5 fortes motivos para estar otimista com o Avalanche $AVAX

Siga nosso Instagram Se inscreva no Youtube

Avalanche está pronta para lançar sua blockchain no ar (mainnet) no final desse mês e a expectativa está muito alta, tanto para quem comprou o token na venda pública inicial no mês passado, quanto para a grande quantidade de pessoas que está esperando o token $AVAX ser listado em uma corretora de criptomoedas e assim estar oficialmente disponível para compra.

Seguem abaixo 5 fortes razões para estar otimista com esse novo projeto.

  1. Altamentemente descentralizado, alta velocidade e baixa latência

Por muito tempo houveram discussões no mundo das criptomoedas, principalmente em canais do Reddit como r/bitcoin, em que se dizia que em uma blockchain era necessário escolher entre descentralização e alta velocidade de transações.

Blockchains como Bitcoin e Ethereum possuem alta descentralização, pois existem milhares de mineradores validando as transações, mas baixa velocidade de transação e alta latência (tempo de confirmação de uma transação).

Enquanto isso blockchains como EOS e NEO possuem alta velocidade de transação e baixa latência mas são altamente centralizadas e a confirmação das transações está concentrada entre 10 e 20 validadores somente.
A nova forma de consenso utilizada pelo Avalanche acabou com esse problema.
Avalanche é uma plataforma blockchain que foi baseada no White Paper do grupo com pseudônimo Team Rocket publicado em 2018, que criou uma nova forma de consenso que usa garantia probabilística de segurança para ser extremamente rápida com velocidade de 4500 TPS com baixa latência, em que as transações são confirmadas em aproximadamente 1s.
E tudo isso sem perder a descentralização.
O testnet Denali realizado recentemente foi rodado com mais de 1000 validadores e é possível aumentar esse número consideravelmente ainda, segundo os criadores da plataforma.

  • Alto nível de segurança

Uma questão muito importante e frequentemente citada em fóruns de discussões de criptomoedas é a possibilidade de se realizar um ataque de 51% de força computacional e realizar um gasto duplo
em determinada blockchain.
O próprio Satoshi Nakamoto menciona esse risco diversas vezes no seu White Paper original do Bitcoin lançado em 2008, como diz esse trecho abaixo logo na introdução do Paper.

“The system is secure as long as honest nodes collectively control more CPU power than any cooperating group of attacker nodes”.

Esse tipo de ataque já ocorreu em várias moedas como Bitcoin Gold e há menos de um mês no Ethereum Classic.
Já o Avalanche, conforme descrito em seu White Paper, possui bem maior resistência à ataques do que as blockchains existentes atualmente e portanto consegue manter um alto nível de segurança e sem perder a sua caractéristica de ser altamente descentralizado.

  • Equipe profissional de classe mundial

Para lançar e desenvolver essa promissora plataforma foi fundada a AvaLabs, fundação que conta com profissionais altamente qualificados como o ex-professor da Universidade de Cornell Emin Gun Sirer , que pesquisa criptomoedas e métodos de consenso há quase 20 anos. O turco-americano criou uma criptomoeda usando tecnologia similar à do Bitcoin em 2003, antes do Satoshi Nakamoto.
Também fazem parte do time John Wu, que possui muita vivência no mercado financeiro tradicional de Wall Street e mais uma grande quantidade de profissionais talentosos e dedicados ao projeto.
Existem vários grupos no Telegram dedicados à tirar dúvidas, trocar informações, falar sobre especulação de preços e fazer anúncios, sendo que é possível encontrar canais em diversos idiomas, incluindo o português. É possível encontrar administradores em qualquer horário do dia para dar suporte aos interessados em conhecer melhor o projeto.
Existe também um canal no Discord que é mais técnico e mais voltado para desenvolvedores de aplicações e para quem quer se tornar um validador da rede.
O time também criou o Avalanche Hub, que cria incentivos para as pessoas que querem ajudar a promover o Avalanche.
Toda essa equipe com ações coordenadas se torna um ponto muito positivo para o projeto ganhar visibilidade e manter um crescimento sustentável ao longo dos anos.

  • O sucesso do ICO (Venda Pública Inicial) foi estrondoso

Como já foi escrito neste artigo, a Venda Pública inicial que estava prevista para ocorrer entre 15 e 29 de julho desse ano, terminou em apenas 4 horas e meia, porque os tokens acabaram rapidamente.
Foram arrecadados 42 milhões de USD na venda dos tokens e esse dinheiro será usado para continuar o desenvolvimento e divulgação do Avalanche.
Ter fundos para que um projeto continue em desenvolvimento contínuo por anos a fio é muito importante e claramente a AvaLabs conseguiu arrecadar mais do que o suficiente para seguir com o projeto.
Além disso o sucesso do ICO está gerando uma ansiedade muito grande, tanto para quem comprou o token $AVAX na pré-venda e agora está especulando qual será o futuro valor da criptomoeda, quanto também para centenas de novas pessoas que entram diariamente nos canais do Telegram do Avalanche perguntando quando será possível comprar o ativo e quando será lançada a rede principal (mainnet), previstos para final de agosto.
Se nos basearmos nas corretoras que estão negociando Futuros, o $AVAX deve ter uma valorização de pelo menos 10x o valor de $0,5 USD que foi vendido na venda pública inicial.
Em breve acredito que o $AVAX irá estar disponível em diversas corretoras no mundo. No Brasil também existem várias corretoras, inclusive seria interessante se corretoras com baixas taxas também disponibilizassem o $AVAX para venda, para facilitar o acesso dos brasileiros à essa nova plataforma blockchain.

  • Foco em DeFi (Finanças Descentralizadas) com compatibilidade com o Ethereum

O foco declarado do Avalanche é revolucionar o mercado financeiro tradicional com aplicações descentralizadas (DeFi).
Existe uma demanda crescente por DeFi nos últimos meses, sendo que um dos problemas atuais é que o Ethereum, disparada a Blockchain mais usada para essas aplicações, atualmente possui baixa velocidade de transação e problemas de escalabilidade, sendo que as taxas de transação em média chegaram a ultrapassar os 6 dólares.
O Avalanche consegue alta velocidade de transações e com taxa bem menores, na casa dos centavos de dólares.
Além disso é possível rodar todas as aplicações do Ethereum na C-Chain da Avalanche, incluindo Metamask, pois existe uma versão do EVM (Ethereum Virtual Machine) dentro da C-Chain.
Dessa maneira é muito fácil migrar uma aplicação do Ethereum para a Avalanche e ainda com a melhora de passar dos apenas 14TPS de velocidade de transação do Ethereum para 200TPS da C-Chain do Avalanche.
Caso seja desenvolvida na X-Chain, a rede principal do Avalanche, a velocidade pode ultrapassar os 4500TPS.

E para terminar ainda tem um fato bastante curioso sobre as origens desse protocolo de consenso.

Avalanche é uma plataforma blockchain que foi baseada no White Paper do grupo com pseudônimo Team Rocket publicado em 2018.
Ou seja, a equipe que lançou a ideia inicial do Avalanche usa um pseudônimo, assim como Satoshi Nakamoto, que é o pseudônimo do criador do Bitcoin.
Team Rocket (Equipe Rocket) é a equipe antogonista de Ash e Pikachu em Pokemon.

Mas o que poucas pessoas sabem é que Ash na verdade é o nome americano do personagem.
O seu nome original é Satoshi.

Marcelo Pravatta é engenheiro eletrônico formado pela USP, coproprietário do site www.criptos.com.br , entusiasta de criptomoedas e escola austríaca de economia