Principais Cartões de Crédito e Débito Que Funcionam Com Bitcoin

Os cartões de crédito e débito são cada vez mais utilizados no Brasil. Seja pela possibilidade de gastar sem a preocupação de sacar grandes volumes de dinheiro ou pela maior segurança oferecida, os cartões de crédito e débito estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros. A utilização destes cartões é tão grande que, hoje em dia, são várias as pessoas que andam com pouquíssimo (ou nenhum) dinheiro em espécie. Parte do sucesso dos cartões no Brasil e no mundo se deve a praticidade oferecida por estes objetos, uma vez que os cartões estão cada vez mais integrados com aplicativos, máquinas e sites.

Com a expansão do bitcoin e das criptomoedas, muito se discute a possibilidade da utilização das criptomoedas para a realização de pagamentos e transações diárias, como compras em supermercados e lojas de varejo, por exemplo. No entanto, essa utilização é dificultada pelo fato de que são poucos os estabelecimentos que aceitam bitcoin e criptomoedas como forma de pagamento. Uma alternativa muito viável para a utilização do bitcoin e das criptomoedas é a integração destas moedas digitais com cartões de crédito e débito, e essa integração já é oferecida por alguns cartões! Com base nisso, vamos apresentar a seguir os principais cartões que permitem gastar criptomoedas diretamente ao realizar as suas compras.

Vantagens e desvantagens dos cartões que utilizam bitcoin

Antes de apresentarmos os principais cartões de crédito e débito que operam com o bitcoin e as criptomoedas, vamos discutir algumas de suas vantagens e comentar sobre as desvantagens destes cartões. Afinal, como a maioria das opções do nosso dia a dia, os cartões que operam com criptomoedas apresentam pontos positivos e negativos. Começaremos avaliando os pontos positivos destes cartões:

  • Funcionamento com os principais sistemas de pagamento: Um fator importantíssimo para a operação destes cartões é a quantidade de locais em que estes cartões são aceitos, uma vez que os cartões de bitcoin são aceitos em praticamente todos os locais. Afinal, você conseguirá encontrar cartões de bitcoin e criptomoedas das principais bandeiras aceitas no Brasil, como Mastercard, VISA e Elo.
  • Total acesso ao dinheiro virtual: Outro fator de destaque da maioria destes cartões é o fato de estarem ligados diretamente com a carteira digital do cliente. Sendo assim, é possível afirmar que você terá acesso e poderá utilizar seu dinheiro virtual 24 horas por dia. Este é um requisito de grande importância para a popularização do dinheiro virtual, que está cada vez mais presente no nosso cotidiano.
  • Alguns destes cartões também permitem ao usuário armazenar moedas fiduciárias, o que é extremamente conveniente para a grande maioria dos usuários. Sendo assim, além do bitcoin e das criptomoedas, você poderá utilizar outras moedas fiduciárias de forma local.

No entanto, como adiantamos no início, não só de vantagens são compostos os cartões de bitcoin e criptomoedas, que possuem pontos que devem ser melhorados. Vamos analisar alguns deles a seguir:

  • Taxas elevadas para transações da vida real: Como você verá na sequência desta postagem, a grande maioria dos cartões de bitcoin e criptomoedas cobram taxas para a realização destas transações. As taxas podem ser padronizadas ou seguirem o padrão de negociação já utilizado nas exchanges. No entanto, quando levamos estas taxas para todas as compras que realizamos diariamente, os custos envolvidos se tornam elevados. Afinal, ao utilizar o dinheiro em espécie ou mesmo alguns cartões de crédito e débito, você não terá que pagar taxas por isso. Desta maneira, essa é uma das principais barreiras que devem ser superadas pelos cartões que utilizam criptomoedas na atualidade.
  • Cartões nem sempre são aceitos: Embora isso seja cada vez menos comum, em algumas localidades os cartões podem não ser aceitos, o que irá depender também da bandeira adotada pelo cartão. Desta maneira, embora seja uma desvantagem comum a todos os cartões da atualidade, é mais uma barreira que deve ser superada pelos cartões de bitcoin e criptomoedas.
  • Dificuldade para transferir criptomoedas de um cartão de bitcoin para cartões de débito convencional: Embora seja a barreira mais fácil de ser superada, são pouquíssimos os cartões que permitem ao usuário transferir estes valores com facilidade. Normalmente, são necessárias várias etapas para realizar este tipo de transferência, o que impacta diretamente na usabilidade dos cartões pelos investidores.

Sendo assim, é possível perceber que os cartões de bitcoin e criptomoedas possuem vantagens interessantes, ao mesmo tempo que possuem pontos para melhorar. Certamente as exchanges e startups que lidam com esse assunto conseguirão superar estas barreiras, e os cartões de crédito e débito de bitcoin se tornarão ainda mais comuns em nossa rotina. Sendo assim, vamos apresentar a seguir alguns dos cartões mais conhecidos e utilizados desta categoria.

CryptoPay

O cartão de débito da CryptoPay é um dos mais utilizados e conhecidos em todo o mundo. Além da realização de compras em qualquer estabelecimento que aceite os cartões da bandeira VISA, com o cartão da CryptoPay você conseguirá realizar saques em caixas eletrônicos. Embora o cartão da CryptoPay opere com uma única moeda digital (bitcoin), também são aceitas outras moedas fiduciárias, como o dólar, o euro e a libra esterlina. As desvantagens deste cartão ficam por conta da limitação de idioma, visto que o CryptoPay está disponível somente na língua inglesa e dos baixos limites de carregamento e retirada para usuários não verificados.

Coinbase Card

Quando falamos em bitcoin e criptomoedas, dificilmente a Coinbase estará de fora! Amplamente conhecida no mundo todo e a mais corretora de bitcoin e criptomoedas mais utilizada nos Estados Unidos, a Coinbase também possui um cartão de débito integrado à conta e às carteiras dos seus usuários. Com este cartão, você será capaz de realizar pagamentos, sacar e depositar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Além do bitcoin, o cartão da Coinbase também opera com Ethereum, Litecoin e dólar, oferecendo mais alternativas para seus usuários do que alguns concorrentes. Entre as desvantagens deste cartão de débito, destacamos a taxa de emissão do cartão, que é de quase 5 euros, e também a taxa de 3% cobrada para as transações internacionais.

Bitpay card

Também muito conhecida no que cenário do bitcoin e criptomoedas, a Bitpay também possui o seu cartão de bitcoin, que está diretamente ligado com a Bitpay wallet. Desta maneira, você será capaz de utilizar este cartão em todo mundo, através de um aplicativo com cartão virtual ou com os cartões físicos pré-pagos, que suportam as plataformas VISA e Mastercard. A principal desvantagem do Bitpay Card fica por conta do pagamento de taxas de rede e mineração, que podem ser cobrados para algumas conversões específicas. Ainda assim, o cartão se mostra uma ótima alternativa dentre as opções disponíveis atualmente.

Wirex

O cartão de débito da Wirex é uma das alternativas mais interessantes para operar com bitcoin e criptomoedas. Além de ser aceito em todo o mundo e operar com mais de 150 moedas virtuais e fiduciárias, o cartão da Wirex não apresenta limite para compras/trocas online, assim como possui um aplicativo de fácil utilização. Este cartão também não apresenta limites para saques em caixas eletrônicos, desde que o usuário seja um usuário verificado.

NovaDax

A NovaDax é uma das mais importantes exchanges brasileiras (inclusive a NovaDax está na nossa lista das 10 melhores corretoras de bitcoin e criptomoedas do Brasil). Sendo assim, já conhecemos sobre a sua importância e qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos brasileiros. Além disso, a exchange também trouxe uma novidade interessante para os investidores de criptomoedas, um cartão pré-pago que pode ser utilizado com as criptomoedas.

Além da realização de compras em estabelecimentos físicos e online de todo o país, o cartão também permite a realização de saques em caixas eletrônicos da rede 24 horas. Desta maneira, é uma ótima ferramenta para melhorar a relação dos clientes e investidores com as criptomoedas, além de trazer uma maior praticidade para o dia a dia, uma vez que o cartão converte instantaneamente as criptomoedas para reais.

Alter

O Alter é uma startup brasileira e uma das melhores opções para quem deseja utilizar um cartão para realizar pagamentos com bitcoin. Isso porque a empresa não funciona apenas como um cartão recarregável, mas como uma conta digital e livre de tarifas. Além de permitir o depósito em reais e bitcoin, o Alter realiza a conversão entre as moedas e pode ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite os cartões com bandeira Visa. Entre os serviços oferecidos pela conta digital, também merecem destaque o pagamento de contas e as recargas de celulares.

Brasil Bitcoin

A Brasil Bitcoin é mais uma corretora de bitcoin e criptomoedas no país a lançar um catão que permite ao usuário pagar em qualquer loja utilizando a sua carteira de criptomoedas. Utilizando a bandeira Elo, o cartão converterá para reais a moeda digital selecionada e processará a compra em maquininhas físicas ou online. Uma vez que o cartão foi lançado há poucas semanas, apenas o bitcoin é suportado, mas a previsão é que o cartão seja compatível com todas as criptomoedas do catálogo da exchange em dois meses! O principal destaque do cartão da Brasil Bitcoin fica por conta do cartão ser diretamente integrado ao saldo da exchange. Enquanto para os demais cartões apresentados é necessário recarregá-los, o cartão da Brasil Bitcoin realiza esta operação automaticamente, sendo uma alternativa interessantíssima para os usuários que desejam ainda mais praticidade durante a utilização das criptomoedas.

Uzzo

A Uzzo é mais uma startup criada no Brasil com o objetivo de oferecer aos clientes pagamentos em lojas físicas e online com bitcoin. O aplicativo, que já está em funcionamento, permite ao cliente a utilização de uma conta digital dupla, que pode ser operada com reais ou com bitcoins. O cartão, que utiliza a bandeira Elo, possui como principal diferencial um sistema de cashback, que pode retornar para o cliente até 1% das compras realizadas com o cartão pré-pago da Uzzo.

Como você já deve ter acompanhado, o bitcoin vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e mundial, batendo recordes de valores e valorização a cada dia. Utilizado principalmente como uma reserva de valor, o bitcoin e as criptomoedas tem reunido especialistas e entusiastas para colocá-lo em circulação, utilizando as criptomoedas para qualquer atividade do nosso dia a dia. Os cartões de crédito e débito que utilizam as criptomoedas se mostram alternativas muito interessantes para o aumento da circulação das criptomoedas no cenário mundial, uma vez que este processo é muito mais rápido e prático do que levar as criptomoedas separadamente para cada localidade. Ainda assim, apesar das vantagens apresentadas por esses cartões, existem também algumas barreiras que devem ser vencidas para a consolidação deste tipo de cartão no mercado mundial. As criptomoedas tem mostrados resultados extremamente satisfatórios a cada dia, o que nos dá esperança da ampliação da sua utilização em todo o mundo. Resta saber quanto tempo isso levará!