Bitcoin Volta a Subir Após Declarações de Elon Musk

Quem acompanha e investe no mercado das criptomoedas sabe da importância de acompanhar as novidades de mercado, assim como a movimentação dos países em relação às principais criptomoedas do mundo e também a importância de alguns bilionários e investidores famosos para o aumento ou diminuição do preço das criptomoedas. Dentre estes bilionários, um dos que mais interagem com as criptomoedas e faz com que o preço destas moedas digitais passe por diversas oscilações é Elon Musk, que briga pelo posto de homem mais rico do mundo. Musk é um investidor do setor de criptomoedas, e suas declarações sobre as criptomoedas costumam trazer grandes movimentações de investidores, fazendo com que estas criptomoedas apresentem ganhos ou perdas na casa dos dois dígitos.

Os dois exemplos clássicos de interação do bilionário sul africano são a Dogecoin e o bitcoin. A Dogecoin era uma moeda pouquíssimo conhecida em todo o mundo, até que Elon Musk começou a publicar em seu Twitter mensagens favoráveis às moedas. Desde então, o preço da Dogecoin aumentou substancialmente, assim como a sua capitalização, se tornando uma das moedas com maior capitalização de mercado e também uma das mais conhecidas pelos usuários. Já em relação ao bitcoin, as falas de Elon Musk tornam-se ainda mais importantes. Isso porque, de uma forma geral, todas as alterações significativas que envolvem o preço do bitcoin costumam afetar os valores de todas as outras criptomoedas, ou seja, quando o preço do bitcoin sobe, as outras moedas também sobem. Já quando o preço da principal criptomoeda do mundo despenca, as outras moedas digitais também acompanham a queda.

Com isso, Musk já teve diversas “participações” nas alterações dos preços das criptomoedas, contribuindo para o aumento do preço das criptomoedas ao anunciar que a Tesla, uma das mais importantes empresas de tecnologia da atualidade, passaria a aceitar bitcoin como forma de pagamento. Alguns meses depois, Musk contribuiu para uma expressiva queda do preço do bitcoin ao declarar que a empresa não aceitaria mais o bitcoin como forma de pagamento, uma vez que estava preocupado com o consumo de energia por parte da mineração das moedas. No início desta semana, Musk voltou a soltar declarações positivas sobre a principal criptomoeda do mundo, fazendo com que o preço do bitcoin e das principais criptomoedas do mundo tivessem um aumento significativo. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre estas novas declarações, evidenciando o aumento no valor das criptomoedas.

Elon Musk afirma que a Space X também possui bitcoins

Há alguns meses, um dos fatores que fizeram com que o preço do bitcoin subir e atingir suas máximas históricas foram as declarações de Elon Musk envolvendo a Tesla, que aceitaria pagamentos em bitcoin e também havia adquirido uma quantidade significativa de bitcoins. Após declarações negativas do bilionário, especulava-se que a Tesla poderia ter se desfeito dos bitcoins, mas a informação foi negada pelo bilionário sul africano em um evento online organizado pelo CEO do Twitter, Jack Dorsey, e pela CEO da Ark Invest, Cathie Wood. Além de afirmar que a Tesla mantém seus bitcoins adquiridos em fevereiro, Musk afirmou também que possui bitcoin em seu balanço patrimonial e a Space X, uma das mais importantes empresas de exploração espacial e que é comandada pelo sul africano possui bitcoins em seu balanço. Em sua declaração, Musk afirmou que:

“Eu tenho bitcoin, a Tesla tem bitcoin, a Space X tem bitcoin. E eu, pessoalmente, tenho um pouco de ether e Dogecoin, é claro.”

Após esta declaração de Musk no evento, o preço das três criptomoedas disparou, com altas que atingiram a casa dos 10%, demonstrando a importância do bilionário para o futuro das criptomoedas.

Tesla também pode voltar a aceitar bitcoin como forma de pagamento

No mesmo evento mencionado acima, Elon Musk deu outra declaração que encheu os investidores e entusiastas do bitcoin de esperança: o bilionário sul africano afirmou que a Tesla pode voltar a aceitar bitcoin, o que se deve principalmente ao fato de ter ocorrido uma mudança na matriz energética utilizada para a mineração da principal criptomoeda. É interessante destacar que as últimas quedas do bitcoin, que estão entre as maiores quedas da história da criptomoeda, ocorreram em função de dois fatores relacionados à mineração: o primeiro foi o anúncio de que a Tesla não aceitaria mais bitcoin como forma de pagamento em função da poluição e gasto energético que o processo de mineração de bitcoin estava gerando. Já o segundo fator foi a repressão chinesa sobre as criptomoedas, que fechou dezenas de fazendas de mineração em solo chinês, que utilizavam a energia do carvão para alimentar suas máquinas. Em função destes fatores, os principais mineradores e grupos de mineração passaram a procurar por outras fontes energéticas para a mineração, e isto pode ter sido o suficiente para que uma das principais empresas do mundo volte a aceitar o bitcoin como forma de pagamento. Em suas declarações, Elon Musk afirmou que este retorno é possível, mas ainda será devidamente estudado. Confira as declarações a seguir:

“Parece que o bitcoin está mudando muito mais para as energias renováveis ​​e várias usinas de carvão pesadas que estavam sendo usadas foram fechadas, especialmente na China”

“Quero realizar um processo mais profundo de due diligence para confirmar que o percentual de uso de energia renovável [na mineração] é superior a 50% e que há uma tendência de crescimento neste número. Nesse caso, a Tesla vai voltar a aceitar o bitcoin”

Sendo assim, a comunidade das criptomoedas se animou com a possibilidade de a Tesla voltar a aceitar o bitcoin como forma de pagamento, e isso fez com que o valor da criptomoeda aumentasse nos últimos dias. Ficaremos de olho nas declarações de Elon Musk, uma vez que a aceitação do bitcoin por parte da tesla certamente faria com que o preço da moeda disparasse.

Outras criptomoedas também aumentaram seu valor

Assim como mencionamos no início desta publicação, quando o preço do bitcoin passa por alterações significativas em seu valor, as outras criptomoedas tendem a acompanhar as movimentações das principais criptomoedas do mundo. E foi exatamente isso que aconteceu! Outras criptomoedas importantes, como o Ether e o XRP passaram por aumentos na casa dos dois dígitos nesta semana, mantendo o preço mesmo após uma leve correção. Outra criptomoeda que teve seu valor incrementado foi a Dogecoin, uma vez que a criptomoeda é fortemente apoiada por Elon Musk e tende a aumentar o seu preço sempre que o bilionário se manifestar positivamente em relação às criptomoedas.

Desta maneira, pudemos apresentar ao longo desta publicação algumas das principais informações das declarações de Elon Musk e outros bilionários sobre o bitcoin e as criptomoedas durante esta semana. Como você já deve saber, acompanhar qualquer tipo de declaração sobre as criptomoedas é extremamente importante para o setor, uma vez que qualquer notícia costuma impactar o preço das criptomoedas, que são extremamente voláteis. Quando falamos nos bilionários com maior poder de influência no mundo, como é o caso de Elon Musk, devemos estar ainda mais atentos, visto que qualquer menção feita por estes investidores será suficiente para diminuir ou aumentar o preço das criptomoedas. Nesta semana, a sinalização dos bilionários foi positiva, e o bitcoin voltou a aumentar o seu preço após um período de fortes quedas. O que nos resta é acompanhar as novas declarações, que poderão levar o preço ainda mais para cima, ou partir para um novo processo de correção do valor das criptomoedas.