Hashdex e Victory Capital Tentam Lançar o Primeiro ETF de Criptomoedas Dos Estados Unidos
Quem está acompanhando o mercado de criptomoedas há algum tempo certamente já percebeu a importância do aumento das formas de investimentos em criptomoedas, uma vez que isso contribui fortemente para o crescimento das moedas digitais, resultando normalmente no aumento do preço destes ativos. Atualmente, você consegue investir em criptomoedas no Brasil através das exchanges, que são as mais populares no setor, mas também é possível investir em bitcoin e criptomoedas através de fundos de investimentos e também ETFs, que foram lançados recentemente no país e estão fazendo muito sucesso. Em outros países, como é o caso dos Estados Unidos, existem algumas formas de investir nas criptomoedas, mas os ETFs ainda não estão disponíveis. No entanto, este fato parece estar muito próximo de se ser mudado, uma vez que a Hashdex e a Victory Capital estão tentando lançar o primeiro ETF de criptomoedas da história dos Estados Unidos. Desta maneira, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre esta tentativa, destacando também o que são os ETFs e qual a sua importância para o mercado de criptomoedas.
O que são ETFs?
Antes de mais nada, vamos a uma breve explicação sobre o que são ETFs, para que você possa compreender melhor o assunto e aproveitar melhor as informações seguintes. ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, que são popularmente conhecidos no Brasil como fundos de índices. Isso ocorre porque os ETFs são baseados em índices, que podem ser da bolsa de valores, como o Ibovespa, ou de criptomoedas, em que alguns dos principais índices são o Chicago Mercantile Exchange (CME) e o Nasdaq Crypto Index (NCI). Com isso, estes fundos de índices são importantíssimos para o acesso dos investidores, uma vez que podem ser acessados através da bolsa de valores, como já acontece no Brasil.
Qual seria o primeiro ETF de criptomoedas dos Estados Unidos?
O projeto para o primeiro ETF de criptomoedas dos Estados Unidos foi desenvolvido por duas empresas que trabalharam em conjunto: a Hashdex, uma empresa brasileira e referência mundial quando tratamos de fundos de investimentos em criptomoedas e a Victory Capital, que também é uma referência mundial em investimentos e é uma gestora norte-americana. As duas empresas enviaram na última quarta-feira os documentos necessários para a SEC, que é a autoridade reguladora para valores mobiliários nos Estados Unidos (a SEC realiza o mesmo papel que a CVM no Brasil). As empresas buscam a aprovação de um fundo chamado Victory Hashdex Nasdaq Crypto Index Fund. e vai acompanhar o índice Nasdaq Crypto Index, que já é conhecido pelos brasileiros. Sendo assim, o fundo desenvolvido pelas empresas será composto por oito criptomoedas diferentes (Bitcoin, Ether, Litecoin, Chainlink, Bitcoin Cash, Uniswap, Filecoin e Stellar).
Em caso de aprovação, como mencionamos ao longo desta publicação, o fundo de índices será o primeiro dos Estados Unidos focados no mercado de criptomoedas. Desta maneira, este é um marco amplamente esperado pelos investidores mundiais de criptomoedas, uma vez que a aprovação do primeiro fundo de criptomoedas nos Estados Unidos pode abrir caminho para a criação de novos fundos, e o mercado de ETFs é extremamente popular nos Estados Unidos e facilitará de uma forma incrível o acesso às criptomoedas. Portanto, a expectativa para esta possível aprovação é alta e o preço das criptomoedas pode passar por significativas variações após a deliberação da SEC.
Brasil é exemplo de sucesso dos ETFs
É interessante destacar que o fundo que está sendo discutido nos Estados Unidos é muito semelhante ao HASH11, ETF que já está disponível no Brasil e que é baseado no mesmo índice. Além disso, temos mais opções de investimento em ETFs de criptomoedas em nosso país, uma vez que o país já conta com o QETH11, que replica o preço do Ether de acordo com o índice CME CF Ether Reference rate, da Bolsa de Chicago, com o BITH11, que foi listado na B3 na última quinta-feira (05/08) e em breve terá o ETHE11, que será 100% ao Ether e já foi até mesmo aprovado pela CVM, mas ainda não fez a sua estreia na bolsa de valores brasileira.
Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação uma breve descrição sobre o que são os Exchange Traded Funds (ETFs), destacando a sua importância e utilização no Brasil e em outros países. Além disso, apresentamos o fundo que as empresas Victory Capital e hashdex pretendem lançar nos estados Unidos, e como uma aprovação pela SEC pode impactar no futuro e crescimento das criptomoedas. É interessante destacarmos que estes fundos tendem a fazer muito sucesso, uma vez que os ETFs eram pouco utilizados no Brasil e, com o início da oferta deste tipo de fundos na bolsa de valores, os ETFs cresceram rapidamente e são cada vez mais procurados em nosso país. Já nos Estados Unidos, em que os ETFs já possuem muita popularidade, estes fundos de índices de criptomoedas tendem a aumentar consideravelmente o investimento dos americanos em criptomoedas, o que seria fundamental para um fortalecimento ainda maior das criptomoedas e para a consolidação das principais criptomoedas do mundo, que são utilizadas por estes índices. Sendo assim, devemos aguardar o posicionamento da SEC em relação a estes fundos, mas a expectativa dos investidores é alta!