Binance suspende saques em real por “problemas” com o Banco Central
Se você tiver tentado fazer um saque em real através da Binance e não teve sucesso, não estranhe, pois na última sexta-feira (17), a corretora simplesmente suspendeu os saques e depósitos em real na sua plataforma sob a alegação de uma atualização de políticas criadas pelo Banco Central do Brasil.
Depois que os usuários foram impedidos de realizar o saque, as páginas da Binance foram tomadas de reclamações. Não demorou, no entanto, para que a equipe se posicionasse: “Infelizmente o nosso canal de depósitos e saques de BRL via Pix e TED estão com uma instabilidade devido à atualização de políticas instauradas pelo BACEN – Banco Central do Brasil. Os depósitos e saques por esse meio estão bloqueados, mas não se preocupe ainda pode usar outros métodos para sacar e depositar”, apontou a exchange.
Por enquanto, a estimativa é que essa questão com os saques se estenda ao longo de até 72 horas para retomar os serviços. “Neste momento, o prazo que temos para voltarmos a abrir este tipo de depósitos e saques é de 72 horas, por isso peço a sua compreensão e agradeço a sua confiança”, acrescentou a empresa.
Segundo a empresa em questão, os usuários podem realizar transações via sistema P2P da Binance, e para compra direta de criptomoedas, existe a possibilidade do Pix e das transferências bancárias. Já no que diz respeito aos saques, existe a opção “vender para cartão”, disponível para o Visa.
Em comunicado, a exchange também chegou a revelar a troca de seu atual parceiro de pagamentos no Brasil (o banco Capitual) por um provedor de pagamentos local “com extensa experiência, que será anunciado em breve”.
Bloqueio de saques
Ironicamente, a Binance não é a única a bloquear os saques nesta semana. A plataforma de criptomoedas Babel Finance, com sede em Hong Kong, também resolveu fazer isso nesta sexta (17). No entanto, a empresa utilizou como argumento a situação atual do mercado cripto:
Recentemente, o mercado de criptomoedas passou por grandes flutuações e algumas instituições do setor experimentaram eventos de risco condutivo. Devido à situação atual, a Babel Finance está enfrentando pressões de liquidez incomuns. Estamos em estreita comunicação com todas as partes relacionadas sobre as ações que estamos tomando para melhor proteger nossos clientes. Durante este período, os resgates e saques dos produtos Babel Finance serão suspensos temporariamente, e a retomada do serviço normal será notificada separadamente . Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado.
Banco Central x Binance
Em maio, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez parte de uma audiência da Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, onde anunciou a ideia por trás de um projeto de lei destinado à regularização de corretoras de criptomoedas — como é o caso da Binance — no Brasil. O objetivo do projeto é fiscalizar as corretoras e conter a sonegação e exigir que as corretoras tenham uma sede no Brasil.
Nos EUA, a Binance vem enfrentando investigações por parte da SEC (Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio), por supostamente ter vendido títulos não licenciados em sua ICO. Investigações anteriores chegaram a indicar que a Binance se envolveu com lavagem de cerca de US$ 2,35 bilhões (o equivalente a R$ 11,7 bilhões) entre 2017 e 2021.