Melhores Carteiras Para Bitcoin e Criptomoedas Para iPhone e iOS

Você já acompanhou em nossa postagem anterior sobre as melhores carteiras disponíveis para Android. Na mesma postagem, há uma explicação sobre o que são e qual a função das carteiras digitais de bitcoin e criptomoedas, assim como uma comparação entre vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de carteira digital que existem atualmente. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir as melhores carteiras para bitcoin e criptomoedas disponíveis para iPhone e iOS, além de apresentarmos algumas dicas importantes para você evitar golpes e roubos das suas chaves digitais.

Melhores Carteiras para criptomoedas para iPhone e iOS

Assim como acontece em diversos setores e aplicativos, algumas carteiras são dominantes em ambas as plataformas. Com certeza você encontrará carteiras disponíveis para Android, iOS e web, mas algumas são dedicadas para um único sistema operacional.

BRD

A BRD já serve para ilustrar o que acabamos de falar no parágrafo anterior! Embora tenha lançado recentemente um aplicativo para os aparelhos Android, a BRD é uma das principais e mais conhecidas carteiras digitais para iPhone. Além de trabalhar com as principais criptomoedas do mercado e praticamente todos os tokens ERC-20, a BRD permite uma grande liberdade para os seus usuários, no que diz respeito à segurança e gerenciamento de fundos. A interface simples e amigável desta carteira digital também contribui para o seu sucesso, uma vez que pode ser operada com facilidade mesmo para usuários iniciantes.

EDGE

A EDGE é uma carteira digital disponível para Android e iOS, possuindo praticamente as mesmas funções e interface em ambas as plataformas. Sendo uma das mais indicadas para novos usuários, a EDGE conta com uma das usabilidades mais facilitadas para os usuários, que vão desde o login, até a criação de backups automáticos, evitando que você precise se preocupar em criar os backups manualmente.

Copay

A Copay é uma das mais antigas e conhecidas carteiras de bitcoin e criptomoedas disponíveis para iPhone. Lançada em 2015, por uma empresa chamada BitPay, a Copay permite que os usuários armazenem suas chaves apenas para dois tipos de criptomoedas: o bitcoin e o bitcoin cash. Apesar de diversas funcionalidades e operações interessantes, alguns fatores pesam contra a Copay. A primeira está na segurança, uma vez que a carteira não oferece o sistema de autenticação de dois fatores, um dos atributos de segurança mais utilizados atualmente. Além disso, a carteira digital sofre com uma série de reclamações em relação ao suporte, sendo uma das críticas mais duras sofridas pela empresa.

Green Address Wallet

A Green Address Wallet é mais uma opção de carteira digital para os usuários de aparelhos iOS. A Green Address é uma das carteiras mais procuradas por usuários que prezam pela segurança, uma vez que a carteira conta com diversos protocolos de segurança que a protegem contra roubos e clonagens por exemplo. Apesar disso, esta carteira possui dois pontos que influenciam diretamente no número de usuários. O primeiro fator é a usabilidade da carteira, que é sofisticada e de difícil utilização, principalmente para novos usuários. Com isso, a carteira dificilmente atrai usuários iniciantes. Outro fator que pesa negativamente para a Green Address Wallet são as taxas cobradas pelas transações, que possuem custo e são dependentes da demanda da rede.

Infinito Wallet

Fechando a nossa lista, a Infinito Wallet também está disponível para Android e iOS, assim como a grande maioria das carteiras atuais. A carteira Infinito se torna interessante pelo fato de suportar um grande número de criptos, atraindo investidores que pretendem diversificar ainda mais as suas aplicações. Além da fácil utilização, a Infinito Wallet está disponível em diversos idiomas. O ponto negativo fica por conta da segurança das carteiras quentes, uma vez que são mais vulneráveis devido ao acesso constante à internet e também podem trazer dores de cabeça caso você perca o seu aparelho.

É interessante ressaltar que, embora exista uma grande quantidade de carteiras digitais para iOS, grande parte dos desenvolvedores focaram suas ferramentas no sistema Android, uma vez que a Apple chegou a banir as carteiras de bitcoin e criptomoedas da sua loja, em 2014. A decisão, revertida após alguns meses, ainda influencia na quantidade de carteiras desenvolvidas para este sistema operacional.

Dicas simples para a segurança das suas criptomoedas

Depois de conhecer mais algumas carteiras quentes interessantes e repletas de funcionalidades, também é importante que você siga algumas dicas simples, mas que possuem grande relevância na segurança das suas criptomoedas.

  • Mantenha apenas uma pequena quantia nas carteiras quentes: Como já mencionamos anteriormente, as carteiras quentes são menos seguras que as frias, uma vez que estão conectadas à internet. Desta maneira, evite deixar grandes valores nestas carteiras, mantendo apenas os valores que pretende usar para transações rápidas.
  • Sempre crie backups das suas chaves privadas: Você não quer ser um daqueles investidores que perderam milhões de reais por perder a senha das suas carteiras, correto? Para que isso não aconteça, faça backup das suas chaves para ter acesso às informações caso ocorra algum imprevisto. Inclusive, é recomendado que você mantenha um backup das suas chaves em um outro dispositivo protegido, para evitar qualquer tipo de perda.
  • Utilize os recursos de segurança disponíveis: Conforme a tecnologia avança, novos recursos de segurança são oferecidos aos usuários, e a recomendação é que você utilize todos estes recursos para manter os seus investimentos seguros. A autenticação de dois fatores (2FA), por exemplo, é um recurso que está disponível em grande parte das carteiras digitais, mas você não é obrigado a utilizá-la. Apesar disso, não há motivos para não aproveitar este recurso, uma vez que é uma ferramenta adicional para proteger os seus investimentos.

Além disso, existem aquelas recomendações básicas para investidores, como não fornecer as chaves de acesso para pessoas desconhecidas e que você não tenha confiança, evitar anúncios e links suspeitos e assim por diante. Com essas dicas de segurança, seja qual for a carteira digital selecionada, você será capaz de manter as suas criptomoedas seguras, utilizando os recursos de segurança oferecidos pelas carteiras e operando os valores da maneira correta.

Todas as opções listadas acima são excelentes recomendações de carteiras digitais para iPhone e iOS, embora exista uma quantidade imensa de carteiras disponíveis para esta plataforma, assim como ocorreu para os aparelhos Android. No entanto, as empresas mostradas estão há algum tempo no mercado e, embora possuam algumas desvantagens, como mostramos na publicação, possuem também vantagens que as tornam interessantes para as suas aplicações.