Quando controlar o seu dinheiro é realmente importante

Estar no controle de seu próprio dinheiro por meio do Bitcoin sempre teve suas vantagens, mas agora é uma tábua de salvação vital para muitos – como Carlos aprendeu.

O que uma mala cheia de dinheiro poderia comprar para você? Na Venezuela, quase nada.

A economia do país foi devastada pela hiperinflação durante anos, e hoje as pessoas lutam para comprar um pão – quanto mais uma mercearia cheia.

Um homem, Carlos Hernández, se junta a muitos outros que recorreram ao Bitcoin em uma tentativa de salvaguardar seu sustento.

Bolívars: uma moeda em decadência

Vasculhando rapidamente as desoladas prateleiras dos supermercados, Carlos estava bem ciente de que os bolívares (moeda da Venezuela) em suas mãos estavam perdendo valor a cada minuto.

No final de 2018, a taxa de inflação anual do país atingiu estonteantes 80.000%. Agora, no início de 2019, esse número mais que dobrou.

Ansioso por não perder o dinheiro e deixar a família passar fome, Carlos o entregou às pressas para comprar a única coisa comestível à vista: o queijo.

Mas, à medida que o poder de compra dos bolívares despenca, mesmo as malas cheias de dinheiro podem comprar apenas escassas quantidades de comida.

É claro que uma moeda mais estável é necessária com urgência.

Bitcoin: uma alternativa sem permissão muito necessária

As moedas Fiat só funcionam se os governos forem cautelosos e justos. Quando eles falham, o país é lançado em uma crise econômica e muitas pessoas permanecem empobrecidas e sem banco.

Pior ainda, quando essa crise econômica ocorre, os controles de moeda costumam ficar mais rígidos, o que significa que pessoas como Carlos não podem abrir contas bancárias para acessar moedas alternativas, como dólares americanos.

É aqui que entra o Bitcoin. Como uma criptomoeda descentralizada, ele dá às pessoas uma alternativa às moedas fiduciárias – uma que não requer permissão do governo para usar.

A taxa de inflação do Bitcoin Core (BTC) está diminuindo ao longo do tempo. Consulte charts.Bitcoin.com para obter mais informações.

Então, em vez de ser forçado a usar uma moeda fiduciária que está sendo esmagada pela hiperinflação, durante a crise econômica, as pessoas podem pegar suas economias em suas próprias mãos, armazenando-as em Bitcoin.

Carlos, por exemplo, armazena seu dinheiro em Bitcoin em vez de bolívares, apenas trocando quando precisa de dinheiro para comprar comida ou outros suprimentos. Dessa forma, sua economia fica muito mais estável.

Quando o controle realmente conta

Conforme exploramos, por trás de vantagens como transações super-rápidas e sem taxas bancárias, o Bitcoin tem um potencial maior: pode melhorar a vida das pessoas em turbulência econômica.

Nesses casos, fica muito claro que controlar seu próprio dinheiro por meio do Bitcoin é excepcionalmente poderoso.

Na verdade, à medida que mais pessoas percebem esse potencial depois de sentir a pressão crescente da hiperinflação, a demanda por uma moeda sem fronteiras como o Bitcoin só aumentará.

Trazendo Bitcoin para aqueles em crise

No Bitcoin.com, estamos tentando apoiar as pessoas afetadas pela crise da Venezuela.

Indo um passo além do que apenas usar Bitcoin como reserva de valor, ajudamos os comerciantes a aceitar pagamentos em dinheiro Bitcoin (BCH) de seus clientes.

Isso permite que pessoas como Carlos gastem seu dinheiro sem nunca ter que transformá-lo em bolívares. Além disso, as transações em Bitcoin Cash (BCH) são confiáveis, concluídas em segundos e custam menos de um centavo, tornando-as acessíveis para todos.

Bitcoin.com COO Mate Tokay explica a crise econômica da Venezuela e como o Bitcoin Cash (BCH) pode ajudar.

Também apoiamos outras causas, como EatBCH, uma instituição de caridade que funciona como um sistema de dinheiro para comida. Para saber mais e doar, visite Bitcoin na Venezuela.

Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com