Bancos Brasileiros Que já Oferecem Produtos de Investimento em Criptomoedas

Você que acompanha o mercado financeiro já deve ter percebido que as criptomoedas são uma realidade em praticamente todos os lugares do mundo. Com uma consolidação destas criptomoedas, que atingiram patamares de preços significativos durante o ano de 2021, o número de investidores que procuram sobre o assunto é cada vez maior. No entanto, uma parcela de investidores que não possuem um amplo conhecimento sobre o mercado de bitcoin e criptomoedas deixa de investir no ramo em função da falta de experiência no ramo, o que leva a uma maior insegurança na hora de investir.

Pensando justamente na falta de experiência e conhecimento de alguns investidores, os principais bancos e fintechs do Brasil passaram a oferecer formas diferentes para você aplicar o seu dinheiro em criptomoedas, tudo isso dentro do próprio aplicativo do banco! Com base nisso, vamos apresentar a seguir os principais bancos e fintechs brasileiros que já oferecem produtos de investimento em criptomoedas. Além disso, vamos apresentar também quais são as principais maneiras que você pode investir em bitcoin e criptomoedas.

Quais as principais formas de investir em bitcoin?

Antes de começarmos a falar dos principais bancos que oferecem investimentos em criptomoedas, é interessante conhecermos sobre algumas das principais formas de investimento em criptomoedas na atualidade. Isso porque, para investidores que não acompanham esta área, as criptomoedas podem ser uma grande novidade. Dito isso, vejamos as principais opções disponíveis atualmente:

  • Exchanges de criptomoedas: Sem dúvidas, as exchanges são as opções mais conhecidas e utilizadas pelos investidores que desejam aplicar o seu dinheiro em bitcoin e criptomoedas. As exchanges funcionam como corretoras de bitcoin e criptomoedas, criando um ambiente seguro e confiável para a compra, venda e troca de criptomoedas, mediante o pagamento de taxas por essas operações. As principais criptomoedas do mundo, como o bitcoin e o Ether, são encontradas em praticamente todas as exchanges conhecidas do Brasil e do mundo. Já outras criptomoedas menos conhecidas (que podem ser uma ótima oportunidade!), são encontradas em apenas algumas corretoras. Uma vez que já comentamos bastante sobre o assunto, não vamos nos alongar em relação às exchanges, mas você pode investir nas exchanges centralizadas (mais comuns) do Brasil e do mundo, assim como poderá investir por meio de exchanges descentralizadas.
  • Fundos de investimentos passivos: Uma outra opção extremamente interessante e que está sendo cada vez mais procurada por novos investidores são os fundos de investimento passivos. Em um fundo de investimentos passivo, você entrará “apenas” com o dinheiro a ser investido, e esse dinheiro será aplicado em uma seleção de criptomoedas pré-estabelecida, não sendo alterada até o final. Além de ser uma opção altamente procurada por quem deseja investir em criptomoedas, mas não possui tanto conhecimento no assunto, você verá adiante que os fundos de investimentos passivos são as opções mais encontradas entre as disponibilizadas pelos bancos e instituições financeiras.
  • Fundos de investimentos ativos: Outra opção que é frequentemente procurada pelos investidores são os fundos de investimentos ativos. No caso dos fundos de investimentos ativos, você “contratará” um investidor profissional, que irá aplicar o seu dinheiro em criptomoedas e poderá realizar operações de compra e venda de acordo com as modificações do mercado, sempre visando obter o máximo de lucro possível. De uma forma geral, os fundos de investimento ativos costumam entregar valores interessantes, e você deve estar atento em relação às taxas de performance que podem ser cobradas.
  • Bolsa de valores: Uma das maneiras mais recentes para a realização de investimentos em bitcoin e criptomoedas no Brasil ocorre por meio da bolsa de valores brasileira, através dos fundos de índices (também encontrados pelo seu nome em inglês, Exchange Traded Funds – ETFs). Podemos dizer que um ETF funciona de forma muito similar a um fundo de investimento passivo, com algumas particularidades interessantes, mas que discutiremos em uma outra publicação. Para ressaltar como esta forma de investimento é recente, temos apenas um ETF de criptomoedas do país, o HASH11, e o primeiro ETF com 100% de exposição ao bitcoin será negociado somente a partir do dia 23/06! No momento, o principal objetivo é que você conheça as diferentes formas de investir em bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Você ainda poderá encontrar algumas outras formas de investimento em bitcoin, mas que não são tão usuais e aplicadas por uma grande parcela dos investidores. Com certeza, as 4 opções apresentadas acima correspondem à maioria esmagadora dos investimentos em bitcoin e criptomoedas.

Bancos brasileiros que já oferecem produtos de investimento em criptomoedas

Depois de entendermos melhor quais são as maneiras que podemos investir em bitcoin e criptomoedas, chegou a hora de conhecermos alguns dos bancos e fintechs brasileiros que já oferecem produtos de investimento neste setor. Apesar de um movimento recente, o número de instituições financeiras que estão oferecendo este tipo de produto está crescendo rapidamente, e é muito provável que a grande maioria dos bancos passem a oferecer estes produtos. Vejamos as principais instituições até o momento.

Itaú

Você certamente conhece o banco Itaú, independente de ser um investidor ou não. Isso porque o banco Itaú é um dos maiores do mundo e um dos mais utilizados aqui no Brasil. O banco Itaú foi um dos pioneiros a oferecer produtos de investimentos em criptomoedas, através do Itaú Personnalité. O banco passou a oferecer a opção de investimento em criptomoedas através do fundo HASH11, o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil. Além disso, o banco também oferece opções de consultoria para seus usuários e outros fundos de investimento.

Banco do Brasil

Assim como o Itaú, o Banco do Brasil é um dos mais populares no país e também vai oferecer um produto de investimento em criptomoedas a partir do próximo dia 26, que é a data para o início das negociações do fundo de criptomoedas da HashDex na B3. Assim como o banco anterior, o Banco do Brasil irá oferecer o HASH11 para seus clientes que desejam investir em criptomoedas.

Nubank

Não tão tradicional como os dois bancos anteriores, mas que tem conquistado muito destaque (principalmente entre o público jovem) nos últimos anos, o Nubank é mais uma instituição financeira que passa a oferecer uma opção de investimento em bitcoin e criptomoedas. Após a compra da corretora Easyinvest, o banco digital passou a oferecer opções de investimentos em criptomoedas. Uma das opções oferecidas pelo Nubank é o ETF de bitcoin da QR (QBTC11), que já era oferecido pela corretora. Apesar de ser um dos primeiros bancos a oferecer este tipo de investimento, a ação do Nubank foi considerada atrasada por parte dos usuários, uma vez que bancos tradicionais (como os mostrados acima), se anteciparam ao banco digital.

Banco Inter

Assim como o Nubank, o banco Inter é mais um banco digital de história considerada recente, mas que está fazendo muito sucesso devido às facilidades que fornece para seus usuários. Assim como o Nubank, o ETF ofertado pelo Banco Inter será o QBTC11, que será negociado por meio da Inter DTVM, a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Banco Inter. Além deste ETF, o Banco Inter também oferece outros investimentos em criptomoedas, em parceria com corretoras já conhecidas no mercado (como Vitreo Criptos e Hashdex), assim como outros fundos de investimentos.

BTG Pactual

Para finalizarmos nossa lista (que certamente deverá aumentar nas próximas semanas, então não fique surpreso com a ausência do seu banco preferido!), o Banco BTG Pactual, considerado o maior banco de investimentos da América Latina, é mais uma opçã0o de banco que possui opções de investimentos em criptomoedas. Através do fundo de investimentos BTG PACTUAL BITCOIN 100 FIC FIM, você poderá investir em um fundo com 100% de alocação em bitcoin. Além desta opção, o BTG Pactual também conta com outros fundos que mesclam a exposição ao bitcoin com investimentos em renda fixa.

Como você pôde observar ao longo desta publicação, o número de investidores em bitcoin e criptomoedas tem crescido cada vez mais, o que levou os bancos a formarem parcerias com instituições financeiras especializadas e passarem a oferecer produtos de investimento em criptomoedas para seus clientes. Com a redução das taxas de juros que ocorreram no país nos últimos anos, a tendência é que um número ainda maior de habitantes passe a procurar por alternativas de investimento, e os bancos que passaram a oferecem opções de aplicação em criptomoedas terão uma variedade incrível de opções para seus clientes.

Além disso, você também observou que a maioria das opções de investimento se dão por meio de fundos de investimento, que fazem com que você não se preocupe em acompanhar o mercado (embora seja altamente recomendado!) Com o crescimento das criptomoedas e também do número de investidores por meio dos apps dos bancos, a tendência é que as opções de investimento cresçam ainda mais, assim como o número de instituições financeiras que oferecem este serviço. Portanto, se a sua instituição financeira ainda não oferece este tipo de serviço, não deixe de cobrá-los!