Clientes Mastercard passam a comprar NFTs sem precisar de criptomoedas
Até então, os tokens não fungíveis (NFTs) não podem ser comprados com o dinheiro usado no cotidiano, e sim apenas com criptomoedas. No entanto, na última quinta-feira (9), a Mastercard anunciou novas parcerias que, na prática, permitem que os clientes comprem NFTs sem precisar comprar criptomoedas primeiro.
Essa nova parceria da Mastercard envolve as plataformas Immutable X, Candy Digital, The Sandbox, Mintable, Spring, Nifty Gateway e o provedor de infraestrutura Web3 MoonPay. “Acreditamos que o processo de compra de um NFT precisa ser mais fácil e seguro. Quando isso acontece, os clientes obtêm o que desejam com menos estresse e incerteza”, afirmou Raj Dhamodharan, vice-presidente executivo de produtos de ativos digitais, blockchain e parcerias da empresa.
O mercado de NFTs chama a atenção pelo valor estratosférico que algumas peças conseguem alcançar, com os NFTs mais caros do mundo chegando a milhões de dólares. Para se ter uma noção, o mais caro do mundo — The Merge, uma única obra de arte composta por uma coleção de unidades — alcança o valor de US$ 91,8 milhões (o equivalente a R$ 453 milhões, aproximadamente).
A ideia é que os clientes usem seus cartões Mastercard para compras de NFTs, e considerando que existem 2,9 bilhões de cartões dessa bandeira em todo o mundo, essa mudança pode ter um grande impacto no ecossistema NFT. “Para os criadores de NFT, essas mudanças aumentam sua base de clientes em potencial para milhões de pessoas em todo o mundo. Estamos inovando ao longo do ano passado para fazer essas melhorias acontecerem. Como parte deste trabalho, temos o prazer de anunciar que estamos trabalhando para habilitar o comércio NFT”, acrescentou o vice-executivo.
Segundo Dhamodharan, a crescente adoção da Web3 pela Mastercard envolve integrações projetadas para tornar as criptomoedas mais acessíveis e ajudar o ecossistema NFT a continuar crescendo, inovando e atraindo cada vez mais fãs. A ideia em questão vem na esteira de uma pesquisa conduzida pela própria Mastercard, com a participação de mais de 35 mil pessoas espalhadas por 40 países.
A pesquisa apontou que 45% desse público chegou a comprar um NFT ou pelo menos cogitar fazer isso, e pelo menos metade dessa parcela buscava mais flexibilidade, ou seja: poder pagar com criptomoedas para compras diárias ou usar um cartão de crédito ou débito para comprar um NFT.
No comunicado, Dhamodharan acrescentou que a empresa também está aplicando um conjunto completo de recursos para reforçar a segurança do cliente e oferecer às pessoas proteções semelhantes às que são relacionadas a transações em uma loja ou online com um cartão Mastercard.
“Estamos usando nossas ferramentas de segurança cibernética para aumentar a segurança e proteger os dados do usuário para compras que as pessoas fazem usando um cartão Mastercard. Esses esforços mais recentes visam aproveitar o enorme potencial do mercado NFT, aumentando as opções de pagamento para os consumidores e expandindo as comunidades NFT. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com todas essas empresas para garantir que esse mercado possa se tornar ainda mais acolhedor, acessível e fácil”, finalizou o executivo.