wallet.dat” todas as criptomoedas também eram perdidas, e não é possível recuperá-las. Vejamos alguns casos.

“Stone Man” – 8.999 bitcoins perdidos

Isso mesmo que você está lendo! 8.999 foram perdidos por um usuário que se identifica como “Stone Man”. Em 2010, o este usuário comprou 9000 bitcoins e transferiu para a sua carteira localizada no seu computador. Feito isso, “Stone Man” fez um backup da carteira para um pen drive, mas transferiu apenas um bitcoin e fechou a aplicação. Terminada as ações, o usuário limpou o disco do computador, apagando todos os dados referentes a carteira inicial. Ao conferir a carteira do pen drive, foi observado que havia apenas um bitcoin, e os demais 8.999 foram perdidos, uma vez que o usuário não conseguiria recuperar as informações do seu disco. Isso resultou na (provável) maior perda de Bitcoin por motivos fúteis, e as moedas perdidas representam atualmente mais de 2,5 bilhões de reais! É muito dinheiro para ser perdido de uma única vez! Se o usuário identificado como “Stone Man” manteve o único bitcoin restante, ainda teria um lucro alto atualmente. No entanto, passará o resto da vida convivendo com a sensação que poderia estar bilionário!

Stefan Thomas – 7.000 bitcoins perdidos

Outra história muito conhecida entre os investidores de bitcoin e criptomoedas é a de Stefan Thomas, programador que conseguir reunir uma grande quantidade de bitcoin e perdeu a senha do seu pen drive Iron Key. Tudo isso começou há 10 anos atrás, quando Stefan armazenou os seus 7.000 bitcoins em um dispositivo físico e anotou a senha em um pedaço de papel. Passados 10 anos, a chance de perder um pedaço de papel é muito grande, e foi exatamente isso que aconteceu! Além disso, Stefan não pode testar todas as senhas possíveis, uma vez que o dispositivo permite apenas 10 tentativas antes de bloquear completamente. Com 8 tentativas sem sucesso, restam apenas duas chances para que Thomas consiga reaver seus quase R$ 2 bilhões em bitcoin. Apesar de ainda não ser uma perda 100% concretizada, é certo que Stefan Thomas perderá e já perdeu muitas noites de sono tentando relembrar esta senha!

Usuário “joesci” – 40 bitcoins perdidos

Após a disponibilização do ocorrido com o usuário “Stone Man” no Reddit, foram vários os relatos de situações semelhantes, embora nenhuma apresentasse um montante tão elevado quanto o usuário anterior. Um usuário identificado como “joesci” relatou a perda de 40 bitcoins, que hoje valeriam quase R$ 11 milhões! De acordo com o relato do usuário, ao receber a carteira com os bitcoins, acabou guardando em algum lugar errado e não encontrando mais o arquivo. Ainda de acordo com o relato, todos os anos o usuário vasculha os HDs antigos na esperança de encontrar o arquivo com os 40 bitcoins!

Usuário “Onnar” – 2,6 bitcoins perdidos

Outro caso relatado no Reddit foi de um usuário que se identificou como “Onnar” e relata ter perdido 2,6 bitcoins, que equivalem a mais de RS 700 mil na cotação atual. De acordo com o relato do usuário, ao realizar a transferência de arquivos de um computador para outro, ele acabou perdendo a senha que dava acesso à sua carteira, que teria sido criada por um gerenciador de senhas, e não estava anotada em nenhum local. Mesmo tentando de todas as maneiras relembrar ou mesmo encontrar a senha anotada em algum lugar, o usuário não teve sucesso e seus 2,6 bitcoins foram perdidos para sempre! Embora não chegue perto dos 8.999 bitcoins relatados anteriormente, é quase uma perda milionária 10 anos depois!

Desta maneira, foi possível perceber que apesar da facilidade de mineração na época, também era muito fácil perder os bitcoins minerados, e diversas pessoas não ligaram na época para a perda, visto que o valor era pequeno. No entanto, as mesmas pessoas devem se lamentar eternamente nos dias de hoje, uma vez que os valores do Bitcoin não param de aumentar! Ainda assim, é estimado que cerca de 20% dos bitcoins estejam perdidos, grande parte por situações deste tipo. Portanto, embora a qualidade e segurança tenha aumentado muito, cuide com máximo cuidado das suas carteiras e também de investimentos pequenos que você possa ter. Afinal, um investimento pequeno e fácil como era o Bitcoin há 10 anos, se tornou um dos maiores investimentos e retornos destes últimos anos!