Pump and Dump: criptomoeda sobe 13.000% em cinco minutos e cai a quase zero no dia seguinte

Você já ouviu falar no efeito Pump and Dump? Trata-se de uma fraude em que os investidores são enganados com tokens a preços inflacionados artificialmente: depois do suposto sucesso, as pessoas que possuem o maior número de tokens vendem tudo, e a criptomoeda passa por uma queda imediata. Foi o que aconteceu recentemente com a SafeMoon, que subiu 13.000% em cinco minutos e caiu a quase zero no dia seguinte.

A criptomoeda foi divulgada massivamente por celebridades de primeira linha, incluindo Nick Carter, Soulja Boy, Lil Yachty e os YouTubers Jake Paul e Ben Phillips. Normalmente, é isso o que acontece nos esquemas de Pump and Dump: as celebridades e os influencers promovem os tokens para sua base de fãs, prometendo altos retornos de investimento. No caso da SafeMoon, os famosos envolvidos na divulgação foram acusados de terem participado do esquema com uma lenta venda de suas participações.

SafeMoon: a criptomoeda que subiu 13.000%

Na noite da última sexta-feira (15), o token SafeMoon Price (SAFEMOON) conseguiu passar por uma alta de mais de 13.000% em cinco minutos, mas levou sucessivas quedas até despencar praticamente os mesmos 13.000% logo no dia seguinte. A informação vem de um gráfico do CoinmarketCap.

O mais inusitado é que o criptoativo  passou por duas ascensões e quedas, com direito a uma estranha coincidência nos horários em que esses movimentos aconteceram. De acordo com o gráfico, a “explosão” inicial do SAFEMOON aconteceu às 21 horas de quarta-feira (13), quando o criptoativo “riscou” uma linha ascendente de praticamente 90 graus, porque, cinco minutos depois, o token já valia 131,43 vezes mais do que o preço anterior, o que representava uma alta de mais de 13.000%. 

Às 23 horas, o token caiu verticalmente e, em cinco minutos, perdeu cerca de 16%. Pelo que demonstra o gráfico, o preço do token continuou relativamente lateralizado até a madrugada de quinta-feira (14), porque às 5h20 o mapeamento indica que uma nova alta verticalizada elevou novamente o preço do criptoativo, em 20%, em apenas cinco minutos. Este segundo topo do SAFEMOON durou uma hora, porque às 6h20 uma nova queda bruta se apoderou do valor do token, novamente de quase 16%.

No decorrer do dia, é possível identificar outras quedas de menor percentual, mas aparentemente em horários pontuais: uma delas às 7h50 e outra às 9h40, por exemplo.  Às 19h40 de quinta-feira, menos de 24 horas da “alta”, o SAFEMOON perdeu 55% de seu valor naquele momento em uma nova queda, de cinco minutos, episódio que se reprisou às 22h10, ou seja, pouco mais de 24 horas depois da ascensão do criptoativo, concretizando um esquema de Pump and Dump.