O Que é Criptografia?
[Transcrição do vídeo abaixo]
Oi Pessoal,
Aqui é Daniel do canal Criptos.com.br e hoje vou falar um pouco sobre Criptografia. O que é ecomo funciona, com uma visão bem simplificada, mas acho importante entender, pelo menos superficialmente, o que é criptografia. Porque tanto Bitcoin, como outras moedas, ditas criptomoedas, como o próprio nome já diz, são moedas eletrônicas baseadas em princípios de criptografia. Então, para ter um entendimento bacana, do Bitcoin e dessas outras moedas é interessante você entender pelo menos em parte ou superficialmente o que que é criptografia, como ela funciona.
Então, vamos lá, Criptografia nada mais é do que o estudo e a prática de técnicas para se proteger a comunicação entre dois pontos. Esses dois pontos podem ser duas pessoas, duas empresas, dois computadores e assim por diante. De um modo mais simples, como que eu consigo explicar isso, criptografia são as técnicas o que eu vou usar para codificar uma mensagem que eu quero enviar para um outro ponto, para uma outra pessoa, de modo que terceiros que eu não autorizei, não vão conseguir entender o conteúdo desta mensagem, caso eles consigam ter acesso a essa mensagem.
Então o fluxo da proteção dessa publicação é mais ou menos isso que você pode ver aí, eu tenho é a esquerda a mensagem original que é o que eu quero transmitir para meu amigo, para outra pessoa, eu vou aplicar nessa mensagem original o processo de cifragem, que nada mais é do que aplicar o algoritmo é uma sequência de passos para codificar essa mensagem. Então depois que eu apliquei essa cifragem, eu tenho a mensagem cifrada, que é o código. Esse código pode cair na mão de qualquer pessoa e ela não deveria, não poderá conseguir ver o conteúdo dessa mensagem. Quando o meu amigo que é outra ponta , receber essa mensagem cifrada, o que que ele vai fazer, aplicar o processo de decifragem, aplicar o algoritmo que vai decodificar mensagens e ao fim desse processo, na outra ponta, vai sair de novo a mensagem original que é o que eu queria comunicar ao meu amigo, sem o risco de que outras pessoas tivessem acesso a esse conteúdo.
Bom, mas quando e por que surgiu a criptografia?
Como você provavelmente conseguiria chutar aí e é como aconteceu com tantas outras tecnologias, a criptografia surgiu na antiguidade por questões militares. Então você tinha um certo general que precisava enviar uma mensagem para suas tropas, ou para outro general e ele não podia correr o risco que, caso o mensageiro que tivesse levando a mensagem fosse capturado pelas tropas inimigas, que os inimigos tivessem acesso ao conteúdo desta mensagem. Então eles começaram a pensar e começaram a surgir os primeiros processos de criptografia. Como que isso aconteceu na prática? Eu tenho a mensagem original, eu preciso transformar em um código que os meus inimigos não vão conseguir entender, mais os meus amigos ou os soldados, outros generais do meu exército, sim. O algoritmo ou o processo de cifragem mais simples para você fazer isso, poderia ser, converter cada letra da palavra, da mensagem que eu quero enviar, por uma outra letra do alfabeto.
E, o jeito mais simples de fazer isso, é pegar cada letra converter para próxima letra do alfabeto. Então A vira B, B vira C, C vira D e assim sucessivamente. Se você pegar por exemplo, a palavra ATACAR, vamos supor que o general precisa dar ordem de ataque para as tropas, sem que o inimigo saiba, caso os mensageiros sejam capturados. Então, ele vai converter A para B, T para U, A para B de novo, C para D, A para B de novo e R para S. Então, a mensagem codificada ATACAR, viraria BUBDBS. Ele enviaria essa mensagem, ao chegar no destino, para o comandante que está no campo de batalha, o comandante ía aplicar o algoritmo inverso, que é o algoritmo de decifragem, então ele ía converter cada letra na sua anterior do alfabeto, B vira A, C vira B, D vira C e assim sucessivamente. Então ele conseguiria transformar, decodificar BUBDBS na palavra ATACAR. Aí entenderia que era esse o comando e executaria a ordem.
Por incrível que pareça, esse processo de simplesmente substituir a letra por alguma subsequente, foi usado, foi um dos primeiros algoritmos de criptografia e diz alguns historiadores, contam que ele foi usado inclusive por Júlio César na época do império romano. Tanto que esse algoritmo ficou conhecido como uma cifra de César. O problema é que, o pessoal começou a perceber que você fazer, usar a criptografia baseada somente na cifra, é um processo relativamente fraco porque uma vez que o inimigo captura, uma, duas, três, n mensagens, e ele começar a tentar entender as possíveis combinações de letras, fazer uma análise, por exemplo, da frequência que as letras aparecem, separar vogais de consoantes, é possível se quebrar, identificar qual algoritmo está sendo usado com relativa facilidade. Para corrigir esse problema, o que que foi feito? Passou se usar a criptografia baseada em cifra e chave.
Então, a cifra continua sendo o processo, algoritmo que você vai usar para fazer essa codificação, e a chave é algum valor que vai determinar como que o algoritmo vai ser aplicado. Por exemplo, você tem uma palavra ATACAR e você quer codificar ela usando o algoritmo de trocar canaleta por alguma sequencial no alfabeto. Só que em vez de ser sempre pela próxima, em vez de ser A por B, B por C, você pode pular x letras, esse x, esse valor é a chave que vai ser usada junto com esse algoritmo. Então, se x, se a chave for 1, aí como exemplo anterior, ATACAR vai virar BUBDBS. Agora se eu variar a chave, usar a chave 2, eu sei que eu tenho que pular duas letras, então A vai virar C, B vai virar D e assim sucessivamente. Então, mesmo algoritmo, mesma palavra ATACAR agora com chave 2, vai virar CVCECT