Gucci passa a aceitar criptomoedas como forma de pagamento
Na última quarta-feira (4), a grife italiana Gucci anunciou que vai passar a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, em algumas lojas selecionadas. A ideia é expandir essa possibilidade futuramente, mas ainda não há uma data prevista. De qualquer forma, já é um reflexo da aceitação das criptos além do escopo tradicional de investimentos.
O primeiro passo da marca de luxo é aceitar — em suas filiais de Nova York, Los Angeles, Miami, Atlanta e Las Vegas — 12 criptomoedas: Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH), Ether (ETH), Wrapped Bitcoin (wBTC), Litecoin (LTC), Shiba Inu (SHIB), Dogecoin (DOGE) e cinco stablecoins, ou seja, moedas digitais com valor pareado ao dólar americano.
A nova aposta da Gucci vai funcionar da seguinte maneira: os clientes recebem um e-mail com um QR code para pagar por meio de sua e-wallet, em um terminal de ponto de venda existente que se conecta ao smartphone. Para isso, todos os funcionários das filiais envolvidas passaram a receber um treinamento sobre criptomoedas, tokens não fungíveis (NFTs) e Web3 (termo que faz referência à internet descentralizada).
Gucci na Web3
A Gucci se estabeleceu como uma das primeiras a adotar as tecnologias Web3, e os pagamentos criptográficos marcam a combinação de sua presença física com seus esforços emergentes nessa nova tecnologia.
Com isso, não é a primeira vez que a grife demonstra uma relação com o mercado cripto: recentemente, lançou duas coleções NFT: a “SUPERGUCCI”, em fevereiro, e a coleção “Gucci Grail” em março. O primeiro NFT foi um filme de quatro minutos intitulado Aria , que se inspirou em sua coleção de roupas de mesmo nome.
Além disso, a Gucci comprou um terreno virtual no Sandbox para desenvolver uma experiência de varejo virtual que espelha sua loja virtual Vault, que representa a “presença da Gucci no metaverso”, apresentando uma seleção com curadoria de seu diretor criativo de raras peças vintage da marca.
Na ocasião, a empresa compartilhou por meio de seu servidor Gucci Vault Discord que os proprietários de seus projetos NFT teriam acesso especial para pré-encomendar uma coleção da grife antes mesmo que fosse lançada ao público em geral.
Marcas de luxo no mercado cripto
Marcas de luxo estão conquistando cada vez mais espaço na criptografia. Em março, a grife Off-white começou a aceitar pagamento com seis criptos em suas principais lojas em Paris, Milão e Londres. Já a marca de relógios de luxo da LVMH, Hublot, lançou uma coleção de edição limitada que só podia ser comprada usando Bitcoin.
As marcas de relógios Franck Muller e Norgain, juntamente com a grife Phillipp Plein, aceitam criptomoedas, e até concessionárias e fabricantes de automóveis estão aceitando ativos digitais para veículos de última geração. A empresa fitness de luxo Equinox Group também começou a aceitar criptomoedas como forma de pagamento para seus clubes sediados em Nova York.
A adoção de criptomoedas como forma de pagamento não se limita ao luxo, tampouco à América do Norte. No Brasil, em uma rede de supermercados de São Paulo, os clientes podem realizar suas compras com a criptomoeda brasileira WiBX, por exemplo.