O que é Ripple (XRP)?
Quando falamos em criptomoedas, a primeira moeda digital que lembramos é o bitcoin, uma vez que o bitcoin é a principal criptomoeda do mundo e também apresenta os maiores valores de comercialização e também de capitalização de mercado. Assim como o bitcoin, outra criptomoeda que está sempre em evidência é o Ether, criptomoeda da ethereum que possui grande importância e aplicações tecnológicas.
Além destas duas moedas, também podemos encontrar notícias sobre diversas outras criptomoedas que estão no mercado, em especial quando ocorrem grandes novidades ou valorizações das criptomoedas. Um exemplo desta situação foi a Dogecoin, que surgiu como um meme e está há algumas semanas em evidência devido a sua grande valorização. Outra moeda que também tem sido encontrada recentemente na mídia é a Ripple (XRP), que tem enfrentado e vencido processos da Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos (SEC). Desta maneira, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre esta importante criptomoeda, explicando de uma forma simplificada sobre o processo que envolve a Ripple.
Surgimento do Ripple
A Ripple Labs, empresa que está por trás da criptomoeda Ripple, surgiu no ano de 2012, aproveitando um trabalho de 2004, que era a RipplePay, um sistema que buscava ser uma rede de pagamentos P2P. Já a moeda XRP foi lançada no ano seguinte (2013), época em que a empresa conseguiu captar recursos de investidores e empresas de capital de risco.
Assim como ocorreu para algumas outras criptomoedas, o Ripple não foi criado com a finalidade de se tornar uma moeda, e sim para funcionar como um token que fornece liquidez para os bancos e outros agentes financeiros. Desta maneira, a proposta inicial do Ripple é funcionar como uma rede global de liquidação. Apesar disso, você pode adquirir e manter tokens XRP em sua carteira digital, e são vários os comerciantes que aceitam pagamentos em XRP, uma vez que estas moedas possuem uma boa agilidade e custos reduzidos.
Vantagens e desvantagens do XRP
Assim como ocorre para todos os investimentos e para as criptomoedas de uma forma geral, o Ripple apresenta algumas vantagens interessantes e também alguns destaques negativos. É importante que os investidores avaliem cada um destes pontos antes de adquirir uma moeda, uma vez que estes fatores com certeza impactarão nas variações de preço destes ativos. Dito isso, veja a seguir alguns diferenciais interessantes do token XRP:
- Velocidade de transação: Quando comparado aos outros tokens, o XRP ganha destaque devido a sua excelente velocidade de transação. As transações utilizando tokens XRP são realizadas em até 4 segundos, o que é muito mais rápido que as principais criptomoedas que estão em utilização no mercado.
- Custos reduzidos: Ao mesmo tempo que apresenta uma maior velocidade de transação, o XRP também apresenta custos reduzidos em relação às principais criptomoedas, como o bitcoin e o Ether.
- Integração com sistemas financeiros tradicionais: Outro destaque interessante do sistema criado pela Ripple é a possibilidade de integração com os sistemas financeiros tradicionais, permitindo uma conexão simplificada com as redes de pagamento.
Da mesma maneira, vamos analisar a seguir algumas das principais desvantagens do token XRP:
- Centralização: Uma das principais vantagens e objetivos das criptomoedas é promover a descentralização das finanças, ou seja, realizar transações financeiras, pedir empréstimos e outras operações sem depender de governos, bancos, empresas de tecnologia e instituições financeiras. Como o token XRP é controlado pela sua criadora, a Ripple, e seus desenvolvedores detêm a maior parcela destas criptomoedas, é possível afirmar que o XRP não é tão descentralizado quanto as principais criptomoedas.
- Processo envolvendo a SEC: Outro destaque negativo em relação ao token XRP e a Ripple é o processo que a empresa está enfrentando na comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Isso porque a comissão identificou que a empresa Ripple força notícias otimistas relacionadas ao token XRP, aumentando assim o interesse do varejo em adquirir estas moedas, enquanto os empresários que detém os tokens XRP os colocam no mercado. Desta forma, os aumentos envolvendo o token XRP teriam sido forjados por essas notícias. Ao analisar esta situação, é possível identificar que quem mais irá lucrar com estes tokens são os primeiros usuários, enquanto os últimos a adquirir o token XRP tendem a sair no prejuízo, o que lembra muito um esquema de pirâmide financeira. Assim, os processos enfrentados pela Ripple fazem com que a moeda passe por muitas oscilações, e isso tem refletido diretamente em seu preço. Além disso, o processo parece estar longe de terminar.
Comparação com o bitcoin
Depois de observarmos algumas das vantagens e desvantagens do token XRP, é interessante realizarmos uma comparação deste token com o bitcoin, que é a principal criptomoeda do mundo. Desta forma, vamos observar a seguir algumas diferenças entre estas duas moedas:
- Proposta de criação: O objetivo destes tokens, a partir do momento da sua criação, já são diferentes. Enquanto o bitcoin foi criado com o objetivo de criar um sistema descentralizado de pagamentos de bens e serviços, o Ripple foi criado com a finalidade de se tornar um sistema de liquidação, remessa de pagamento e troca de moeda destinado aos bancos e outras redes de pagamento.
- Tecnologia blockchain: O bitcoin, como você deve saber, é baseado na tecnologia blockchain. Já o Ripple não utiliza esta tecnologia, mas um livro de consenso distribuído, que recebe o nome de XRP Ledger.
- Tempo de confirmação da transação: já destacamos este item quando falamos das vantagens do token XRP, mas é interessante destacarmos a diferença neste quesito. Enquanto o bitcoin demora cerca de 10 minutos para confirmar uma transação, o XRP leva apenas 4 segundos. Isso leva a uma capacidade computacional de 1500 transações por segundo do Ripple, enquanto o bitcoin processa apenas 7 transações no mesmo intervalo de tempo.
- Mineração: Outra diferença importante entre estas moedas se dá quando falamos na mineração. Enquanto para o bitcoin, novas moedas são criadas como uma forma de recompensa para mineradores que disponibilizam seu poder computacional para manter a rede blockchain, o Ripple criou 100 bilhões de tokens XRP desde o seu início, e possui um calendário definido de liberação destes tokens. Além disso, os nodes que atuam na validação do Ripple não recebem nenhuma compensação pelo trabalho exercido.
- Centralização: O fato de existir uma empresa por trás do token XRP faz com que a moeda se torne muito mais centralizada em comparação com o bitcoin. Apesar disso, os investidores desta criptomoeda não enxergam isso como um problema, uma vez que a moeda não foi criada para competir diretamente com o bitcoin e o Ether.
Comprar e armazenar tokens XRP
Depois de conhecer um pouco mais sobre esta importante criptomoeda, se você deseja adquirir e armazenar tokens XRP em sua carteira digital, saiba que essa tarefa será extremamente fácil. Isso porque o processo de aquisição destes tokens é o mesmo das outras criptomoedas, e você pode encontrá-lo com facilidade nas melhores exchanges do Brasil e do mundo. Em relação ao seu armazenamento, boa parte das carteiras para criptomoedas aceitam os tokens XRP, mas você deve levar isso em consideração na hora de escolher a sua carteira digital.
Desta maneira, pudemos apresentar ao longo desta publicação mais uma importante criptomoeda que temos em circulação no mercado, atualmente. Com uma das criações mais diferentes, visto que foi criada por uma empresa específica, os tokens XRP já deram muito o que falar desde a sua criação, e passam constantemente por altas e baixas em seu valor de negociação. Ainda assim, o Ripple é uma das criptomoedas mais populares e utilizadas no mundo, e todos os investidores deste ativo aguardam pelo desenrolar do processo envolvendo o Ripple. Quando os resultados parecem favoráveis à moeda, seu valor costuma subir consideravelmente, da mesma forma que seu valor diminui quando as decisões não são favoráveis à Ripple. Portanto, se você deseja investir nesta moeda, é importante ficar atento ao desenrolar deste processo!