Nova criptomoeda arrecada 42 milhões de dólares em menos de 5 horas

Um verdadeiro avalanche!

Essa é a melhor palavra para definir a venda pública inicial dos tokens do lançamento do Avalanche, cujo ticker terá o nome AVAX.
A venda pública de lançamento dos tokens foi rápida e intensa, exatamente como o nome da plataforma.
Programada para durar 15 dias, de 15 a 29 de julho desse ano, a venda se esgotou em apenas 4 horas e meia, devido a uma demanda maior do que o imaginado pelos criadores.
Foram vendidos 72 milhões e tokens AVAX e foi arrecadado 42 milhões de dólares. Anteriormente também já haviam sido feitas duas vendas privadas com valor por token similar e arrecadação de mais 18 milhões de dólares.
O total de tokens no futuro está limitado a 720 milhões de AVAX , sendo que 50% desse número será utilizado como recompensa para os validadores das transações.

O curioso é que foi evitado usar o nome ICO (oferta inicial de moedas), talvez porque o termo ficou com uma cotação um pouco negativa porque entre 2017 e 2018 houve uma quantidade grande de ICOs e muitas fracassaram ou chamadas de fraudes.

Mas afinal, o que essa nova blockchain tem de especial ?

Avalanche é uma plataforma blockchain que foi baseada no White Paper do grupo com pseudônimo Team Rocket publicado em 2018, que criou uma nova forma de consenso que usa garantia probabilística de segurança para ser extremamente rápida e leve sem perda de segurança e nem aumento de centralização. Essa nova plataforma open source serve como base para criar aplicativos altamente descentralizados, realizar pagamentos  instantâneos, criar smart contracts (contratos inteligentes) e também permitir uma nova interoperabilidade entre blockchains.
É a primeira plataforma de contratos inteligentes que supostamente consegue confirmar transações em menos de 1 segundo e ainda mantém um alto nível de descentralização realizando um tipo original de Proof of Stake (Prova de Participação) que já tem mais de 1000 validadores em sua testnet e, segundo os criadores, pode suportar até milhões de validadores.

Quem são os criadores do Avalanche (AVAX)?

Um grupo de desenvolvedores liderado por Emin Gun Sirer fundou o Ava Labs, instituição criada para desenvolvimento do novo projeto.
Emin é um ex-professor da Universidade de Cornell nos EUA que já é bastante conhecido no meio de criptomoedas e criptografia. Ele pesquisa esses sistemas desde 2003 e nessa época liderou o projeto Karma, a primeira criptomoeda descentralizada que utilizava Proof of Work (Prova de Trabalho), bem antes do bitcoin de Satoshi Nakamoto que foi lançado no final de 2008.

 O criador tem falado que o principal objetivo do projeto não é substituir o dólar, bancos centrais ou o ouro, como o bitcoin, mas mudar radicalmente o mercado financeiro, sendo possível digitalizar todos os ativos financeiros globais, com vantagens que nenhuma outra plataforma blockchain possui.

O Avalanche ainda promete melhor segurança que todas as outras plataformas já conhecidas, pois o sistema, segundo os criadores, consegue ser resiliente até mesmo contra um ataque de 51% contra a rede.

A nova tecnologia do Avalanche realmente parece ser algo inovador pois várias pessoas do mundo das criptomoedas já elogiaram o projeto, como por exemplo Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit e Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum.

E quanto vale o $AVAX?

Muitos investidores e traders estão se perguntando quanto vale um AVAX, a moeda nativa do Avalanche.
Na venda inicial que acabou de ser realizada no dia 15 de julho o token foi negociado em modalidades com preço de $0,5 dólares por token e $0,85 dólares por token. A modalidade com menor valor será liberada aos poucos para os investidores que a compraram por um período de um ano e meio e a outra opção com maior preço será inteiramente liberada no lançamento da mainnet (rede principal) programada para ir ao ar entre final de julho e meados de agosto.

Ainda não se sabe qual o valor do AVAX quando for lançada a Mainnet, porém a expectativa está muito alta porque a corretora Cointiger já listou o AVAX há alguns dias e já está negociando o token na modalidade de futuros pelo incrível valor de quase $7 dólares, uma valorização de até 14 vezes em relação ao preço que muitos investidores pagaram no lançamento público de 15 de julho.

Negociação de Futuros de AVAX na Corretor Coin Tiger

Esse valor muito acima do preço da venda pública pode ser explicado porque muitas pessoas não conseguiram comprar o token porque as vendas se esgotaram muito rápida.
Soma-se a isso o fato de que cidadãos americanos e também morados dos EUA não puderam participar da venda pública por restrições da SEC, órgão regulamentador de valores mobiliários similar à CVM no Brasil

As corretoras BlockOne e Coinex também já demonstraram interesse, mas assim como a Cointiger, estão com planos de negociar o AVAX voluntariamente.
É também provável que a AVALABS utilize uma parte dos recursos levantados no ICO para listar o $AVAX em corretoras mais populares como a Binance e provavelmente muitas outras irão listar o AVAX em breve.

Realmente essa nova plataforma blockchain parece ter potencial para trazer novas inovações ao mundo das finanças descentralizadas, porém como todo novo projeto com novas tecnologia, possui também muitos riscos e incertezas.
A maioria das pessoas que está entrando no mundo dos criptoativos prefere investir inicialmente em ativos mais conhecidos como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Ripple (XRP) e Bitcoin Cash (BCH).
Porém qual é o potencial de valorização do token $AVAX?
Para efeito de comparação com o Ethereum, o ether (ETH), moeda nativa do Ethereum foi vendido no lançamento por $0,31USD e atualmente vale $235USD por token. Ou seja, uma valorização de 758 vezes, sendo que em janeiro de 2018 chegou a valer $1400 USD, o que garantiu aos investidores iniciais multiplicação de até 4.516 vezes o valor pago no investimento na venda pública de 2015.

É evidente que esses valores são muito expressivos e o Ethereum já é uma plataforma bastante conhecida e foi a pioneira no lançamento de smart contracts e aplicativos descentralizados, que não eram possíveis na blockchain do bitcoin.

Portanto não é nada fácil para qualquer novo projeto repetir ou superar esse êxito.

Ainda é muito cedo para dizer se o Avalanche será bem sucedido e os próprios criadores sabem que os desafios estão apenas começando.

Mas quanto valerá 1 $AVAX em 5 anos se o projeto seguir evoluindo?

Marcelo Pravatta é engenheiro eletrônico formado pela USP, coproprietário do site www.criptos.com.br , entusiasta de criptomoedas e escola austríaca de economia