O que você precisa configurar antes de fazer algum trade

Agora que você já domina os fundamentos das criptomoedas, vamos passar para as coisas práticas de que você precisa para realmente começar a negociar. Existem basicamente duas coisas que você precisa configurar:

  • Uma carteira para armazenar suas criptomoedas
  • Uma bolsa para negociar

Armazenar criptomoedas difere de armazenar dinheiro normal em alguns aspectos, pois as criptomoedas fazem uso de criptografia de chave pública para manter os ativos seguros. Enquanto muitos presumem que você armazenaria o bitcoin real em sua carteira, o que você realmente acaba armazenando é sua chave privada. Parece complicado? Não tem que ser.

Se formos com uma analogia simples, você pode imaginar sua chave privada como algo semelhante ao PIN que você usa para fazer transferências bancárias e sua chave pública como sua conta bancária. Você pode contar a qualquer pessoa sobre sua conta bancária, o que permitiria que as pessoas transferissem dinheiro para você, mas não estaria lhes dizendo abertamente o seu PIN.

Ao contrário de um PIN de 4 a 6 dígitos, as chaves privadas consistem em uma longa sequência de letras e números aleatórios que são difíceis de memorizar para a maioria de nós. E, depois de perdê-lo, você nunca mais terá acesso à sua criptografia, daí o famoso ditado “nem suas chaves, nem seu bitcoin”.

Quando se trata de armazenar a chave privada, você pode escolher entre diferentes tipos de carteiras. As duas maiores categorias de carteiras são carteiras “quentes” e “frias”, também chamadas de carteiras online ou offline.

Carteiras “Quentes” / Online

Fonte

Carteiras quentes são uma das maneiras mais fáceis e menos caras de armazenar sua chave privada. Eles podem ser um aplicativo, como a Carteira Bitcoin.com ou uma carteira de desktop como o êxodo. Seja qual for a sua escolha, tenha em mente que as carteiras quentes requerem uma conexão com a Internet para funcionar corretamente. Carteiras quentes fornecerão uma frase-semente, que o ajudará a recuperar sua chave privada no caso de você perder o acesso à carteira ou simplesmente trocar de dispositivo. Carteiras quentes são ótimas para gastar com criptografia, pois as transferências são processadas de forma rápida e conveniente. No entanto, esse tipo de carteira é visto como a opção menos segura para armazenar bitcoin.

Carteiras “Frias” / Offline

Fonte

O que todas as carteiras frias têm em comum é que armazenam suas criptomoedas offline. Isso aumenta a segurança de seus acervos, tornando impossível para os hackers obterem acesso às suas economias.

Existem diferentes tipos de carteiras frias, como carteiras de papel, em que você imprime sua chave privada em papel ou carteiras de hardware que são dispositivos projetados especificamente para armazenar criptomoedas. Os fundos em carteiras de hardware são relativamente facilmente acessíveis, desde que você tenha acesso (seu PIN ou senha) à carteira. Marcas populares de carteiras de hardware incluem Trezor, Ledger e KeepKey.

Se você planeja armazenar grandes quantidades de criptomoedas, uma carteira de hardware seria um investimento valioso.

Depois de configurar sua carteira, a próxima coisa que você precisa para começar a negociar é uma plataforma de negociação. Existem muitas bolsas por aí (e nós somos uma bolsa, então somos obviamente tendenciosos;), que podem ser categorizadas em bolsas centralizadas e descentralizadas.

Bolsas Centralizadas

As bolsas centralizadas são muito semelhantes às bolsas de valores e aos corretores no mundo das finanças tradicionais. Eles oferecem uma plataforma centralizada com uma carteira de pedidos central, onde todos os pedidos de seus negociadores serão hospedados.

Os benefícios das trocas centralizadas incluem alta liquidez, que oferecem um ponto de contato em caso de problemas e sua facilidade de uso.

A maioria das bolsas centralizadas mantém uma pequena fração dos fundos de seus traders em carteiras quentes para garantir a execução rápida das negociações, enquanto a maior parte da criptografia em um CEX será armazenada em carteiras frias.

Bolsas Descentralizadas

Em linha com o espírito descentralizado da comunidade blockchain, temos visto mais e mais trocas descentralizadas conquistando participação de mercado no mundo criptográfico. Como o próprio nome sugere, essas bolsas têm uma carteira de pedidos descentralizada e contam com contratos inteligentes para a execução das negociações. Ao usar um DEX, você pode se conectar diretamente com sua carteira, configurar um pedido e, uma vez executado, você pode desconectar.

Os benefícios das trocas descentralizadas incluem que elas não apresentam um único ponto de falha e privacidade.

No lado negativo, muitos DEX são construídos em blockchains específicos, o tipo de tokens que você pode negociar neles é limitado a essa cadeia específica e a liquidez ainda não pode competir com trocas centralizadas.

A escolha é sua se você optar por carteiras quentes, carteiras frias ou uma combinação de ambas. Seja qual for a sua escolha, nunca se esqueça de fazer sua própria pesquisa sobre a marca que você está comprando.

Quanto às trocas, quanto mais sofisticada for a sua negociação, você provavelmente irá optar por usar várias bolsas para lucrar com pequenas diferenças de preço.

Se você deseja uma carteira de dinheiro Bitcoin e Bitcoin rápida e fácil de usar, confira a carteira Bitcoin.com. Acabamos de lançar uma nova versão dele e você pode até mesmo usá-lo para pagar compras na vida real (desde que os comerciantes aceitem BTC ou BCH).

Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com