Finalmente! Coinbase lança versão beta de plataforma de NFTs
Na última quarta-feira (20), a exchange de criptomoedas Coinbase finalmente anunciou o lançamento da versão beta de seu mais aguardado projeto: a plataforma de tokens não fungíveis (NFTs), que tanto vêm chamando a atenção da comunidade cripto nos últimos anos. O marketplace em questão chegou a ser anunciado ao público no último mês de outubro.
A princípio, a novidade deve englobar apenas um pequeno grupo de usuários, mas a lista de espera — aberta pela corretora cripto em outubro, quando a plataforma foi anunciada pela primeira vez — já ultrapassa o número de três milhões de usuários seduzidos pela proposta diferenciada da plataforma, que além de permitir a negociação de NFTs baseados no Ethereum (ETH), também promete características voltadas às redes sociais, que podem lhe garantir um aspecto original em comparação com as concorrentes, como a OpenSea, já muito consagrada no mercado.
Plataforma de NFTs da Coinbase
Na prática, os usuários devem ter a possibilidade de exibir o perfil pessoal e ainda seguir contas que tenham algum interesse em comum e sejam indicadas, bem parecido com o que as redes sociais já aplicam no cotidiano, como o Instagram e o TikTok, dedicados a indicar conteúdos que acreditam que os usuários devem gostar, com base no algoritmo.
Outra característica desse ambicioso projeto da Coinbase é que os participantes também podem curtir e comentar as publicações. As informações vêm do veículo CoinDesk, que entrevistou um dos representantes da corretora.
Em coletiva de imprensa, Sanchan Saxena, vice-presidente de produtos da Coinbase, anunciou que a principal ideia por trás da plataforma é a interação entre os usuários. “Esse produto é mais do que apenas comprar e vender; é sobre construir sua comunidade. Trata-se de garantir que você possa se conectar e interagir com eles na plataforma”, comunicou.
Segundo esse anúncio da versão beta da plataforma, a ideia é suportar “todos os tipos de carteiras de auto custódia”, além da wallet oficial da Coinbase. Isso ilustra uma das ‘missões’ da empresa em meio a esse novo passo: “um ambiente de NFTs aberto para todos”. A equipe da Coinbase também chegou a deixar claro que o marketplace deve permitir as compras fiduciárias por meio de cartões de crédito.
De acordo com a própria vice-presidente de produtos da Coinbase, a plataforma deve ter início com direito a taxas de transação zeradas, e o objetivo é futuramente implementar uma taxa baixa de um dígito.
NFTs: a mais nova aposta do mercado cripto
Já não é de hoje que os NFTs vêm tomando o mercado cripto e chamando a atenção por seus número altíssimos. No início do mês, um jovem holandês vendeu “a própria alma” como um NFT, por simplesmente 1.040 ETH, o que representa aproximadamente US$ 3,6 milhões (ou, em conversão direta, R$ 16,5 milhões). Segundo o “contrato” que acompanha a venda do NFT, quem comprar sua alma tem o direito de reivindicar publicamente sua posse, transferir a alma, toda ou em parte.
Os NFTs também se destacam por conta da série de golpes que vêm acontecendo, preocupando os especialistas da economia, levando a prejuízos milionários.