Starbucks lança plataforma de NFTs com programa de fidelidade

Nesta semana, a Starbucks decidiu abraçar o universo cripto ao lançar uma plataforma de NFTs chamada Odyssey, atrelada a uma espécie de programa de fidelidade. A iniciativa deve chegar primeiro nos EUA, já neste ano, mas não há previsão para a data de lançamento em outros países.

A ideia da plataforma é que os clientes membros do programa de fidelidade ganhem e comprem selos digitais colecionáveis através de um aplicativo desenvolvido durante uma parceria com a Polygon — blockchain de segunda camada da Ethereum — a partir de uma tecnologia blockchain. 

Segundo o comunicado, os usuários poderão ganhar (por meio de jogos e outros desafios) ou comprar NFTs que terão valores de pontos com base em sua raridade e podem ser comprados ou vendidos no mercado Odyssey. Mais pontos também significam mais oportunidades para desbloquear mais experiências, incluindo exemplos que vão desde uma aula virtual de preparação de martini expresso, acesso a mercadorias exclusivas e colaborações de artistas, convites para eventos exclusivos no Starbucks Reserve Roasteries ou até viagens ao Starbucks Hacienda Alsacia fazenda de café na Costa Rica.

Embora a Starbucks Odyssey possa parecer diferente de outras plataformas NFT, o vice-presidente executivo e diretor de marketing da Starbucks, Brady Brewer, falou sobre a importância da tecnologia moderna: “Aproveitar a tecnologia Web3 permitirá que nossos membros acessem experiências e propriedade que não eram possíveis antes”, comentou.

“Ao integrar o ecossistema Starbucks Rewards e fundamentar a experiência em café, conexão e comunidade, estamos entrando no espaço da Web3 de forma diferente de qualquer outra marca, ao mesmo tempo em que aprofundamos a conexão de nossos membros com a Starbucks. Nossa visão é criar um lugar onde a comunidade de nossos clientes  possa se reunir digitalmente para tomar um café, se envolver em experiências imersivas e celebrar a herança e o futuro da Starbucks”, completou.

No início do mês, o grupo de bebidas Campari anunciou sua mais nova aposta para a web 3.0: um projeto intitulado The Campari Blockchain. Através dessa plataforma, a marca lançou uma coleção de NFTs — Alchimia di Campari, focada na coquetelaria.

Segundo o site oficial, The Campari Blockchain é um “projeto atemporal que tem como objetivo construir uma comunidade forte de amantes da coquetelaria/mixologia assim como apoiar a comunidade de bartenders, através do fundo da Campari Academy”. O primeiro projeto, dentre muitos que estão por vir, de The Campari Blockchain é o lançamento da coleção em questão.

Assim como no caso da Starbucks, cada um dos NFTs envolvidos no projeto da Campari dará acesso a benefícios exclusivos.