Nodle é anunciada patrocinadora do Blockchain Rio Festival

De 1 a 4 de Setembro desse ano será realizado o Blockchain Rio Festival, o maior evento de Blockchain da américa latina, no Pier Mauá no Rio de Janeiro.

E as novidades não param de surgir.

A Nodle, que utiliza o poder dos smartphones para criar uma rede descentralizada, será a principal patrocinadora do evento brasileiro.

É importante notar que mercado brasileiro tem um potencial gigantesco para atrair essas novas tecnologias.
Além do crescimento exponencial da utilização das criptomoedas no país, a Nodle foi atraída pela plena utilização dos smartphones.
Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam cerca de 1,13 dispositivos por
habitante. São 242 milhões de dispositivos móveis para 214 milhões de habitantes.

Outro dado impressionante foi divulgado recentemente pela Metamask, a maior carteira de browser que conecta os usuários a aplicações Web3
Segundo a Consensys, empresa desenvolvedora da Metamask, o Brasil é o segundo maior país com usuários da Metamask no mundo em DeFi, as finanças descentralizadas, ficando somente atrás dos USA e terceiro em games de Blockchain.

A Nodle conseguiu assegurar uma vaga nas concorridas parachain da Polkadot em março desse ano no Leilão número 11.
A Polkadot é uma das maiores blockchains com solução de escalabilidade horizontal e terão somente 100 parachains no total, sendo que cada parachain funciona como uma blockchain de primeira camada (layer 1), mas com segurança compatilhada com a blockchain principal (relay chain) da Polkadot.
Para ganhar um leilão o projeto tem que ser bastante conhecido e passar por uma grande concorrência no ecossistema da Polkadot.

A missão da Nodle é conectar o próximo trilhão de coisas à Internet. A Nodle aproveita o Bluetooth Low Energy (BLE) por meio de milhões de smartphones e roteadores para permitir que empresas e cidades inteligentes conectem dispositivos IoT à Internet a um baixo custo, mantendo a privacidade e a segurança. Atualmente, a rede sem fio descentralizada da Nodle é composta por 5 milhões de smartphones ativos diariamente com 30 milhões de dispositivos IoT descobertos diariamente em mais de 100 países, movimentando aproximadamente 100 GB de dados.

Qualquer pessoa com um smartphone pode ajudar a construir a rede e ser recompensado em Nodle Cash (NODL) por fornecer conectividade BLE a dispositivos e sensores próximos.

A arquitetura e o design do sistema da Nodle Network aproveitam o que é chamado de “Infraestrutura do Smartphone”, utilizando smartphones como nós e estações base para a rede. A equipe da Nodle desenvolveu uma maneira inovadora de aumentar a rede por meio da “Prova de Conectividade”. em troca de sua contribuição, seja recompensado com Nodle Cash.

Para Francisco Carvalho, CEO do BlockchaIn Rio, a missão do festival é incentivar a
difusão da blockchain e a democratização do seu acesso. “É uma honra ter a Nodle
como anfitriã do BlockchaIN Rio, já que sua proposta de inclusão no universo
Blockchain tem tudo a ver com a missão do festival. Com a Nodle qualquer celular
se torna um “node” e isso é mais do que inovador, é revolucionário”, afirma.

Sobre o evento

O festival contará com 200 palestrantes distribuídos em 2 palcos e 3 auditórios sobre os mais diversos assuntos como: DeFi (finanças descentralizadas), Web3, NFTs, metaverso, games, DAOs (organizações autônomas descentralizadas), projetos de escalabilidade, cybersegurança no mundo descentralizado, oportunidades em logística e setor de energia, IOT (internet das coisas), IA (inteligência articificial), ambientes regulatórios globais, entre outros.

O mundo atual já tem 63% da população, ou 5 bilhões de pessoas conectadas à internet atualmente.
Internet, blockchains e criptomoedas realmente parecem ser tecnologias revolucionárias e que continuarão com crescimento muito acelerado nos próximos anos.

Cerimônia de abertura: 01 de setembro de 2022, às 10h
Dias: 01, 02, 03 e 04 de setembro de 2022
Horário: 10h às 20h
Site: https://blockchainrio.com.br/

Marcelo Pravatta é engenheiro eletrônico formado pela USP, coproprietário do site www.criptos.com.br , entusiasta de criptomoedas e escola austríaca de economia