Elon Musk é acusado de esquema de pirâmide com criptomoeda Dogecoin

Na última terça-feira (14), o bilionário Elon Musk, dono das empresas SpaceX e Tesla, foi processado pelo americano Keith Johnson, um investidor da criptomoeda Dogecoin. Na prática, o rapaz pede nada menos que US$ 258 bilhões de reparação (o equivalente a R$ 1,3 trilhão), sob a alegação de que a moeda meme é uma fraude, ‘vendida’ como um investimento legítimo, quando na verdade não tem valor, como um esquema de pirâmide.

“Os réus estavam cientes desde 2019 que o Dogecoin não tinha valor, mas ainda o promoviam para lucrar com sua negociação. Musk usou seu pedestal como o homem mais rico do mundo para operar e manipular o esquema de pirâmide Dogecoin para lucro, exposição e diversão”, consta a queixa apresentada em um tribunal de Manhattan, em Nova York.

Além do valor, Johnson também exige a proibição da propaganda da Dogecoin por Musk e suas empresas. A reclamação também agrega comentários de Warren Buffett, Bill Gates e outros questionando o valor da criptomoeda. A ideia do norte-americano é representar outros investidores que perderam dinheiro na Dogecoin desde abril de 2019.

 “Dogecoin não é uma moeda, ação ou título. Não é apoiado por ouro, outro metal precioso ou qualquer coisa. Você não pode comê-lo, cultivá-lo ou usá-lo. Não paga juros nem dividendos. Não tem utilidade exclusiva em comparação com outras criptomoedas… Não é garantido por um governo ou entidade privada. É simplesmente uma fraude pela qual ‘maiores tolos’ são enganados para comprar a moeda a um preço mais alto”, afirma o processo.

Dogecoin

A dogecoin foi criada em 6 de dezembro de 2013 por uma dupla de engenheiros de software, basicamente como uma piada, em homenagem ao meme “doge”, que traz o rosto de um cachorro com frases humorísticas. 

Em 2021, a fama da criptomoeda alavancou através das postagens feitas por Elon Musk no Twitter. Desde então, deixou de ser apenas um meme para se tornar coisa séria. Para se ter uma noção, a Dogecoin chegou a se tornar o sétimo lugar em valor de mercado.

Vale lembrar que a moeda não tem lastro algum e o seu valor é atribuído somente ao tamanho da adoção. Isso quer dizer que, quanto mais as pessoas se interessam por ela, mais o seu valor sobe.

Elon Musk x Dogecoin

Recentemente, o criador da criptomoeda Dogecoin, Jackson Palmer, alfinetou Musk ao contar que a primeira vez que enviou uma mensagem para ele no Twitter, anos atrás, havia escrito um um script que detectava automaticamente se havia um golpe de criptomoeda na rede social e os reportava automaticamente à plataforma. 

“Eu dei esse script para outros influenciadores de criptomoedas. Elon me procurou para obter esse script e ficou claro muito rapidamente que ele não entendia de codificação tão bem. Ele é um vigarista, vende uma visão na esperança de que um dia possa cumprir o que está prometendo, mas não sabe disso. Ele é muito bom em fingir que sabe. Isso é muito evidente com a promessa de direção totalmente autônoma da Tesla”, criticou o desenvolvedor.

Na ocasião, Elon Musk não deixou barato e rebateu as alegações do pai da Dogecoin: “Meus filhos escreveram código melhor quando tinham 12 anos do que o script sem sentido que Jackson me enviou”, escreveu no Twitter.