Países Onde Já Existem Máquinas Para Sacar Bitcoin 24 Horas
Como já discutimos em postagens anteriores, o bitcoin é, atualmente, uma realidade dentro do mercado financeiro. Isso porque a principal moeda digital do mundo está cada vez mais presente no mundo dos negócios. Apesar disso, mesmo com o sucesso e popularidade do bitcoin e das criptomoedas em geral, essas moedas são utilizadas como uma reserva digital (assim como acontece com o ouro, por exemplo), com poucas aplicações no dia a dia.
No entanto, há um grande esforço dos investidores e entusiastas das criptomoedas para trazer essas moedas digitais para a rotina do dia a dia. Uma das alternativas testadas nos dias atuais são os cartões de crédito e débito de criptomoedas, que facilitam a utilização das criptomoedas em compras comuns em lojas físicas e digitais. Outra alternativa interessante e cada vez mais popular são as máquinas para sacar bitcoin e criptomoedas, que funcionam da mesma forma que um caixa eletrônico e estão cada vez mais espalhadas ao redor do mundo. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir os principais países nos quais estas máquinas já estão em operação.
Sobre os caixas eletrônicos para bitcoin e criptomoedas
Como de costume, antes de apresentarmos os principais países que possuem essas máquinas, vamos falar brevemente sobre os caixas eletrônicos para bitcoin e criptomoedas, comentando também sobre as suas vantagens e desvantagens.
Os caixas eletrônicos para bitcoin e criptomoedas, que recebem o nome de Automated Teller Machine (ATM) ou Bitcoin Teller Machine (BTM), possuem praticamente o mesmo funcionamento de um caixa eletrônico que já conhecemos. No entanto, ao invés de se conectar a um banco, os ATMs te dão acesso a uma exchange, sendo uma maneira simples e prática para vender (e “sacar”) suas criptomoedas, ou mesmo adquirir estas moedas digitais, através de cartões de crédito ou dinheiro.
As vantagens da instalação destas máquinas são simples e podem ser resumidas em uma palavra principal: praticidade! Isso porque, com a instalação dos ATMs, é possível acessar o seu bitcoin de forma rápida e prática em localidades diferentes, mesmo que você não tenha acesso à internet. Além disso, como se trata se uma máquina similar a um aparelho conhecido em todo o mundo, mais pessoas podem acessar e utilizar as criptomoedas com facilidade, visto que não são todas as pessoas que estão ambientadas com as exchanges.
Outra vantagem interessantíssima destes terminais é a velocidade, uma vez que em alguns casos a movimentação das criptomoedas é mais fácil em alguns países. Um exemplo dessa situação ocorre com um terminal ATM instalado na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, que é amplamente procurado por venezuelanos que recebem dinheiro de pessoas que estão fora do país. O recebimento via terminal ATM é vantajoso em relação aos bancos venezuelanos, que possuem taxas muito altas e tempo de espera elevado.
Falando em taxas, esse é um dos principais pontos que precisam ser melhorados pelos caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas. De uma forma geral, são cobradas taxas entre 1 e 10% para as compras, e em torno de 5% para as vendas. Essas taxas são maiores do que as cobradas pelas exchanges devido ao risco de abastecimento e recolhimento de valores destes terminais. Além disso, é necessário monetizar o espaço físico ocupado pelas máquinas.
Além disso, também existem limites para as operações de compra e venda de bitcoin e criptomoedas nestes terminais, o que não é vantajoso em algumas situações, visto que os limites são pequenos. Esses limites variam de acordo com o país, mas costumam ficar na faixa de US$ 300 e US$ 1000. Principalmente para a realização de compras, as máquinas exigem um sistema de identificação mais robusto, coletando a biometria ou a identificação facial do comprador.
Desta maneira, é possível perceber que, embora os caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas são alternativas interessantíssimas para utilizar as moedas digitais nas compras do dia a dia. No entanto, assim como vimos para os cartões de crédito e débito de criptomoedas, ainda existem barreiras que devem ser superadas. Dito isso, vamos observar a seguir os principais países que já possuem os terminais ATM instalados.
Estados Unidos
Os Estados Unidos normalmente estão em evidência quando falamos de tecnologia, investimentos e do mercado financeiro em geral. Desta maneira, já é esperado que este país, que também possui uma quantidade significativas de investidores em criptomoedas e exchanges, possua uma grande quantidade de caixas eletrônicos para bitcoin e criptomoedas. E é exatamente isso que acontece! Os Estados Unidos possuem a maior quantidade de terminais ATM existentes atualmente. Inclusive, lidera com folgas a nossa lista, uma vez que seu número de terminais (14641) é mais de 10 vezes maior que o número de terminais do Canadá (1321), segundo colocado desta lista, de acordo com informações do Coin ATM Radar. Isso demonstra a importância dos Estados Unidos para o mercado financeiro e tecnológico do planeta, além de destacar uma apreciação dos americanos pelas criptomoedas, o que com certeza será importante para o futuro desta moeda.
Canadá
Como adiantamos no tópico anterior, o Canadá é o segundo país com mais caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas. Entre os caixas existentes no Canadá, um detalhe chama a atenção: as ATMs são consideradas mais privadas que em outros países. Desta forma, o país ganha destaque na lista pela privacidade e segurança oferecida para essas transações. Outro detalhe interessante é a localização destes terminais. Dos 1321 existentes no país, 403 estão localizados na cidade de Toronto, e você encontrará caixas que trabalham com 11 criptomoedas diferentes.
Reino Unido
O Reino Unido é o terceiro país com mais terminais ATM em seu território, sendo o primeiro colocado entre os países europeus. No entanto, o número de terminais no Reino Unido é significativamente menor do que os países anteriores apresentam. Isso porque o Reino Unido apresenta 196 caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas, apesar de possuir área muito menor que os dois países citados. No Reino Unido, mais da metade dos terminais ATM do país (115) estão localizados em Londres.
Hong Kong
Hong Kong ocupa a oitava colocação na lista dos países com mais terminais ATM no mundo. No entanto, os 99 terminais espalhados nos pouco mais de 1000 km² do país fazem com que a densidade de terminais em Hong Kong seja consideravelmente grande. Em comparação com os Estados Unidos, líder do ranking, Hong Kong possui uma densidade de terminais muito maior, sendo comparada às capitais dos países citados até aqui.
Colômbia
A Colômbia é o primeiro país latino-americano em número de terminais ATM. Com 46 terminais espalhados em seu território, a Colômbia lidera com folga essa lista entre os países latino-americanos, uma vez que o segundo colocado (Porto Rico), possui apenas 21 terminais. Assim como ocorreu para os demais países (exceto o Canadá), a grande maioria dos terminais da Colômbia está situada na sua capital, Bogotá.
Brasil
Apesar de estar longe dos primeiros países desta lista, o Brasil também possui alguns terminais ATM. No total, o país conta com 6 terminais, sendo 3 localizados na cidade de São Paulo, 1 em Campinas, 1 em Curitiba e 1 no Rio de Janeiro. Em relação aos primeiros países da lista (e até mesmo os países da América Latina), ainda estamos muito distantes. No entanto, a instalação destes terminais vem sendo cada vez mais difundida e discutida. Inclusive, já existem projetos para levar estes terminais para outras capitais e cidades importantes do nosso país.
Vale ressaltar que, além dos principais países mostrados acima, os caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas já estão presentes em 68 países diferentes, com um aumento significativo da sua utilização nos últimos meses. Desta forma, espera-se que os caixas eletrônicos de bitcoin se espalhem ainda mais ao longo deste ano, além de apresentarem melhorias nos serviços oferecidos. Como você deve imaginar, os desafios são grandes, mas as criptomoedas vêm superando essas barreiras a cada dia!
Se você deseja saber qual o terminal ATM mais próximo de você, assim como verificar a lista com todos os países que possuem os caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas, você pode acompanhar o Coin ATM Radar!