Apenas 3,5 milhões de Bitcoin são negociados em todo o mundo
Apenas 3,5 milhões de bitcoin ou 19% da oferta total de circulação são negociados ativamente em todo o mundo, enquanto o restante é mantido a longo prazo pelos investidores, de acordo com um novo relatório da empresa de análise de criptografia Chainalysis.
Segundo o relatório, quase 18,6 milhões de bitcoin (BTC) foram extraídos (junho de 2020). Desse total, cerca de 60% do BTC é mantido por entidades – pessoas ou empresas – que nunca venderam mais de 25% do bitcoin que venderam. já recebido. A Chainalysis classificou esse suprimento de BTC como “mantido para investimento a longo prazo”.
Outros 20% da oferta existente de bitcoin não saíram de seu conjunto atual de endereços em cinco anos ou mais – o que Chainalysis chamou de “bitcoin perdido”. O restante – 3,5 milhões de todo o BTC extraído – é usado para negociação, principalmente entre as bolsas.
“Os dados mostram que a maioria do bitcoin é mantida por quem o trata como ouro digital: um ativo a ser mantido a longo prazo”, disse Chainalysis no relatório publicado esta semana. “Mas esse ouro digital é suportado por um mercado de negociação ativo para quem prefere comprar e vender com frequência”, acrescentou.
O relatório observou que o bitcoin mantido para investimento a longo prazo se tornará importante como fonte de liquidez, devido ao maior número de pessoas que desejam negociar a principal criptomoeda, que está se tornando escassa após o recente corte de fornecimento de 11 de maio.
Chainalysis descobriu que, ao longo de 2020, um total de 340.000 pessoas estão negociando ativamente BTC a cada semana. Existem dois tipos de traders, varejo e profissional, afirmou. Os comerciantes de varejo são aqueles que depositam menos de US $ 10.000 em bitcoin em trocas ao mesmo tempo. No entanto, eles representam 96% de todos os ingressos para trocas por semana.
Os traders profissionais representam apenas 4% dos traders ativos – ou cerca de 39.000 transferências semanais. No entanto, eles controlam a liquidez do mercado, representando 85% de todo o valor do bitcoin em dólares dos EUA enviado às bolsas, de acordo com o relatório.
“Por causa disso, os traders profissionais são os contribuintes mais significativos para os grandes movimentos do mercado, como os observados durante o dramático declínio dos preços do bitcoin em março, quando a crise do Covid-19 se intensificou na América do Norte”, disse Chainalysis.
Em média, cerca de 1,8 milhão de BTC, no valor de 14,4 bilhões de dólares, foram transferidos por meio de trocas por semana até agora este ano.