Top 10 Criptomoedas No Meu Radar em 2022
Em nenhum trecho ou parte deste report será recomendada a compra de algum ativo ou criptomoeda, e o mesmo não deve ser encarado como recomendação de investimento.
O objetivo do report é puramente educacional, visando elencar projetos de criptomoedas interessantes do ponto de vista econômico e de tecnologia.
Aparentemente entramos em um bear market no começo de 2022, e é possível que este mercado com tendências de quedas e muita instabilidade dure até o final do ano, ou até mais longe. Diante deste cenário, para quem não quer tomar riscos, qualquer cripto pode ser arriscado demais, e o BTC com certeza representa o ativo cripto mais seguro.
Dito isso, se você acredita no potencial da tecnologia a longo prazo, mercados de baixa como esse podem ser uma excelente oportunidade para se montar um portfólio de moedas e tokens ainda pequenos mas com bom potencial de valorização no médio e longo prazo.
Como sempre, não se esqueça da estratégia de picar o seu investimento em várias parcelas distribuídas aos dois meses para obter o preço médio. Nunca tente adivinhar o fundo do poço.
Abaixo você encontra 10 moedas que estão no meu radar para possivelmente montar um portfólio em 2022.
1 – Avalanche (AVAX)
Um projeto muito interessante é a Avalanche, que utiliza a como moeda o token AVAX. Fundada por Emin Gün Sirer, o protocolo Avalanche possui um fundador extremamente experiente e com muito conhecimento sobre o assunto (Gün Sirer possui papers publicados sobre redes descentralizadas desde o início dos anos 2000!) Além disso, outro fator que me agrada nas propostas deste desenvolvedor é a tentativa de tentar tornar a blockchain escalável “on-chain”, ao contrário do que vem sido realizado por Buterin e os desenvolvedores do Ethereum. Inclusive, estes dois importantíssimos desenvolvedores se envolveram em uma discussão no Twitter recentemente em função da divergência de ideais, visto que Gün Sirer defende os esforços para criar uma blockchain escalável. A favor da Avalanche também pesam um Total Valor Locked (TVL) muito elevado (acima dos US$ 10 bilhões), assim como taxas baixas e tempos de transação baixíssimos (cerca de 1s), subnets para a criação de aplicativos.
2 – Near Protocol (NEAR)
Outro projeto que merece muito destaque é o Near protocol, cujo token do projeto é denominado NEAR. Mais um projeto Layer-1, o Near conta com alguns destaques positivos muito importantes. O primeiro destaque é a implementação de sharding como solução de escalabilidade (sharding é uma técnica utilizada há muito tempo em banco de dados, e os desenvolvedores estão tentando adaptar o uso desta técnica como solução de escalabilidade em blockchain. Esta técnica consiste em utilizar uma única blockchain que será dividida, ou seja, teremos validadores específicos para cada um destes “cortes” da blockchain, aumentando consideravelmente o potencial de escalabilidade). Mais um destaque positivo do Near é a presença de investidores muito fortes por trás do projeto, trazendo ainda mais confiabilidade para o Near Protocol. Por fim, também deve ser destacada toda a seção de recrutamento e treinamento de desenvolvedores (que pude participar e achei fenomenal!) Em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada entre as blockchains layer-1, a capacidade de atrair desenvolvedores capacitados pode fazer total diferença para o sucesso do projeto. Por isso, o Near Protocol é mais um projeto para ficar de olho em 2022!
3 – Fantom (FTM)
Assim como os demais apresentados até aqui, o Fantom (FTM) também é um projeto layer-1. Entre os principais diferenciais apresentados pelo projeto que podem viabilizar um amplo crescimento em 2022, é interessante destacar a sua baixa valorização até o momento, que nos permite imaginar um aumento em sua capitalização e mercado ao longo deste ano (a Fantom ocupa apenas a 32ª posição no ranking de capitalização de mercado do CoinMarketCap), aliado a um TVL (valor travado em smart contracts) elevadíssimo, ou seja, muita utilização e uma relativamente baixa capitalização. Analisando ainda a relação MarketCap/TVL, o índice obtido para a blockchain Fantom é menor do que 1, o que significa que esta blockchain possui mais valor travado em smart contracts do que capitalização de mercado, o que pode sugerir uma forte valorização ao longo de 2022. Além disso, a blockchain Fantom também conta com aplicativos interessantes, assim como uma exchange descentralizada que apresenta um bom funcionamento (SpookySwap).
4 – Harmony (ONE)
Chegando na metade da nossa lista, o Harmony é mais um projeto layer-1 interessantíssimo e que pode entregar rendimentos atrativos ao longo de 2022. Neste ponto da publicação, você já deve ter percebido que o meu foco (e que acredito ter o maior potencial de retorno) são os projetos layer-1, ou seja, são aquelas blockchains que possuem os próprios validadores, que possuam toda a infraestrutura necessária para que desenvolvedores possam criar aplicativos dentro dela. Isso é importante porque mostra que a blockchain está se estruturando da maneira correta e também porque este tipo de blockchain já possui um modelo de negócios claro. Outro destaque importante deste protocolo é o fato de também ter implementado o sharding como solução de escalabilidade, assim como o NEAR protocol. Além disso, a blockchain Harmony conta com um projeto muito interessante, que é o DeFi Kingdoms, que começou exclusivamente nesta blockchain e possui uma comunidade forte, contribuindo para o fortalecimento da Harmony.
5 – Kadena (KDA)
O sexto projeto interessante para ficar de olho em 2022 é a Kadena, mais um projeto layer-1 desta lista. Até o presente momento, todas as blockchains apresentadas são do tipo Proof of Stake (PoS), já a Kadena possui uma proposta diferente, uma vez que essa blockchain é do tipo Proof of Work (PoW), além de ser escalável e com smart contracts. Diante disso, como a diversificação de projetos é muito interessante para qualquer portfólio, ter uma blockchain escalável do tipo PoW pode ser muito interessante. Outros fatores que também chamam a atenção desta blockchain são: o enorme volume de transações por segundo (TPS), podendo chegar a centenas de milhares de transações por segundo; a presença de um conselheiro com muito conhecimento e experiência no assunto, que é o Dr. Stuart Haber. Haber foi o coinventor da primeira blockchain, que existia desde os anos 90, além de ser um dos primeiros especialistas a trabalharem no desenvolvimento de blockchains.
6 – DeFi Kingdoms (JEWEL)
Na sétima colocação desta lista, temos o primeiro projeto que não é layer-1 desta lista. Ao falarmos da blockchain Harmony comentamos sobre um projeto muito interessante, que é o DeFi Kingdoms. Este projeto é muito interessante, uma vez que mescla as finanças descentralizadas (DeFi) com um jogo, e os resultados desta mescla prometem entregar resultados interessantes em 2022. Lançado na blockchain Harmony, o DeFi Kingdoms conta com uma comunidade muito grande. Sendo assim, vale acompanhar o crescimento da moeda do game (JEWWL), que pode apresentar uma valorização atrativa ao longo deste ano.
7 – Magic (MAGIC)
Na oitava colocação deste ranking, temos o token Magic, que possui uma proposta muito interessante e que pode trazer benefícios importantes para os jogos NFT. Para entender melhor qual é a proposta deste projeto, vamos considerar o exemplo de um jogo famoso de NFT, como é o caso do Axie Infinity. Ao realizar as missões e vencer batalhas PvP dentro deste game, você é recompensado com tokens do Axie Infinity (que podem ser AXS ou SLP). No entanto, caso o jogo deixe de ter a entrada de novos players, os tokens perdem a sua utilidade e, consequentemente, seu valor. A ideia do projeto que envolve este token é criar uma moeda multi-chain, que pudesse ser utilizada não só dentro de um único jogo, mas também para vários jogos e até mesmo outras aplicações. Sendo assim, se você está de olho no mundo dos games NFT, a moeda MAGIC pode ser uma opção interessante para este ano.
8 – Qredo (QRDO)
Chegando na penúltima colocação desta lista, mais um token que deve ser observado de perto ao longo de 2022 é o QRDO, referente ao projeto Qredo. Apesar de o nome parecer estranho para os brasileiros, o projeto é muito interessante! Com o crescimento das criptomoedas tanto no setor corporativo quanto no setor pessoal, realizar a gestão das chaves privadas (que controlam os fundos) não é tarefa fácil. Por exemplo, considerem empresas que compraram criptomoedas recentemente, como é o caso do Mercado Livre e Tesla. Quem será o responsável pela gestão dessas chaves privadas? Quem terá acesso a essas chaves? O projeto Qredo tem como objetivo principal resolver este problema de uma forma descentralizada, ou seja, desenvolver uma solução descentralizada para o armazenamento e gestão segura destas chaves privadas, com foco no setor corporativo. Obviamente, o desafio para esta empresa é grande, mas os resultados certamente serão proporcionais à dificuldade do problema.
9 – Octopus Network (OCT)
Na décima colocação deste ranking, temos mais um projeto muito interessante e com amplo potencial de crescimento, que é o Octopus Network, representado pelo token OCT. A proposta do Octopus Network é facilitar a criação de chains separadas e específicas para aplicativos. Considere a seguinte situação, você lança um aplicativo de sucesso e deseja deixar de ser apenas um token (do Ethereum, da Binance Smart Chain e assim por diante). O Octopus Network possibilita a você possuir a sua própria blockchain, garantindo mais liberdade para o desenvolvimento, possibilitando o controle dos validadores, do tempo de confirmação de transação e outros parâmetros importantes. Além disso, o investimento e complexidade de utilização do Octopus Network são muito menores quando comparados às outras redes que possibilitam este tipo de recurso, como Polkadot e Cosmos.
10. Verasity (VRA)
É um projeto muito interessante focado em soluções de vídeo e anúncios. Mais especificamente, estão desenvolvendo uma tecnologia para tentar distribuir anúncios em websites e jogos online com prevenção de fraudes, uma vez que cliques falsos são um dos grandes problemas do segmento de anúncios online. Estão trabalhando em parceria com grandes empresas deste setor, portanto se conseguirem validar a tecnologia o projeto pode crescer rapidamente.