NBA pretende desenvolver jogo de basquete baseado em NFT

A nova aposta da National Basketball Association (NBA) envolve um jogo de basquete baseado em NFT. Essa novidade se dá através de uma parceria com a plataforma europeia de token não fungível (NFT) Sorare. Além do comunicado oficial da parceria, as empresas também compartilharam o anúncio nas redes sociais.

Conforme a publicação, o jogo proporcionará aos fãs uma nova oportunidade de interagir com a liga e competir por meio de uma experiência  de jogo de fantasia que oferece  a capacidade de criar uma linha de colecionáveis ​​digitais baseados em NFT representando seus jogadores e times favoritos para ganhar pontos com base no jogo real.  Como parte da parceria, a Sorare terá o direito de utilizar os logotipos oficiais da liga e da equipe da NBA em seus produtos.

“Nossa parceria com a Sorare dará aos fãs da NBA uma maneira totalmente nova de se envolver com nossas equipes e jogadores”, afirma o porta-voz da NBA, Adam Silver. “Com a plataforma de fantasia NFT emergente da Sorare, vemos oportunidades significativas para ampliar nossa comunidade de fãs e aumentar o basquete da NBA em todo o mundo”, acrescenta.

Enquanto isso, Nicholas Julia, cofundador e CEO da Sorare, reconhece que o basquete é um dos esportes mais populares do mundo e compartilha empolgação em aproximar ainda mais os fãs de seus times e jogadores favoritos através do jogo. “A NBA está na vanguarda das experiências digitais e colecionáveis ​​e nosso jogo oferece aos fãs de basquete a melhor experiência de entretenimento esportivo, onde eles podem jogar e promover conexões com o mundo real”, aponta o CEO.

De acordo com Tamika Tremaglio, Diretora Executiva da NBPA, a Sorare construiu uma experiência de jogo inovadora que cria uma maneira totalmente nova para os fãs de todo o mundo interagirem e aprenderem mais sobre os jogadores. “Estamos muito empolgados com essa parceria e o efeito que Sorare terá no crescimento dos jogadores e do jogo globalmente”, afirma.

A nova experiência de jogo se baseia nos dois milhões de usuários registrados da Sorare em 185 países, incluindo mercados na Europa e Ásia, onde a empresa está vendo um rápido crescimento em seu jogo de futebol. A parceria marca a terceira da Sorare com uma liga esportiva dos EUA, consolidando a expansão da empresa nos EUA. 

Além da NBA: esportes no mercado cripto

Além do basquete, vários outros esportes já se tornaram os queridinhos do mercado cripto, como o futebol, por exemplo. Para se ter uma noção, o São Paulo FC utilizou a stablecoin USDC para contratar seu mais novo jogador, o argentino Giuliano Galoppo, que pertencia ao Banfield.

Além da NBA, o UFC também entrou nesse mercado. No último mês de março, o lutador Matheus Nicolau chamou a atenção da comunidade cripto ao optar por receber seus ganhos de luta em Bitcoin. O acordo foi assistido pelo serviço de folha de pagamento Bitwage. O argumento do lutador é a proteção contra a crescente inflação na economia brasileira.