Criptomoedas e Moedas Fiat

Já que você está na publicação do Bitcoin.com Exchange, obviamente já ouviu falar em criptografia. Mas, assim que você conversar com alguém na indústria ou apenas ouvir uma entrevista, o termo “fiat” aparecerá.

Se você espera ver um post sobre um fabricante de automóveis italiano versus criptografia, desculpe.

O que a maioria das pessoas entende por “fiat” é uma moeda que foi declarada com curso legal por um governo. A própria palavra vem do latim e pode ser traduzida como “seja feito”. Significa “um decreto, sanção ou ordem oficial” (dictionary.com) e é usado para se referir a uma moeda que é declarada com curso legal por um governo. Ainda assim, parece confuso?

É o dinheiro que a maioria das pessoas usa no dia a dia para comprar e vender. Fiat são os euros, dólares, pesos e libras deste mundo. Ele vem em diferentes formas, como contas físicas ou em formato eletrônico na planilha de um banco. Normalmente, a moeda fiduciária é controlada por um banco central que administra o fornecimento. Nos primeiros dias, a moeda fiduciária ainda era lastreada em ativos como ouro, mas hoje em dia seu valor deriva exclusivamente da confiança no sistema.

Como você pode imaginar, existem prós e contras na moeda fiduciária. Pelo lado bom, na maioria das economias desenvolvidas, a moeda fiduciária é bastante estável. Você não precisa se preocupar com a possibilidade de perder todo o seu valor da noite para o dia. Além disso, pela manipulação da oferta, a moeda fiduciária permite que os bancos centrais neutralizem eventos econômicos indesejáveis, como crise ou recessão. Além de aliviar a recessão, a gestão do banco central de abastecimento tem uma enorme influência sobre o crédito e as taxas de juros.

Por outro lado, as transações fiduciárias, mesmo em tempos de internet, ainda são lentas. Especialmente quando se faz uma transferência internacional, pode levar dias até que o dinheiro chegue e você tem que pagar altas taxas por ele. A falsificação é outro problema com dinheiro físico. Por último, mas não menos importante, sempre que os cidadãos de um país começam a perder a confiança em seu governo, sua moeda fiduciária está sujeita a uma inflação às vezes rápida. Infelizmente, essa é a triste realidade para muitas pessoas que vivem em economias em desenvolvimento ao redor do mundo.

O que acontece em muitas das economias em dificuldades é que mais e mais pessoas começam a usar criptomoedas em suas compras diárias. Em comparação com o fiat, as criptomoedas não são controladas por uma única entidade e instilam mais confiança nessas economias. Ao contrário do fiat, a criptografia é criada com uma quantidade definida a ser emitida para evitar a inflação. É facilmente transferível e transparente, o que significa que qualquer pessoa pode rastrear o rastro do dinheiro. Além disso, a criptografia é a opção perfeita para enviar dinheiro para todo o mundo com alta velocidade e baixo custo.

Infelizmente, nem tudo é brilhante com criptografia. Como muitos sabem, a criptografia pode ser muito volátil e sujeita à manipulação de mercado, especialmente em moedas com uma capitalização de mercado menor. No entanto, moedas maiores e mais estabelecidas, como Bitcoin Cash ou Bitcoin Core, estão agora sendo aceitas em todo o mundo para pagamentos. Se você quiser encontrar a loja mais próxima onde possa colocar seu BCH em uso, dê uma olhada no Bitcoin Cash Maps.

Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com