Dragoma: game NFT aplica golpe em investidores e leva US$ 3,5 milhões

Os golpes são muito frequentes no universo cripto, e chegam até mesmo aos games NFTs. O caso mais recente é o de Dragoma, um jogo protagonizado por dragões. O ocorrido veio à tona através da empresa de segurança de blockchain PeckShield no último domingo (7). Em um esquema de golpe chamado rug pull, os criadores conseguiram pegar US$ 3,5 milhões dos investidores. 

Nesse tipo de esquema, os desenvolvedores do projeto basicamente desaparecem com o dinheiro dos investidores, conforme o valor do token desaba subitamente. E foi justamente isso o que aconteceu: “O site de Dragoma  parece estar fora do ar e as redes sociais foram excluídas. Os fundos roubados parecem ter sido depositados em exchanges centralizadas”, alertou a PeckShield, em uma postagem do Twitter.

A notícia do rug pull causou uma queda acentuada de 99,8% nos tokens do jogo, DMA, em relação ao pico de US$ 1,78. Segundo dados do CoinMarketCap, no momento da escrita o ativo digital está custando R$ 0,008358. 

O projeto Dragoma foi fundado por Ken Graese e tinha um plano para se colocar como um jogo de aventura no espaço web 3.0. O ecossistema do jogo também encarnou tokens não fungíveis (NFTs) além dos já citados tokens DMA, listados na exchange centralizada MEXC.

Na prática, os criadores do Dragoma atraíram atenção para o jogo e incentivaram que os usuários negociassem DMA na plataforma. Uma vez aplicado o golpe, a exchange publicou uma nota para anunciar a suspensão da negociação do token, alegando uma realização anormal de transferências.

Com o golpe, mais de 5.700 endereços de carteiras foram afetados, de acordo com dados do Polygonscan. Um usuário do Twitter chamado Crypto Trader anunciou ter perdido o equivalente a US$ 10 mil (R$ 50 mil).

Games NFT deixam jogadores a ver navios

Ainda neste ano, um game NFT chamado F1 Delta Time, baseado em corrida de Fórmula 1, foi encerrado de maneira completamente repentina, o que levou os jogadores ao prejuízo, uma vez que os carros não eram nada baratos, chegando a custar até US$ 300 mil (o equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão), para se ter uma noção.

A proposta do F1 Delta Time era que os jogadores pudessem desenvolver os automóveis com peças exclusivas, e no decorrer do tempo, acumular REEV, que podem ser definidos como itens destinados a “dar um UP” nesses carros. A  ideia era que a comunidade pudesse negociar esses itens na forma de tokens não fungíveis, os famosos NFTs, que tanto vêm conquistando o mercado cripto e rompendo a bolha, chamando a atenção do grande público por conta dos altos preços.

Com esse tipo de proposta e o valor dos itens nas alturas, a empresa responsável pelo jogo, Animoca Brands, conseguiu atrair o interesse de uma gama de investidores. O encerramento se deu a partir de possíveis problemas com a Fórmula 1, levando em consideração a ausência de qualquer tipo de aprovação conduzida pela marca em questão. 

A grande questão é que todo token não fungível  disponível no game acabou se deparando com a súbita queda de seu valor. Para não dizer que o encerramento aconteceu sem nenhum aviso prévio como no caso de Dragoma, a empresa fez o anúncio um dia antes de fechar o game, o que não deu tempo para que os jogadores pudessem calcular seus próximos passos.