W3Block: conheça a nova “fábrica de NFTs” que gera ingressos e acessos a eventos

Os criadores do marketplace Tropix decidiram criar uma espécie de “tokenizadora” intitulada W3Block, destinada a adaptar NFTs para uso no mundo real, como direito a  ingressos,  acesso a camarins de artistas  e até reservas de última hora em restaurantes concorridos. 

Basicamente, vai ser como uma fábrica de NFTs. Os itens devem ser exclusivos, impossíveis de serem falsificados. Para se ter uma noção, a W3Block deve criar NFTs para a 2TM, dona da corretora de criptoativos MB (antigo Mercado Bitcoin). A ideia é que esses tokens fiquem disponíveis para ser negociados em marketplaces.

De acordo com Daniel Peres Chor, fundador da “tokenizadora”, a W3Block tem 13 projetos na rua e um “pipeline” de outros 170 trabalhos em fase de pré-lançamento e negociação.

“Costumo brincar que a coisa mais complicada do NFT é essa sigla. Os tokens não fungíveis estão se consolidando como certificados de registro para as mais diversas indústrias e simplificando processos de todas elas. De 12 meses para cá, passamos de algo que era visto como uma evolução do mercado de arte digital para uma realidade de tokenização de qualquer ativo, com infinitas possibilidades”, afirma Chor, em entrevista ao Valor Econômico.

“O próprio tíquete se torna um NFT. Isso faz com que o cambista, que é um agente informal, ilegal, se torne praticamente um revendedor comercial. Toda a vez que ele vender aquilo vai gerar royalties no secundário de volta para o estádio, de volta para a produtora do evento. É algo que não acontece hoje, além de uma grande dor quando ocorre uma fraude e o cambista vende uma entrada falsificada”, explica. No caso das joias, os certificados de autenticidade em papel da joalheria Sauer serão convertidos em NFTs. 

Onde adquirir NFTs

Em geral, os NFTs não podem ser comprados com o dinheiro usado no cotidiano, e sim apenas com criptomoedas. Portanto, o primeiro passo para quem deseja comprar essas artes cripto é criar uma conta em uma corretora como a Binance, por exemplo, que é a mais famosa do ramo.

Uma vez tendo a conta aberta, já é possível ter uma carteira digital (que também pode ser chamada de e-wallet na comunidade) e então realizar a compra das criptomoedas. Essas sim podem ser compradas com dinheiro. A mais utilizada como método de pagamento para os NFTs é a Ethereum (ETH). Veja aqui onde comprar e vender.