As 10 Melhores Corretoras de Bitcoin e Criptomoedas do Brasil

Se você está ingressando no mundo do Bitcoin e também de outras criptomoedas, já deve ter estudado sobre a importância e relevância das corretoras para a compra e venda destas moedas. No entanto, com uma enorme variedade de corretoras de criptomoedas, fica difícil selecionar a corretora ideal, uma vez que existem diversos fatores que influenciam na sua decisão. Desta maneira, vamos apresentar a seguir um ranking contendo as melhores corretoras de Bitcoin e Criptomoedas do Brasil, com base na avaliação dos clientes e também da nossa percepção sobre as corretoras. Para realizar esta classificação, vamos explicar qual o papel de uma corretora na compra e venda de criptomoedas, assim como os critérios mais importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher uma corretora.

O que é uma corretora de criptomoedas e qual a sua função?

Ao realizar uma breve busca pela internet você encontrará que as corretoras representam a forma mais fácil de adquirir criptomoedas. Mas o que são e como funcionam as corretoras? É isso que vamos responder a seguir!

As corretoras de criptoativos, que também recebem o nome de exchanges, são plataformas eletrônicas que possuem o objetivo principal de facilitar a compra, venda e troca destas moedas e tokens digitais. Portanto, as corretoras de criptomoedas atuam fazendo o intermédio entre compradores e vendedores, garantindo que cada parte receba o que foi devidamente negociado, de maneira rápida e segura. Obviamente, a realização deste tipo de intermédio terá um custo para o usuário. Apesar disso, uma vez que o mercado das exchanges está cada vez mais competitivo, as taxas estão cada vez menores, tornando as exchanges vantajosas para a realização destas transações.

De uma forma geral, podemos dizer cada exchange funciona como uma bolsa de valores independe, ou seja, é possível encontrar cotações diferentes em plataformas concorrentes. Isso acontece porque cada exchange possui seus próprios clientes, taxas, prazos e bancos conveniados, o que implica em um livro de ofertas diferente para cada exchange, o que não acontece com as corretoras da B3, por exemplo.

Como escolher a exchange ideal?

Depois de entender a importância de uma exchange e a segurança trazida por essas corretoras de criptoativos, chegou a hora de escolher a exchange ideal para você. Para isso, você deve tomar os devidos cuidados para não cair em nenhum golpe, além de verificar as taxas e valores cobrados para o seu aporte financeiro e movimentações. Veja a seguir algumas recomendações:

  • Verifique primeiramente a segurança: Verificar a segurança da exchange é o primeiro passo para uma seleção confiável. Como você verá a seguir, todas as exchanges que serão mostradas contam com ótimos sistemas de segurança. No entanto, se você desejar investir em outra corretora, não deixe de verificar sobre a sua segurança. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo!
  • Analise as taxas: Cada corretora de criptomoedas apresenta taxas diferentes para saques, depósitos, ordens e quaisquer outras operações. Com base nisso, não deixe de conferir a taxa de cada corretora e avaliar qual será o seu perfil de investimento, selecionando a corretora com taxas mais vantajosas para o seu perfil.
  • Não deixe de considerar a liquidez: Um dos critérios mais importantes para realizar a seleção de uma corretora de Bitcoin e altcoins é a liquidez. Inclusive, a liquidez é um dos fatores principais que consideramos para montar nosso ranking, que será mostrado a seguir! Desta forma, avalie a importância da liquidez para você, e compare com as taxas apresentadas para definir a melhor situação.
  • Métodos de pagamento: Também é importante conferir sobre os métodos de pagamento oferecidos pela exchange. Grande parte das corretoras atuais oferece as opções de depósito através de transferência bancária e cartão de crédito, embora algumas ainda possuam apenas a opção de transferência. Além disso, esteja atento em relação às opções de saques. Algumas exchanges oferecem saques gratuitos para determinada moeda virtual, mas cobram taxas para os saques feitos em reais. Fique de olho nisso!

Diante disso, você já pôde perceber que, embora existam corretoras de criptomoedas com diversos atrativos, cada caso deve ser avaliado separadamente, verificando as intenções do investidor e também a sua disponibilidade. Ainda assim, não deixe de conferir a idoneidade da exchange, evitando empresas totalmente desconhecidas ou com má reputação. No Brasil, por exemplo, existem dezenas de corretoras de Bitcoin e outras altcoins seguras e com grande tempo de mercado, o que garante a você uma maior confiança para a realização dos investimentos.

10 melhores corretoras de Bitcoin e Criptomoedas do Brasil

Com o objetivo de auxiliar você a escolher uma exchange no Brasil, vamos apresentar a seguir as 10 melhores corretoras de criptoativos do Brasil. Nosso ranking foi elaborado com base na opinião de usuários, assim como a reputação e tradição no mercado. Como citamos anteriormente, a decisão principal caberá a sua situação específica, mas os atrativos de cada empresa foram devidamente considerados para a elaboração desta classificação.

1 – Nox Bitcoin

Apesar de uma empresa considerada recente no mercado de Bitcoin, a Nox Bitcoin é considerada uma das melhores exchanges, inclusive sendo uma das melhores do ano de 2019. Entre os diferenciais apresentados pela exchange, merecem destaque a taxa zero para realização de intermédios, alta liquidez proporcionada pelo capital próprio da empresa, os melhores preços de compra e venda e um atendimento ágil e eficiente. Diante disso, mesmo com pouco tempo de mercado a Nox Bitcoin se consolida como referência dentro do mercado de Bitcoin e criptomoedas.

Nota final: 10.

2 – BitcoinTrade

Fundada no final de 2017, a BitcoinTrade é uma das exchanges mais conhecidas e confiáveis do mercado nacional. Entre os principais destaques da BitcoinTrade, ressaltamos uma interface extremamente agradável e prática, o que ajuda consideravelmente durante as operações, a ausência de taxa de depósito, a negociação de outras criptomoedas, como Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin e Ripple, e a velocidade apresentada pela plataforma, tanto para saques quanto para atendimento dentro da plataforma. Pesa contra a exchange as taxas cobradas, que são consideradas altas e espantam alguns investidores.

Nota final: 9,5.

3 – Novadax

A Novadax fecha o top 3 da nossa lista, sendo também uma das mais utilizadas em todo o país. A Novadax é procurada e conhecida por apresentar o maior portfólio do país, com cerca de 60 pares disponíveis. Além disso, são grandes diferenciais da empresa: a existência de um aplicativo completo para Android e iOS, com todas as funcionalidades da versão Web; a presença de uma função stop-limit completa, ou seja, são oferecidas as funções stop-loss e stop-profit juntos e; alta liquidez, uma vez que a Novadax está ligada a uma rede internacional. A desvantagem desta exchange fica por conta dos depósitos, que só podem ser feitos por meio de transferência bancária (DOC ou TED).

Nota final: 9.

4 – Mercado Bitcoin

Uma das maiores corretoras de Bitcoin do Brasil, a Mercado Bitcoin possui mais de 1 milhão de clientes no Brasil. Além disso, a mercado Bitcoin é a primeira exchange que encontramos na busca do Google, quando buscamos o termo “Bitcoin”. Outro ponto importante é o tempo de mercado desta exchange, que opera desde 2011 no mercado e foi a primeira corretora de Bitcoin no Brasil.

A Mercado Bitcoin também conta com atendimento aos fins de semana e um sistema de criptografia dos dados, o que garante a segurança para os investimentos. Sua principal desvantagem fica por conta das taxas de negociação, que são as mais altas entre as exchanges aqui apresentadas.

Nota final: 9.

5 – Coinext

A Coinext é uma exchange relativamente nova no mercado, uma vez que opera desde o ano de 2018. No entanto, esta corretora de criptomoedas possui destaque na tecnologia, principalmente no que diz respeito à tecnologia. Isso porque a exchange conta com diversos recursos de segurança, impedindo o ataque de hackers, e mantendo a estabilidade da plataforma. Além disso, a Coinext possui taxas de transações pequenas, e recursos como stop-loss e trailing stop. Apesar disso, como se trata de uma corretora relativamente nova, não são todos os investidores que a procuram, precisando assim aumentar a quantidade de clientes para subir em nosso ranking, visto que não falta potencial!

Nota final: 8,5.

6 – Foxbit

A Foxbit também é uma excelente plataforma para a realização de compra e venda de BTC. Entre as suas vantagens, destacam-se a possibilidade de depósito através do cartão de crédito, as menores taxas quando comparadas às empresas concorrentes e uma central de atendimento que opera em diversos meios (em horário comercial). Sua principal desvantagem fica por conta da desconfiança, uma vez que o sistema de segurança da Foxbit apresentou falhas no ano de 2018, que resultaram em algumas perdas. Diante disso, algumas pessoas ainda apresentam receio em aplicar o dinheiro nesta exchange.

Nota final: 8.

7 – Braziliex

A Braziliex opera desde 2017 no mercado de criptos, sendo uma das exchanges mais conhecidas e utilizadas do Brasil. Entre os diferenciais desta exchange, destaca-se a possibilidade de pagamento em reais para Bitcoin e também para outras altcoins, o que facilita a realização destas transações. Além disso, a plataforma conta com uma taxa de negociação de 0,50% e fácil cadastramento e usabilidade. Apesar disso, a baixa liquidez para algumas das altcoins oferecidas e a realização de depósitos somente via transferência bancária dificultam um melhor posicionamento desta exchange.

Nota final: 8.

8 – Walltime

A Walltime é uma corretora de Bitcoin com sede em Campinas, que atua desde o ano de 2016 no Brasil. O grande diferencial desta exchange é o fato do seu sistema ser diretamente integrado ao sistema bancário do Santander, Inter e Caixa econômica, o que facilita as transações envolvendo reais. Além disso, por se tratar de uma exchange totalmente brasileira, a Walltime conta com a plataforma totalmente em português, o que facilita a vida de alguns investidores. Apesar disso, a movimentação da plataforma não é tão grande, o que afeta um pouco a liquidez.

Nota final: 8.

9 – Bitblue

A Bitblue é uma exchange lançada em 2018, cujos principais diferenciais são as taxas de ordem abaixo da média do mercado, a integração com diversos sistemas bancários, que facilita e agiliza a movimentação de valores, além dos investimentos constantes em tecnologia e segurança, o que garante uma maior proteção para as operações realizadas. Apesar disso, por trabalhar apenas com o Bitcoin e com quantidade não tão grande, a Bitblue é menos procurada que as demais exchanges.

Nota final: 7.

10 – Profitfy

Atuando no mercado de criptomoedas desde o ano de 2017, a Profitfy é considerada uma das exchanges mais inovadoras da atualidade. Além de ter sido aprovada com excelência nos testes de segurança, o que garante uma ótima confiabilidade para a exchange, a Profitfy permite ao usuário uma modelagem da interface, além de utilizar a OriginalMy para a realização do cadastro dos usuários. Apesar de toda a inovação, a Profitfy esbarra na mesma dificuldade das demais exchanges da nossa lista, que é a baixa liquidez. Desta maneira, fecha o nosso top 10.

Nota final: 7

Apesar do nivelamento, das vantagens e desvantagens mostradas em relação as principais corretoras de Bitcoin do Brasil, você pode ter certeza que todas as exchanges mostradas nesta publicação são confiáveis, além de apresentarem ótimos diferenciais, cada uma de uma forma diferente. Diante disso, não deixe de conferir as vantagens e desvantagens de cada exchange, selecionando a que oferece exatamente o que você busca. Afinal, as corretoras de criptomoedas mostradas acima são o que há de melhor no Brasil para a compra e venda de Bitcoin e outras altcoins em segurança, de uma maneira rápida e prática!