O Que São Baleias de Bitcoin e Criptomoedas?
Quem está começando a investir em bitcoin e criptomoedas certamente irá se deparar com alguns termos que são um pouco diferentes do que normalmente escutamos, assim como ocorre em todo o mercado financeiro. Além dos termos técnicos, você também irá encontrar alguns termos popularizados entre os investidores, como é o caso das baleias de bitcoin e criptomoedas. Obviamente, este nome não possui nenhuma ligação direta com o animal, e explicaremos isso com detalhes a seguir. Além disso, também apresentaremos as principais e mais conhecidas baleias de bitcoin e criptomoedas do mundo.
O que são as baleias de bitcoin e criptomoedas?
Você já deve saber que o mercado financeiro mundial costuma utilizar animais para denominar algumas ações e tendências de mercado, como é o caso do bull market e do bear market. Outro termo amplamente utilizado pelos investidores e entusiastas das criptomoedas é o termo baleia, que é utilizado para designar os donos de uma grande quantidade de criptomoedas. É interessante ressaltarmos que as baleias de bitcoin ou criptomoedas não são necessariamente pessoas, mas podem ser também bancos, fundos de investimentos, empresas e assim por diante, desde que possua uma grande quantidade de criptomoedas.
Utilizando o mesmo tipo de raciocínio, temos também as sardinhas de bitcoin e criptomoedas. As sardinhas são definidas como aqueles investidores de varejo, que possuem uma pequena quantidade de criptomoedas e estão mais sujeitos às variações nos preços das criptomoedas.
Por que as baleias são importantes?
Obviamente, como as baleias possuem um valor muito alto de criptomoedas, devemos estar atentos aos seus movimentos. Isso porque essas baleias possuem o potencial de mudar o mercado, por meio do seu enorme volume de transações. Por exemplo os fundos, são capazes de movimentar milhões de dólares sem entrar ou sair dos livros de ofertas das exchanges, o que causaria um grande impacto no mercado de forma silenciosa.
De uma forma geral as sardinhas, que são os investidores comuns, devem estar atentas aos movimentos das baleias para investir coordenadamente. Não adiantará você tentar rumar no caminho contrário das baleias, uma vez que seus investimentos serão “arrastados”. Com isso, as sardinhas do mercado de criptomoedas devem acompanhar algumas das baleias mais conhecidas, para criar o que se chama de movimento coordenado. Apesar desta recomendação, sabemos que é praticamente impossível coordenarmos isso de forma 100% eficiente, uma vez que sempre existirão movimentos nos caminhos contrários.
Quais são as maiores baleias do bitcoin e criptomoedas?
Depois de conhecermos um pouco mais sobre as baleias de bitcoin e criptomoedas, além de aprendermos sobre a sua importância para o mercado mundial de criptomoedas, chegou a hora de conhecermos algumas das principais baleias de criptomoedas do mundo. Primeiramente, é importante ressaltarmos que as baleias realizam poucas movimentações de criptomoedas, mas essas movimentações afetam de forma grandiosa o mercado, o que já era esperado. Outro detalhe importante é que diversas baleias de bitcoin e criptomoedas no mundo não são conhecidas, uma vez que nem todos os detentores destas criptomoedas desejam sair do anonimato, o que certamente chamaria a atenção de investidores e da empresa como um todo. Portanto, existem diversos milionários e bilionários do bitcoin que preferem não se identificar!
Outro fator que devemos destacar também é a presença de diversas carteiras que seriam baleias, mas que forma perdidas, fato que era bem comum durante o início da mineração do bitcoin. Desta maneira, não podemos afirmar se uma carteira com um grande volume de bitcoin está perdida, ou é de algum milionário ou bilionário (a não ser, claro, que existam movimentações nesta carteira!) A seguir, mostraremos alguns exemplos de baleias de bitcoin e criptomoedas. Não mostraremos um grande número de exemplos, uma vez que você poderá encontrar as mesmas pessoas na postagem em que apresentamos alguns dos milionários e bilionários do bitcoin. Veja alguns nomes a seguir:
- Satoshi Nakamoto: Sem dúvidas, a maior baleia de bitcoin do mundo é Satoshi Nakamoto, o nome utilizado para identificar o criador (ou criadores) do bitcoin. Apesar do anonimato do criador, sabemos que Satoshi Nakamoto é um dos maiores detentores da principal criptomoeda do mundo (provavelmente o maior!) o que também lhe dá o título de maior baleia de bitcoin do mundo. Não há uma precisão em relação ao número exato de moedas, mas estudiosos do ramo afirmam que o criador do bitcoin possui cerca de 1 milhão de bitcoins!
- Irmão Winklevoss: Outras baleias extremamente conhecidas no mundo das criptomoedas são os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss. Muito populares por um processo no qual alegavam que Mark Zuckerberg havia “roubado” as suas ideias sobre a criação do Facebook, os gêmeos receberam cerca de US$ 65 milhões em 2013 e investiram todo o dinheiro em bitcoin, o que faz destes irmãos um dos maiores detentores da criptomoeda.
- Barry Silbert: O CEO e fundador do Digital Currency Group, Barry Silbert é popularmente conhecido como “rei das criptomoedas”. Além da empresa que produz e apoia negócios relacionados às criptomoedas, Silbert também detém uma grande quantidade de bitcoin e outras altcoins, sendo uma das principais baleias de criptomoedas do mundo.
Existem ainda centenas de investidores conhecidos e anônimos que possuem uma quantidade significativa de bitcoin e criptomoedas. O importante é que pudemos entender o que são as baleias e sardinhas do bitcoin, e qual a sua importância e atuação no mercado mundial de criptomoedas. Como você pôde conferir, as baleias desempenham um papel importante na movimentação do mercado, mesmo que de forma silenciosa. Sendo assim, é importante que possamos acompanhar os perfis destas baleias, com o objetivo de identificar possíveis movimentações e acompanhá-las, para que não sejamos “empurrados” pelo mercado!