Quem Criou o Bitcoin?
[transcrição do vídeo abaixo]
Fala, pessoal. Aqui é Daniel Scocco do canal criptos.com.br, e hoje eu vou estar falando sobre três pontos do Bitcoin que são: quem criou o Bitcoin, quando o Bitcoin surgiu, e quem controla o Bitcoin hoje, porque eu acho que muitas pessoas têm uma noção equivocada desses pontos, principalmente para quem está tendo o primeiro contato com o Bitcoin agora. Então vamos lá, quando o Bitcoin surgiu? Me dá a impressão, às vezes, ouvindo o pessoal conversando, amigos, que muitas pessoas tendem a achar que é uma coisa nova, uma moeda que foi lançada há alguns anos atrás, e na realidade o Bitcoin é relativamente velho, principalmente se você pensar do ponto de vista de tecnologia; ele já tem mais de 10 anos.
Então, tudo começou no final de 2008, quando um sujeito chamado Satoshi Nakamoto, vou falar mais sobre ele, publicou um white paper descrevendo o funcionamento dessa moeda eletrônica, e esse white paper, inclusive, está disponível para quem quiser ler; é só você acessar, como você está vendo aí, bitcoin.org/bitcoin.pdf. É um pdf curto até, são apenas 9 páginas. Bem interessante, recomendo a leitura para todo mundo. Tem algumas partes técnicas, mas ele é bem acessível. Então, em 2008 foi publicado e no comecinho de 2009, a rede do Bitcoin começou a funcionar efetivamente, e o primeiro bloco foi minerado pelo próprio Satoshi Nakamoto. Em vídeos futuros eu vou explicar exatamente o que é o Bitcoin, o que é a rede Bitcoin, o que quer dizer minerar um bloco, mas fato é que já tem 10 anos que o Bitcoin está funcionado, que a rede está funcionando.
E um fato curioso e importante sobre o Bitcoin é que nesses 10 anos o protocolo em si, a rede em si, nunca foi hackeada. Nunca foi violada. Já aconteceram fraudes, mas sempre envolviam pessoas ou empresas que estavam lidando com o Bitcoin de forma não segura, por exemplo, a empresa deixava os dados dos seus usuários armazenados de uma forma não segura e os hackers tinham acesso a isso, à carteira desses clientes e conseguiam roubar esses bitcoins, essas reservas, mas a rede em si, o protocolo, nunca foi violado. É um ponto bem interessante. Segundo ponto, então, quem criou o Bitcoin? Como eu falei, foi um sujeito chamado Satoshi Nakamoto, mas isso é um pseudônimo. Na realidade, ninguém sabe quem está por trás desse pseudônimo, quem escreveu esse white paper. Existem várias teorias, mas o fato é que não se sabe se foi uma pessoa, se foi um grupo de pessoas, uma empresa, um país.
Existem teorias em todas essas frentes. Tem até uma teoria bem interessante que eu já ouvi, não acredito nela particularmente, mas não deixa de ser curiosa, que é que quem criou o Bitcoin teriam sido quatro empresas, que são elas: Samsung, Toshiba, Nakamichi e Motorola. Porque se você juntar o começo dos nomes de Samsung e Toshiba você tem Satoshi, e se juntar Nakamichi com Motorola você tem Nakamoto. Então daria Satoshi Nakamoto, que é o pseudônimo de quem escreveu o white paper. Para deixar a situação mais intrigante, tem uma carteira do Satoshi Nakamoto que tem 980 mil bitcoins depositados nela, e desde o começo da operação da rede, esses bitcoins, esse valor nunca foi movimentado. Está parado ali. No auge do Bitcoin, quando o preço, no ano passado, atingiu 20 mil dólares, essa carteira tinha o valor de 20 bilhões de dólares. Então é mais ou menos o que o Satoshi Nakamoto chegou a ter, mas até hoje nunca foi movimentado um centavo dessa carteira. Está parado lá, o que deixa a situação, no mínimo, curiosa.
Então vamos lá para o terceiro ponto agora, quem controla o Bitcoin? Isso é um outro ponto que eu vejo as pessoas com dúvida. Tem os bancos, tem algum grupo, tem alguma organização e, na realidade, essa é uma das grandes belezas, um dos pontos muito interessantes do Bitcoin, é que ninguém controla. É um software open source, então qualquer pessoa tem acesso a esse código, qualquer pessoa pode modificar esse código e botar para rodar, com essa modificação, seguindo algumas regras das licenças de código open source. Então não existe controle. Além disso, a rede do Bitcoin é uma rede peer to peer, então ela não necessita de nenhuma empresa, de nenhuma pessoa, de nenhuma autoridade central que vai coordenar isso. O pagamento é feito de uma pessoa para a outra, pessoa de um usuário da rede Bitcoin para outro usuário, então isso também tira a existência de uma entidade central que controla isso.
E, por fim, os próprios mineradores, que são as pessoas que rodam no seu computador o software da rede Bitcoin, para validar as transações, eles também acabam influenciando diretamente em que direção esse software e essa rede vão evoluir, porque eles podem votar, usando uma variação do software ou outra, eles acabam votando e sinalizando qual a direção, quais funcionalidades que eles apoiam. Então, vamos supor: pode ter um grupo que ache que a implementação atual do software não está tão boa, ele vai lançar uma implementação alternativa e aí, de acordo com os mineradores implementarem uma versão ou outra, na prática, eles vão votar e uma implementação vai acabar ganhando e vai ser a mais usada no mercado. Então a resposta é que ninguém controla, é um protocolo aberto e esse é também mais um ponto muito interessante dessa tecnologia. Beleza? Então, convido vocês aí a acessarem o site do canal, que é o criptos.com.br; lá você pode cadastrar o teu e-mail para receber notificação sobre os próximos vídeos, artigos e outras novidades que a gente publica. E se você gostou do vídeo peço que você ajude também a promover o canal dando um like e assinando para receber os vídeos futuros. Beleza? Até o próximo vídeo.