Fatores Que Influenciam no Preço do Dólar

Quando falamos em bitcoin e criptomoedas, uma palavra está sempre em foco quando tratamos do assunto: a volatilidade. A volatilidade do preço das criptomoedas é amplamente conhecida pelos investidores, e isso é um fator que sempre deve ser considerado por quem deseja participar dos investimentos em criptomoedas. Altamente complexo, o preço das criptomoedas pode passar por alterações significativas em curtíssimos intervalos de tempo, o que resulta em grandes quedas nos preços das criptomoedas (que podem chegar a 50%), e também podem ocorrer valorizações significativas, que atingem os mesmos patamares das quedas citadas anteriormente.

Dentre os fatores que influenciam o preço das criptomoedas, podemos destacar uma série de fatores, que incluem a listagem em exchanges importantes, o desenvolvimento de ferramentas que utilizam criptomoedas, o apoio de famosos e bilionários dos investimentos (como é o caso de Elon Musk e seu apoio à Dogecoin recentemente), a aceitação de criptomoedas como meios de pagamento e, principalmente, o apoio das nações (como as quedas recentes que ocorreram após proibições da China em relação às criptomoedas). Além destes fatores, para os investidores que adquirem criptomoedas em exchanges brasileiras e internacionais, é necessário estar de olho em mais uma variável importante, que é o preço do dólar. Uma vez que os preços das criptomoedas são definidos em dólares, o aumento do preço da moeda americana fará com que o preço das criptomoedas suba aqui no Brasil, ao mesmo tempo em que uma queda no preço do dólar fará com que as moedas sejam negociadas por um valor menor aqui no Brasil. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir alguns dos principais fatores que influenciam no preço do dólar, destacando também a sua importância e como estas alterações estão influenciando no preço atual das criptomoedas.

Balança comercial

A balança comercial de um país é um dos fatores que mais influenciam em relação ao preço de uma moeda. Como estamos tratando especificamente do preço do dólar, o fator que terá maior influência para a comparação entre o preço do dólar e do real será a relação entre importação e exportação de produtos entre os Estados Unidos e o Brasil. Por exemplo, se o Brasil mais importa do que exporta para os Estados unidos, o dólar se valoriza ainda mais, uma vez que o déficit comercial do país fará com que sejam enviados mais dólares para os Estados Unidos, diminuindo a oferta de dólares em território brasileiro e, consequentemente, aumentando o valor da moeda americana. Obviamente, a relação não é tão simples como explicado no exemplo, mas a situação explicada é suficiente para compreendermos o mecanismo que ocasiona o aumento do preço da moeda americana. Da mesma maneira, a partir do momento que o Brasil passar a exportar mais do que importar, ou seja, atingirmos o superávit comercial, a oferta de dólar em nosso país será maior, o que resultará na diminuição do preço da moeda americana.

Turismo

Apesar de não parecer tão importante assim, o turismo também possui uma influência muito forte sobre o preço do dólar. De uma forma geral, o dólar é a moeda mais utilizada em todo o mundo, sendo aceita na grande maioria dos países, mesmo não sendo a moeda oficial destes locais. Com isso, a procura de dólares por turistas é muito grande, e o aumento do número de pessoas viajando faz com que a procura pelo dólar cresça e, consequentemente, o seu preço se eleve. Apesar da situação valer para a grande maioria dos locais do mundo, quando os turistas chegam aos Estados Unidos, este câmbio se torna ainda maior. De uma forma análoga, quando o Brasil começa a receber um número muito grande de turistas, que procuram pelo real para poder utilizar em nosso país, o real se valoriza em relação ao dólar, fazendo com que o preço do dólar turismo caia, levando o câmbio comercial para baixo. Desta maneira, para compreendermos adequadamente as variações cambiais do dólar em relação ao real, devemos ficar de olho no turismo!

Risco Brasil

Outro fator que é extremamente importante para a definição do preço do dólar é o Risco Brasil. Explicando de uma forma simplificada, o Risco Brasil é um índice utilizado para medir as incertezas do cenário econômico do país, incluindo os mais diversos fatores, como eleições, problemas ambientais e políticos, crises diplomáticas e outros fatores que podem influenciar em nossa economia. Estes fatores são sempre avaliados pelos investidores, e compõem o Risco brasil, que acaba influenciando o preço do dólar. Isso porque, quando o Risco brasil está alto, existem mais incertezas por parte dos investidores, que não confiam tanto no país e preferem levar o seu dinheiro para outros países. Essa situação costuma ocorrer, por exemplo, na época de eleições, em que o país fica rodeado de incertezas sobre o seu futuro. Com a baixa quantidade de moedas estrangeiras em circulação, o preço do dólar aumenta. Da mesma forma, quando o Risco Brasil está muito baixo, os investidores estrangeiros se sentem confortáveis para investir no país, o que ocasiona um aumento da quantidade de dólares aplicados no Brasil e seu preço costuma cair. Vale ressaltar que, apesar do Risco Brasil estar diretamente relacionado com situações que envolvem o nosso país, problemas econômicos e políticos na América Latina também costumam acarretar um aumento do preço do dólar, uma vez que as moedas fiduciárias costumam trabalhar em blocos de países, como ocorre na América Latina.

Taxa de juros do Brasil e dos Estados Unidos

Outro fator importantíssimo e que todos os investidores devem ficar de olho são as taxas de juros não só do Brasil, mas também dos Estados Unidos. Isso porque, as taxas de juros são extremamente importantes para qualquer país e costumam ditar o direcionamento do capital dos investidores mundiais. Por exemplo, quando o Brasil apresenta taxas de juros mais altas, os investimentos no país possuem um maior rendimento, o que costuma atrair o capital de estrangeiros e faz com que o preço do dólar recue. Da mesma forma, quando os Estados Unidos aumentam as suas taxas de juros, os investimentos em solo americano se tornam mais rentáveis e os investidores levam todo o seu capital para lá, o que resulta em uma diminuição significativa da oferta de dólares em solo nacional e no aumento do preço do dólar.

E quais os impactos das variações no preço do dólar?

Depois de entendermos melhor quais são os fatores que influenciam no preço do dólar perante o real, também é interessante destacarmos quais são os efeitos do preço do dólar alto. Como mencionamos no início desta publicação, o valor do dólar impacta diretamente o preço das criptomoedas para nós, brasileiros (afinal, foi isso que motivou esta publicação!) Apesar disso, existem diversos outros fatores que são influenciados pelas alterações no preço do dólar. A percepção mais rápida que conseguimos sentir está no que diz respeito às viagens, uma vez que o preço do dólar influencia diretamente no preço das passagens aéreas e na cotação das casas de câmbio. Com isso, qualquer alteração no preço do dólar será percebida por quem estiver viajando no exterior. Já quando pensamos em um médio e longo prazo, as oscilações do preço do dólar impactam diretamente no dia a dia dos consumidores, uma vez que os custos das empresas serão seriamente afetados para os casos que necessitam de importação, assim como algumas empresas e agricultores irão priorizar a exportação, que resultará no recebimento em dólares e um lucro potencial maior. Sendo assim, podemos afirmar que em um médio e longo prazo as alterações no preço do dólar serão percebidas pelos consumidores, já que o mundo está cada vez mais globalizado e as operações de importação e exportação são negociadas em dólares.

Desta maneira, pudemos apresentar ao longo desta publicação alguns dos principais fatores que influenciam no preço do dólar no Brasil. Como era de se esperar, para uma moeda tão importante quanto o dólar, são diversos fatores que possuem muita importância para definir a sua cotação. Além disso, é fundamental que os investidores brasileiros prestem atenção no valor desta moeda, uma vez que isto impactará diretamente no valor das criptomoedas no Brasil, assim como certamente influenciará o valor de mercado dos produtos e fará total diferença nas suas viagens internacionais. Sendo assim, podemos concluir que todo investidor brasileiro deve estar atento ao preço do dólar em relação ao real, já que esta é a moeda mais importante do mundo e possui influência em praticamente todo o mercado financeiro nacional. Para as criptomoedas, essa observação se torna ainda mais importante, uma vez que a conversão é direta e qualquer alteração significativa no preço do dólar irá resultar em alterações no preço das criptomoedas.