Mercado Bitcoin demite 100 funcionários em nova rodada de cortes; ao todo, demissões atingem 190

O inverno cripto está complicando a situação de diversas empresas, e uma delas é a 2TM, dona do Mercado Bitcoin, uma corretora brasileira que realiza serviços de intermediação de compra e venda de criptomoedas por meio de uma plataforma online onde são feitas negociações e transações com Bitcoin, Ether, XRP, Bitcoin Cash, Litecoin e outros criptoativos.

Acontece que, na última quinta (1), a empresa demitiu 100 funcionários, em um novo corte. Anteriormente, já havia acontecido uma onda de demissões, em que 90 colaboradores saíram da empresa. De acordo com o veículo Estadão, sobraram apenas 500 pessoas na empresa. Antes do primeiro corte, eram 750 funcionários.

“Os desafios impostos pela economia global vêm afetando os segmentos de inovação em todo o mundo”, escreveu o Mercado Bitcoin. “A adversidade na economia prossegue, e o ambiente competitivo continua deteriorado e desleal, sem a aprovação do Marco Legal dos Criptoativos, com os players que seguem as leis penalizados frente às empresas que ignoram as regras locais”, afirma a plataforma, em comunicado.

O guarda-chuva de companhias da 2TM inclui Meubank, MB Digital Assets, Bitrust, Blockchain Academy e MezaPro.

Demissões no universo cripto

Não é a primeira demissão em massa que chama a atenção da comunidade cripto. Em junho, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, comunicou a redução de 18% da equipe — o equivalente a 1.100 funcionários, de acordo com um documento registrado na Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

Na época, tal qual Armstrong, o CEO da Crypto.com, Kris Marszalek, também foi ao Twitter para anunciar que a exchange com sede em Cingapura reduziria sua força de trabalho. Ao todo, são 260 funcionários, o que representa 5% da empresa. 

O caso mais recente aconteceu no início deste mês: a corretora  Robinhood anunciou a demissão de 800 funcionários (ou seja, oito vezes o número do Mercado Bitcoin), o equivalente a 23% de toda a sua equipe. A decisão vem na esteira de uma série de acontecimentos no mercado cripto, que vive atualmente um cenário preocupante.