Clubes de Futebol Que Possuem a Sua Própria Criptomoeda

Sempre destacamos em nossas postagens que um dos passos mais importantes para o fortalecimento das criptomoedas é a utilização destes ativos digitais em situações do nosso cotidiano. Esta utilização pode se dar de diferentes maneiras, como a aceitação das criptomoedas por bancos e outros sistemas de pagamento, pela facilidade de realização das operações envolvendo estes ativos e também pela utilização das criptomoedas para adquirir produtos e privilégios. Quando falamos especificamente deste último assunto, podemos definir os privilégios como exclusividades e benefícios para membros de um determinado grupo, como ocorre com os programas de assinatura atuais, cada vez mais populares em nossa sociedade. E uma das principais aplicações destes programas está relacionada com o futebol, uma das maiores paixões dos brasileiros e que também é extremamente popular em todo o planeta. Baseado nisso, diversos clubes de futebol estão trabalhando no desenvolvimento das suas próprias criptomoedas, que são denominadas fan tokens. Desta maneira, vamos explorar mais sobre o assunto, destacando qual a importância destes tokens e quais são os benefícios oferecidos para os usuários. Além disso, vamos apresentar também alguns clubes do Brasil e do mundo que já estão utilizando este sistema!

O que são Fan Tokens?

O primeiro passo para compreendermos melhor o assunto é entendermos o que são os Fan Tokens. Os Fan Tokens são criptomoedas criadas por clubes que são parceiros da Socios.com. Com dezenas de clubes espalhados por todo o mundo (como Atlético de Madrid, Juventus, Roma e Paris Saint-Germain), estes tokens reúnem tecnologia e esportes em uma só ferramenta. Com isso, você terá uma experiência única e diferenciada em relação ao seu clube, uma vez que os Fan Tokens oferecem uma série de benefícios para os usuários.

Quais são as vantagens dos Fan Tokens?

Como mencionamos no tópico anterior (e você deve imaginar), os Fan Tokens oferecem para os usuários uma série de benefícios, tornando estes ativos digitais extremamente atrativos. Entre os benefícios oferecidos, devem ser destacados a possibilidade de votação no uniforme da equipe, a escolha de músicas para o estádio e várias outras votações e serviços exclusivos. Alguns clubes, podem oferecer até mesmo um acesso especial ao banco de reservas! Vale destacar que os benefícios aqui citados são oferecidos pela grande maioria das equipes que utilizam os Fan Tokens, mas cada time de futebol personalizará o seu programa de uma forma diferente. Portanto, se você está pensando em adquirir Fan Tokens com um objetivo específico, lembre-se de verificar se o seu clube oferece este recurso, uma vez que põem ocorrer variações de uma equipe para outra. Para acessar os benefícios de cada clube, você pode acessar a página da Socios.com, que também está disponível para as plataformas Android e iOS.

Como surgem estes tokens?

Até o presente momento, são os próprios clubes que irão determinar a oferta inicial e a quantidade total de tokens que devem ser emitidos. O lançamento dos fan Tokens irá ocorrer na Socios.com, que é uma plataforma internacional para a interação de clubes e ligas com seus fãs. Vale destacar que a Socios.com utiliza o token Chiliz (CHZ) para realizar esta ligação entre os fãs e clubes ou ligas. Em um segundo instante, os detentores dos Fan Tokens ficam livres para negociar estes ativos nas plataformas de sua preferência, procurando as opções disponíveis em seu país ou mesmo internacionalmente. No Brasil, uma das empresas que oferecem a maior quantidade de Fan Tokens é a Mercado Bitcoin, uma das principais exchanges do país, que se tornou um unicórnio recentemente.

Podemos considerar os Fan Tokens como criptomoedas?

Quando falamos nos Fan Tokens, estamos trabalhando com uma ligação muito estreita com a Utility Token (ou token de utilidade) Chiliz (CHZ). A principal características destes tokens de utilidade é a inexistência de uma promessa de valorização ou manutenção do valor em mercados. Ou seja, os fan Tokens possuem um funcionamento semelhante a um item colecionável, em que os colecionadores e entusiastas podem oferecer produtos, serviços e vantagens em troca deste item.

Obviamente, a valorização ou desvalorização destes tokens pode acontecer, e isso irá depender de uma série de fatores. Um dos principais fatores que influenciarão nesta variação de preços é o crescimento ou não do ecossistema. Ou seja, quanto mais clubes e seleções aderirem ao projeto, maior é o potencial de crescimento destes Fan Tokens e maior será a sua valorização. Da mesma forma, o conteúdo ofertado pelas equipes pode afetar seriamente a procura pelos tokens de utilidade. Vamos supor uma situação em que duas equipes, A e B, possuam o mesmo valor inicial e descrevem os seus benefícios oferecidos. Enquanto a equipe A oferece apenas a votação nas músicas do estádio, a equipe B oferece acesso ao banco de reservas, votação nas camisas do clube e até mesmo o acesso ao centro de treinamento do clube. Apesar de exagerada a situação, fica evidente que o Fan Token da equipe B tende a valorizar muito mais do que a primeira equipe, uma vez que os recursos oferecidos são totalmente atrativos. Da mesma forma, o sucesso das equipes também pode fazer com que estes tokens se valorizem, como pode acontecer no caso da contratação de uma superestrela do futebol mundial!

Como negociar os Fan Tokens?

Após o lançamento na plataforma Socios.com, você e os demais interessados podem negociar livremente estes utility tokens, seja de forma direta ou através das exchanges, como citamos logo acima. Além disso, como estes tokens são baseados na tecnologia ERC-20 da rede Ethereum, a segurança, transparência e flexibilidade através dos smart contracts é garantida.

Quais clubes já utilizam os Fan Tokens?

Depois de entendermos melhor sobre os Fan Tokens, você com certeza já percebeu que a utilização destes tokens por parte dos clubes é extremamente importante para o futuro destes ativos digitais. Sendo assim, é interessante destacarmos alguns clubes importantíssimos em todo o mundo que já utilizam os Fan Tokens. Até o momento desta publicação, é possível negociar Fan Tokens de 30 equipes em todo o mundo, e destacaremos algumas a seguir. Além disso, também existem outras 28 equipes que estão finalizando os seus projetos, mas o utility token ainda não foi lançado. Vejamos a seguir os principais exemplos:

  • Barcelona: Se você é um amante do futebol e dos esportes em geral, certamente deve conhecer a equipe do Barcelona. Afinal, o clube é um dos mais populares em todo o mundo, e também possui uma das equipes mais vitoriosas da última década. Isso faz com que o Barcelona possua a maior capitalização de mercado entre os clubes que possuem utility tokens, e cada token está sendo negociado pelo valor de R$ 112,52.
  • Manchester City: Na segunda colocação no ranking de capitalização de mercado, o Manchester City é uma das equipes mais populares da atualidade e foi finalista da última edição da UEFA Champions League, a competição de clubes mais popular da atualidade. Entre outros motivos, isto contribui para o sucesso do token $CITY, que é atualmente negociado pelo valor de R$ 110,77.
  • Paris Saint-Germain: Assim como o Manchester City, o Paris Saint-Germain é uma equipe muito popular na atualidade, o que se deve a um projeto ambicioso e uma equipe recheada de estrelas do futebol mundial. Isso contribui para que, mesmo com a terceira colocação na capitalização de mercado, o Fan Token do PSG seja o mais valioso da atualidade, sendo negociado pelo valor de R$ 127,98.
  • OG e-sports: Lembra quando comentamos que os Fan Tokens poderiam ser utilizados para clubes de futebol e também de outras modalidades? A OG e-sports está aqui para provar isso! Ocupando a décima colocação no nosso ranking de capitalização de mercado, com um token sendo negociado pelo valor de R$ 26,05, a OG e-sports é uma das equipes de esportes eletrônicos mais conhecidas em todo o mundo. Famosa pelas competições de Dota 2, o grupo ainda conta com equipes que disputam campeonatos de Counter-Strike e Valorant.
  • Alfa Romeo Racing: Na décima segunda colocação do ranking de capitalização, a Alfa Romeu Racing é uma das duas equipes de corrida que já possuem o seu utility token (a outra equipe é a Aston Martin Racing, que está na décima terceira colocação. Extremamente populares no automobilismo, estas empresas também apostam fortemente na tecnologia, sendo as primeiras do ramo a adotar o seu próprio Fan Token.
  • Argentina (AFA): também é interessante destacarmos que até mesmo seleções e federações podem lançar o seu próprio utility token. A primeira seleção de futebol a lançar este ativo foi a seleção Argentina, uma das mais tradicionais do planeta e vencedora da última edição da Copa América. Os tokens para possuir benefícios em relação a seleção argentina são negociados pelo valor atual de R$ 21,92, e o token $ARG está na décima quarta colocação no ranking de capitalização destes tokens de utilidade. A seleção brasileira está nos últimos detalhes de preparação do seu token, que ainda não foi lançado para os usuários.
  • Vasco da Gama: Para finalizarmos a nossa lista temos, na vigésima nona colocação do ranking o token da equipe do Vasco da Gama, uma das mais populares equipes do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Sendo a primeira equipe brasileira de futebol a lançar o seu utility token, o Vasco Token está sendo negociado pelo valor de R$ 100,00. Também é interessante destacar que outras equipes estão finalizando o seu projeto de token de utilidade, como é o caso do Corinthians, por exemplo.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação os principais conteúdos para que você compreenda os tokens de utilidade, assim como as principais equipes da atualidade que já possuem o seu próprio token. Este tipo de programa de benefícios para os usuários está se tornando cada vez mais interessante, e a Socios.com encontrou uma maneira extremamente produtiva de mesclar uma tecnologia como um tema tão relevante para a sociedade, como é o caso do entretenimento. Além disso, também é interessante destacar que não só clubes de futebol estão aderindo a esta tecnologia, mas também equipes de e-sports, automobilismo e até mesmo as equipes da NBA estão aderindo ao modelo. Outro destaque interessante é o potencial que grandes atletas possuem de influenciar o preço destas moedas, como é o caso de transferências de impacto no futebol mundial.