Game NFT F1 Delta Time encerra subitamente e jogadores ficam no prejuízo

Um game NFT chamado F1 Delta Time, baseado em corrida de Fórmula 1, foi encerrado de maneira completamente repentina, o que levou os jogadores ao prejuízo, uma vez que os carros não eram nada baratos, chegando a custar até US$ 300 mil (o equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão), para se ter uma noção.

A proposta do F1 Delta Time era que os jogadores pudessem desenvolver os automóveis com peças exclusivas, e no decorrer do tempo, acumular REEV, que podem ser definidos como itens destinados a “dar um UP” nesses carros. A  ideia era que a comunidade pudesse negociar esses itens na forma de tokens não fungíveis, os famosos NFTs, que tanto vêm conquistando o mercado cripto e rompendo a bolha, chamando a atenção do grande público por conta dos altos preços.

Com esse tipo de proposta e o valor dos itens nas alturas, a empresa responsável pelo jogo, Animoca Brands, conseguiu atrair o interesse de uma gama de investidores. O encerramento se deu a partir de possíveis problemas com a Fórmula 1, levando em consideração a ausência de qualquer tipo de aprovação conduzida pela marca em questão. 

A grande questão é que todo token não fungível  disponível no game acabou se deparando com a súbita queda de seu valor. Para não dizer que o encerramento aconteceu sem nenhum aviso prévio, a empresa fez o anúncio um dia antes de fechar o game, o que não deu tempo para que os jogadores pudessem calcular seus próximos passos.

Frente a isso, a Animoca Brands chegou a anunciar que o público não ficará de mãos vazias, e garantiu o acesso a  itens de um ecossistema chamado REVV Motorsport, divisão de jogos de carros da Animoca, que reúne títulos como MotoGP Ignition e Formula E: High Voltage. Esse acesso seria como uma maneira de compensar quem saiu prejudicado com toda a história. Veja parte do comunicado publicado pela equipe: 

É com profundo pesar que anunciamos que o F1 Delta Time encerra as operações. Embora não tenhamos conseguido renovar nossa licença, garantiremos que os atuais proprietários dos ativos do F1 Delta Time sejam recompensados ​​por sua lealdade e apoio. Estamos tomando medidas para oferecer aos jogadores e detentores de ativos maneiras de participar do ecossistema REVV Motorsport mais amplo. Queremos agradecer aos nossos torcedores e jogadores por sua lealdade durante os últimos três anos. Vocês nos permitiram criar um novo tipo de experiência e contribuir para a fundação de muitos outros jogos blockchain, presentes e futuros.

O público recebeu com hesitação a solução apontada pela Animoca Brands, porque os jogos que integram o ecossistema anteriormente citado não são tão populares quanto o F1 Delta Time. Na prática, um cenário possível é que esses jogadores tenham que se render à negociação dos itens por um preço bem mais baixo que antes, tendo como principal obstáculo o pouco interesse da comunidade presente nos outros games.

No entanto, a empresa apontou que todos os proprietários de carros do game NFT encerrado receberiam veículos equivalentes no REVV Racing on Polygon, com base na raridade e potência de seus carros originais do F1 Delta Time. Além disso, os carros do F1 Delta Time podem ser trocados por um Race Pass , que dá acesso a futuros NFTs.