Conhecendo melhor a Cardano (ADA)

Conceituada pelo co–criador da Ethereum (ETH), Charles Hoskinson, a Ada Cardano registrou uma valorização de mais de 7660% desde abril de 2020 e, desde então, a moeda vem atraindo cada vez mais novos investidores e ganhando visibilidade no mundo cripto. Lançada em setembro de 2017, a altcoin considerada de terceira geração tem características únicas e interessantes.

Desenvolvida através de pesquisas acadêmicas e revisada por pares, a Cardano possui seu paper criado não por uma única pessoa, como a grande parte das criptomoedas existentes, mas sim por diversas pessoas especialistas em tecnologias avançadas e criptografia de ponta.

Caso haja uma concordância entre os criadores, o paper da moeda pode ser modificado e atualizado, provando que além de sua tecnologia estar à frente de grandes criptos como o Bitcoin, ainda buscam inovação e escalabilidade.

Falando em escalabilidade, a ADA foi criada com o intuito de ter a resolução para três principais problemas: escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade. Para melhor entendimento, vamos pontuar as soluções prometidas pela Cardano para a resolução dos problemas citados.

Escalabilidade:

Para resolver este problema, a moeda tem como tecnologia principal a utilização do sistema de Proof of Stake, possibilitando que pessoas com uma quantidade não tão grande de tokens possam participar deste processo em troca do recebimento de recompensas, sendo assim uma moeda mais justa e incentivando investidores a guardar seus investimentos, valorizando ainda mais a moeda.

Além disso, prometem aumentar o número de transações feitas por segundo através de banda larga, o que dá mais segurança ao investidor, pois em caso de muitas transações sendo feitas simultaneamente, a chance de um congestionamento na rede é pequena, já que a Cardano pretende subdividir sua rede principal em várias sub-redes.

Interoperabilidade:

Um dos objetivos é ter consigo a tecnologia cross-chain e integrar diversos sistemas de diferentes criptos para que estas moedas possam conversar entre si. Além disso, cada usuário da rede terá o poder de escolher ser totalmente transparente e anônimo, provando ser uma blockchain eficiente, transparente e descentralizada. E para aumentar ainda mais a confiança do usuário, a rede conta com a tecnologia chamada Quantum Resistance, que protege a rede de ataques de computadores quânticos.

Sustentabilidade:

Para este problema, a Cardano possui um sistema interessantíssimo chamado de tesouro. O tesouro armazena parte das recompensas de cada bloco que é adicionado à rede. Com este capital guardado, qualquer pessoa que tenha o desejo de desenvolver algum projeto dentro do ecossistema da ADA Cardano poderá solicitar ao tesouro doações para financiar seu projeto. Caso o projeto seja visto com bons olhos pela comunidade ativa da moeda, através de uma votação, o desenvolvedor poderá conseguir o dinheiro desejado.

Além de tudo isso, recentemente Charles Hoskinson anunciou que para este mês de agosto, está prevista a conclusão da fase Alonzo, que será uma atualização no ecossistema da ADA que permitirá o uso da blockchain da Cardano para protocolos de finanças descentralizadas (De-Fi), aplicativos descentralizados (Dapps) e NFT. Se a atualização for um sucesso, ou seja, se tudo que foi prometido for realmente entregue e dentro do prazo, a Cardano tem tudo para se tornar a principal candidata a concorrer com o Ethereum.

A atualização da rede Cardano tem gerado muita expectativa e otimismo por parte dos investidores, a esperança é que após a atualização, a rede atraia grandes projetos e ofereça taxas significativamente mais baixas do que as de seus concorrentes. Tudo isso, somado à tecnologia Proof of Stake que a rede oferece, pode potencialmente fazer com que a atual quarta maior criptomoeda em números de capitalização de mercado ganhe ainda mais adoção por parte dos usuários, sendo a moeda perfeita para uma adoção em massa ao redor do mundo.

Mas não pense que apenas os investidores comuns estão de olho na Cardano. Cada vez mais os grandes investidores e as grandes empresas estão apostando no projeto. Um dos exemplos é a Greyscale Investiments que recentemente comprou uma boa quantidade do token ADA e agora a altcoin ocupa a terceira posição no portfólio da empresa, tendo a sua frente somente as duas maiores criptomoedas do mercado, que são Bitcoin e Ethereum.

Para confirmar os rumores e animar ainda mais os entusiastas do projeto Cardano, Charles Hoskinson confirmou recentemente que as atualizações estão saindo como o esperado e estão dentro do cronograma.

E você, está confiante que as atualizações sairão como esperado? Vai ficar de fora ou já tem ADA no seu portfólio?

João Pedro Araújo é formado em curso técnico de comércio exterior e graduando em Administração pela Fecap, escritor do site www.criptos.com.br , entusiasta do mercado cripto e amante da liberdade.