Amazon Aceitará Bitcoin Como Forma de Pagamento?
Sempre mencionamos em nossas publicações a importância de estarmos sempre e olho nas notícias do mercado financeiro mundial, incluindo declarações das pessoas mais influentes do mundo, empresas de nível mundial e também dos governos das principais economias do planeta. Isso porque qualquer notícia (ou rumor) pode afetar o preço das criptomoedas, e você deverá estar atento para evitar movimentações inesperadas deste mercado.
Somente nesta semana, tivemos algumas movimentações interessantes que afetaram positivamente o preço das criptomoedas, como as declarações do bilionário sul africano Elon Musk, em que Musk afirmou que possui bitcoin, suas principais empresas do momento (Tesla e Space X) possuem bitcoin e que a Tesla poderá voltar a aceitar o bitcoin como forma de pagamento. Outro fato que agitou o mercado das criptomoedas foram rumores que surgiram, no qual é afirmado que a Amazon, uma das maiores empresas do mundo e que está cada vez mais em evidência no mercado mundial, passará a aceitar o bitcoin como meio de pagamento. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir tudo o que se sabe até o momento sobre este rumor, que certamente seria um marco importantíssimo e afetaria positivamente o mercado mundial de criptomoedas.
Sobre a Amazon
Antes de apresentarmos a notícia e as informações envolvendo a empresa, é importante conhecermos brevemente a história da Amazon, embora você certamente deva conhecer um pouco sobre a empresa, uma vez que a Amazon está entre as maiores empresas do mundo. Fundada em 1994 por Jeff Bezos nos Estados Unidos, a empresa foi criada com o objetivo de realizar o comércio de livros, expandindo rapidamente sua atuação para todo o país e adicionando mais produtos nos anos seguintes, como foi o caso dos filmes e músicas, em 1997. Nos anos seguintes, a empresa expandiu suas operações para outros países e, desde então, engloba cada vez mais produtos e oferece um número cada vez maior de serviços para seus usuários. Atualmente, você encontra praticamente tudo o que está relacionado com o varejo no marketplaces da empresa, que também oferece serviços de streaming de vídeo, músicas e outros recursos com preços extremamente acessíveis. Não vamos entrar em todos os detalhes da empresa, mas você deve saber que a Amazon é uma das empresas mais dominantes do mercado mundial, tornando Jeff Bezos o homem mais rico do mundo. Além disso, a empresa está em constante processo de modernização e cada vez mais oferece recursos para seus usuários.
Rumores de que a Amazon passaria a aceitar bitcoin como forma de pagamento
Depois de compreendermos um pouco mais sobre a história e importância da Amazon, fica mais fácil entendermos qual seria o impacto deste rumor para as criptomoedas. Então, vamos explicar melhor este rumor! A notícia foi publicada no último domingo (25/07) no jornal City AM de Londres. Na notícia, o jornal britânico publicou que a Amazon estaria trabalhando no desenvolvimento de ferramentas para começar a aceitar pagamentos com a principal criptomoeda até o final de 2021. Ou seja, em até 5 meses uma das maiores empresas do mundo passaria a aceitar pagamentos com bitcoin!
Apesar disso, a notícia divulgada pelo jornal não afirmou qual era a fonte da informação, nem como os pagamentos funcionariam. Apesar disso, o texto publicado afirma que as informações foram dadas por alguém que possui um bom conhecimento interno da companhia. Ainda, de acordo com o funcionário anônimo que serviu de fonte para a matéria, o bitcoin não seria a única moeda aceita pela Amazon, que adotaria 8 criptomoedas diferentes como forma de pagamento para seus produtos.
Mesmo com as incertezas relacionadas a informação, o impacto desta aceitação por parte da Amazon seria tão grande que o preço do Bitcoin disparou cerca de 14% na madrugada de domingo para segunda. Assim como normalmente ocorre no mercado das criptomoedas, outras criptomoedas importantes também se beneficiaram deste rumor, como foi o caso do Ether, que apresentou altas na casa dos 9% no mesmo período.
Amazon demente os rumores
Logo após todo o alvoroço provocado pelos rumores envolvendo a Amazon, a empresa desmentiu as afirmações e disse não estar trabalhando no desenvolvimento de um sistema para o pagamento utilizando criptomoedas. No entanto, a empresa deixa em aberto uma possível utilização no futuro, como afirmou o porta voz da empresa:
“Apesar do nosso interesse no espaço, as especulações que surgiram em torno de nossos planos específicos para criptomoedas não são verdadeiras, continuamos focados em explorar como isso poderia ser para clientes que compram na Amazon”
Após as declarações da Amazon, o bitcoin, que havia subido cerca de 14%, apresentou um leve recuo no seu preço, mas manteve-se em alta em função da possibilidade de a Tesla voltar a aceitar o bitcoin como forma de pagamento.
Possibilidade de a Amazon lançar a sua própria criptomoeda e contratações podem indicar o desenvolvimento de ações no setor
Além da possibilidade mencionada acima, diversos rumores também envolvem o nome da Amazon e as criptomoedas. Especula-se que a companhia pretende lançar a sua própria criptomoeda, assim como algumas outras empresas famosas, como é o caso do Facebook e de alguns clubes de futebol. Tal informação ganha ainda mais força em função de algumas vagas lançadas recentemente pela própria Amazon. Além de outras vagas relacionadas às criptomoedas e a tecnologia blockchain, recentemente a Amazon publicou uma vaga para “Líder de produto de moeda digital e blockchain” o que indica que a empresa deve estar trabalhando no desenvolvimento de alguma tecnologia relacionada às criptomoedas. O que nos resta é saber qual é esta tecnologia e se os rumores citados estão corretos.
Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação alguns dos rumores que envolvem a Amazon e as criptomoedas. Como você pôde acompanhar, a Amazon é uma das maiores empresas do mundo e uma das empresas de maior influência em diversos setores da economia. Sendo assim, as especulações relacionadas com as criptomoedas que envolvem o nome da empresa certamente chamarão a atenção dos investidores, como foi o caso apresentado nesta postagem. Mesmo com a empresa desmentindo as informações citadas pelo jornal, o impacto no preço das criptomoedas envolvidas foi alto, ocasionando um aumento do preço das principais criptomoedas do mercado. Além disso, uma vez que a empresa está contratando profissionais especialistas em criptomoedas e também na tecnologia blockchain, é esperado que a Amazon esteja sim trabalhando no desenvolvimento de soluções utilizando criptomoedas. Portanto, devemos aguardar novidades que envolvem a empresa e o futuro das criptomoedas, já que este seria um marco interessantíssimo na história do bitcoin e das criptomoedas!