A História do Bitcoin

[Transcrição do vídeo abaixo]

Bom, pessoal, nesse vídeo eu vou contar uma breve história do Bitcoin porque eu tenho visto muitas pessoas que acreditam que se trata de um fenômeno muito novo, algo que começou no ano passado, por exemplo. Inclusive eu já vi especialista e economistas dando entrevista na televisão, ou no rádio e falando que o Bitcoin é uma moeda digital que surgiu há alguns anos atrás. Sendo que “alguns”, daria a entender, 2 ou 3 anos, e na realidade a história do Bitcoin é bem mais longa. Já são quase 10 anos.

Tudo começou em 2008, quando um sujeito chamado Satoshi Nakamoto, sendo que até hoje ninguém descobriu a identidade dessa pessoa e não sabemos nem se, se trata de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, uma entidade ou uma nação que esteja por de trás disso. Fato é que, em 2008 essa pessoa publicou um White paper chamado Bitcoin – a peer-to-peer electronic cash system – E nesse White paper é descrito uma moeda digital, baseada em criptografia e descentralizada. Num vídeo futuro eu vou explicar exatamente o que cada um desses termos quer dizer e o que é o Bitcoin exatamente, mas tudo começou com esse White paper.

Em 2009 a rede do Bitcoin começou a funcionar efetivamente e o próprio Satoshi Nakamoto minerou o primeiro bloco da rede. Em um vídeo futuro eu também vou explicar o que cada um desses termos que dizer, mas com essa mineração ele gerou os primeiros 50 Bitcoins e assim tudo começou. No começo eram basicamente programadores e apaixonados por criptografias que estavam seguindo a evolução do Bitcoin, não sabiam ao certo se iria funcionar ou não e mesmo funcionando qual o uso o Bitcoin teria.

Em 2010 começaram as primeiras tentativas de usar o Bitcoin para se fazer comercio, né, transações comerciais. E tem uma história curiosa de um sujeito que pagou $10K Bitcoins por uma pizza. E isso aí aconteceu de verdade, você pode buscar na internet, tem fontes confiáveis e se você converter para o valor de hoje, que um Bitcoin tá valendo em torno de R$ 50.000, essa pizza aí acabou custando pra ele R$500.000. E nessa época ainda valia centavos, tá, o Bitcoin.

Em 2011 o Bitcoin começou a ser usado para atividades ilícitas, principalmente compra e venda de drogas em algumas plataformas on-line. A mais famosa delas era o Silk Road e com essa, com esse aumento de atividade, o preço começou a aumentar bastante e em 2011 ele acabou alcançado a paridade com o dólar, sendo que 1 Bitcoin passou do valor de $1.

Em 2013 começaram a surgir as Exchanges, que são plataformas on-line que permitem pessoas comprarem e venderem Bitcoin. A mais famosa delas era a MT. Gox e com essas plataformas a popularidade do Bitcoin, em si, cresceu bastante também e por conta disso, em final de 2013 a moeda chegou a bater $1.000 e começou a ganhar espaço na mídia e mais atenção da população em geral. 

O problema é que no começo de 2014 a MT. Gox declarou falência e cessou as atividades e depois anunciaram que haviam sido hackeados e que cerca de 850K Bitcoins tinham sido perdidas ou roubadas nesses problemas aí que já aconteciam há alguns anos. Depois foram descobrir e esse hack, pelo tamanho dele, por afetar a maior Exchange que existia na época, foi um baque muito grande para a confiança do Bitcoin em si. Por conta disso 2014, 2015 e 2016, o valor da moeda caiu muito. Ele ficou em torno de $200, $300 e somente em comecinho de 2017 que o pessoal voltou a ter confiança, e ou interesse no Bitcoin e no começo desse ano voltou a atingir o valor de $1.000.

Ao longo de 2017, vocês devem ter acompanhado, foi uma febre, praticamente saiu em todas as mídias, ao redor do mundo inteiro aumentando muito interesse e a curiosidade por trás da moeda. Por conta disso o valor disparou chegando a tocar $19.000 no final do ano passado.

2018 ninguém sabe o que vai acontecer. Não sabemos se o Bitcoin vai a $50.000 a unidade ou se vai estourar a bolha, como algumas pessoas estão faltando. Bom, resta acompanhar aí e como eu falei, num vídeo futuro eu vou explicar com mais detalhes como funciona o Bitcoin, como funciona a rede e o que é exatamente essa moeda digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.