GameStop lança marketplace de NFTs

O “inverno cripto” vem preocupando toda a comunidade, mas a empresa GameSpot resolveu nadar contra a maré e lançar um marketplace de NFTs mesmo neste cenário caótico.  A plataforma já está funcionando através de um método que o grupo chama de “beta público”.

Isso quer dizer que o usuário pode usar a plataforma para comprar, vender e criar NFTs, além de conectar a recém-lançada GameStop Wallet para gerenciar seus ativos digitais, embora também possa usar opções como WalletConnect e MetaMask. No entanto, não é qualquer um que pode criar um NFT na plataforma: os criadores interessados ​​precisarão se inscrever.

A novidade anunciada faz parte de um esforço promovido pelo próprio presidente da GameStop, Ryan Cohen, que pretende elevar a sua gama de serviços digitais e produtos online na varejista de videogames. Acontece que a GameStop tem planos maiores para o mercado no futuro, e o CEO anunciou um comunicado à imprensa que planeja “expandir a funcionalidade” para áreas como jogos Web3. 

Na página inicial do mercado NFT, a GameStop já está afirmando  que o suporte para o Immutable X, uma plataforma construída no Ethereum que é usado por alguns jogos NFT, está chegando em breve. As duas empresas também lançaram um programa de doações.

Em fevereiro deste ano, a varejista de jogos anunciou pela primeira que planejava abrir seu próprio mercado de NFT, mas nas últimas semanas, as vendas de NFTs caíram em meio a uma queda maior nas criptomoedas em geral. Empresas de criptografia como Coinbase , BlockFi e Crypto.com tiveram que demitir funcionários na tentativa de enfrentar a tempestade, mas a GameStop está avançando com seus planos.

De qualquer forma, a GameStop está abrindo seu mercado de NFT apenas alguns dias depois de demitir funcionários e demitir seu CFO, e os esforços de criptografia parecem ser uma parte importante do futuro da empresa. 

NFTs em colapso?

No último mês de maio, um relatório publicado no The Wall Street Journal citou dados da plataforma de análise de mercado NFT Nonfungible, sugerindo que o número de vendas de NFT caiu 92% desde uma alta histórica em setembro de 2021. No entanto, uma análise contrastante publicada nas redes sociais indica justamente o oposto: uma consolidação desse nicho.

Os dados de um painel da Dune Analytics — uma plataforma de análise centrada no Ethereum, concentrada em tornar os dados de criptografia acessíveis — sugeriram que o mercado de NFT ainda é robusto, com direito a uma quantidade de usuários e transações de NFTs são muito mais notável do que aquilo que foi relatado pela plataforma Nonfungible.

A situação dividiu opiniões na comunidade cripto e despertou buscas por diferentes fontes de informações, como a plataforma de análise da Nansen, que sugere uma ascensão de diferentes subsetores do mercado de NFTs, enquanto algumas áreas saturadas desse mercado apresentam queda. A plataforma apresenta, por exemplo, que as marcas altamente valorizadas (como Bored and Mutant Ape Yacht Club, por exemplo) ainda superam notavelmente os tokens relacionados aos games.