O que é Dogecoin?
Se você é um investidor do ramo das criptomoedas ou acompanha as notícias sobre o mundo financeiro como um todo, deve ter escutado muitas informações sobre a Dogecoin nos últimos dias e meses. Afinal, a moeda tem se valorizado consideravelmente recentemente, e chamando cada vez mais a atenção de investidores e do mercado financeiro em geral. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir uma descrição sobre a Dogecoin, explicando sobre a sua origem, sua finalidade e tentando decifrar quais são os motivos que estão por trás da alta desta criptomoeda.
Surgimento da Dogecoin
Ao contrário de outras criptomoedas, como o bitcoin, que tiveram um sério projeto antes de seu lançamento, é possível afirmar que a Dogecoin surgiu a partir de uma brincadeira. No ano de 2013, um de seus desenvolvedores, Billy Markus, começou a trabalhar no desenvolvimento da Dogecoin para homenagear o meme de um cachorro japonês da raça Shiba Inu, que era extremamente popular naquele ano. Logo após o seu lançamento, em 2014, a moeda foi ganhando força entre os usuários, se tornando popular nos principais fóruns de discussão sobre criptomoedas da internet. Recentemente, a moeda tem se valorizando expressivamente, ficando em evidência no cenário financeiro atual.
Diferenças entre o bitcoin e a Dogecoin
Quando falamos de uma criptomoeda diferente, o primeiro passo é compararmos com a principal criptomoeda da atualidade, que é o bitcoin. Sendo assim, vamos apresentar a seguir algumas das diferenças entre o bitcoin e a Dogecoin, em diversas situações:
- Contexto da criação: Como já adiantamos na seção anterior, a Dogecoin tem uma diferença muito grande em relação ao bitcoin (e a grande maioria das altcoins) quando falamos do contexto que envolveu a sua criação. Enquanto o bitcoin foi criado e desenvolvido de forma séria que possuía o objetivo de descentralizar o controle sobre o universo financeiro, a Dogecoin foi criada como uma brincadeira, sem o objetivo de trazer grandes mudanças para a sociedade em geral.
- Escassez: Outra diferença significativa entre estas criptomoedas está na escassez. Isso porque o bitcoin é cada vez mais utilizado como uma espécie de reserva de valor digital, uma vez que existe um número finito de bitcoins em circulação. Já para a Dogecoin, não há um limite de unidades do token em circulação, fazendo com que a moeda não se torne escassa no mercado financeiro mundial.
- Preço de mercado: O preço de mercado também é um ponto em que a Dogecoin e o bitcoin se diferenciam grandemente. Enquanto o bitcoin vem ganhando cada vez mais valor e chegando na casa dos US$ 60 000, a Dogecoin está cotada a US$ 0,68, mesmo com as expressivas altas da criptomoeda nos últimos dias. É possível que a Dogecoin se valorize ainda mais nos próximos meses, mas provavelmente a moeda não atingirá o patamar do bitcoin.
- Velocidades de transação: A velocidade com que as transações envolvendo a Dogecoin são interessantes, quando levamos em consideração o tempo utilizado pelo bitcoin. Enquanto as transações envolvendo bitcoin consomem um tempo de aproximadamente 10 minutos, com a Dogecoin este tempo cai para menos de um minuto. Além disso, as taxas de transações utilizando Dogecoins são menores.
- Melhorias na blockchain: Uma das maiores desvantagens da Dogecoin está relacionada às suas melhorias. Enquanto a Dogecoin não passou por modificações e melhorias em sua blockchain desde o ano de 2015, o bitcoin vem passando por constantes mudanças, que contribuem para o sucesso da principal criptomoeda do mundo.
A relação de Elon Musk com a Dogecoin
Se você acompanha o mundo dos investimentos e da tecnologia, certamente já ouviu falar sobre Elon Musk. O CEO da Tesla e da Space X, que possui uma fortuna de mais de 165 bilhões de dólares, tem trazido destaque às criptomoedas e, devido ao poder de influência de Elon Musk, a Dogecoin foi muito beneficiada. Através de tweets no dia 04/02, o bilionário manifestou seu apoio à Dogecoin, fazendo com que o preço desta criptomoeda tenha tido um aumento de mais de 60% em poucas horas. Depois deste dia, a moeda entrou em um forte processo de valorização. Com isso, várias exchanges de todo o mundo passaram a negociar a Dogecoin, o que resultou em um crescimento e popularização ainda maior da criptomoeda, o que não era esperado nem mesmo pelo seu criador!
Desta maneira, podemos perceber que a Dogecoin surgiu a partir de uma brincadeira e, por ser uma moeda muito popular no meio de comunidades na internet, costuma ficar em evidência de tempos em tempos. Apesar de não ser um projeto tão grande e estruturado como o bitcoin, a criptomoeda vem se valorizando consideravelmente nos últimos dias e meses, se tornando uma opção interessante de investimento. Apesar disso, não temos como projetar qual será o futuro da Dogecoin, uma vez que no mercado das criptomoedas é extremamente difícil fazermos qualquer tipo de previsão, ainda mais quando não conseguimos explicar os fatores que levaram ao sucesso desta criptomoeda! Se você deseja adquirir Dogecoin, a criptomoeda meme está disponível em uma grande quantidade de exchanges, e deve se expandir ainda mais, uma vez que a moeda está sendo procurada por investidores de todo o mundo!