Fundador do Twitter critica Ethereum abertamente: “muitos pontos de falha”

Na última segunda-feira (18), o cofundador do Twitter e CEO da Block (empresa de pagamentos digitais, antiga Square), Jack Dorsey, chamou a atenção da comunidade cripto ao criticar abertamente a plataforma descentralizada Ethereum. O caso vem apenas alguns dias depois de uma troca de alfinetadas feita com o cofundador da própria Ethereum, Vitalik Buterin.

Essa verdadeira novela teve início no último dia 15, quando Buterin utilizou a própria rede social para opinar acerca das propostas feitas por Elon Musk  — CEO da Tesla — sob a intenção de comprar as ações no Twitter por cerca de US$ 40 bilhões (o que equivale a aproximadamente R$ 184 bilhões, considerando uma conversão direta). 

Na opinião de Buterin, essa aquisição do Twitter por Musk, poderia resultar em uma aquisição hostil de sociedade. “Não me oponho a Elon controlando o twitter (pelo menos em comparação com o status quo), mas eu discordo do entusiasmo mais generalizado de pessoas/organizações ricas que tomam o controle de forma hostil de empresas de mídia social. Isso poderia facilmente dar *muito* errado (por exemplo, imagine um governo estrangeiro eticamente desafiado fazendo isso)”, escreveu o cofundador da descentralizada. 

Em resposta a esse posicionamento, o cofundador do Twitter também quebrou o silêncio e escreveu: “Eu não acredito que qualquer pessoa ou instituição deva controlar redes sociais ou, de forma mais geral, empresas de redes sociais. Deveriam ser um protocolo aberto e verificável. Tudo representa um avanço [nessa direção].”

Em meio aos tuítes, uma rede social movida a cripto chamada DeSo, anteriormente conhecida como BitClout, aproveitou o debate para difundir a proposta da empresa. “Oi, Jack. Concordamos [com você] e temos uma visão parecida para o futuro das redes sociais. Estamos trabalhando no protocolo DeSo há anos e nos dedicamos a solucionar os problemas que atualmente observamos nas redes sociais e a centralização de dados”, escreveu a equipe.

Foi então que o CEO da Block atacou indiretamente a cripto desenvolvida por Buterin: “Se você está desenvolvendo em Ethereum, você tem pelo menos um, senão vários pontos de falha e, portanto, não são interessantes para mim”, escreveu Dorsey.

Twitter e mercado cripto

Não é a primeira vez que o cofundador do Twitter utiliza a rede social em questão para manifestar um posicionamento sobre o mercado de criptomoedas. No último mês de dezembro, Dorsey levantou críticas às empresas de capital de risco que investem em Web 3.

“Você não possui a “Web 3”. Os VCs [capitalistas de risco] e seus LPs [fornecedores de liquidez] a possuem. Nunca irá escapar de seus incentivos. No fim das contas, é uma entidade centralizada com um nome diferente. Saiba no que você está se metendo”. 

Recentemente, em meio a uma conferência realizada em Vancouver na última semana, Elon Musk aproveitou para anunciar que a principal prioridade em caso de aquisição do Twitter incluiria a redução de tweets de golpes com criptomoedas. 

“Uma prioridade minha seria eliminar os bots de spam e golpes e os exércitos de bots que estão no Twitter. Eles tornam o produto muito pior. Se eu ganhasse um Dogecoin para cada golpe de criptomoeda que vi, teríamos 100 bilhões de Dogecoin”, comunicou o bilionário.