Jovens brasileiros criam plataforma educativa com tokens e vencem Hackathon do ETHBogotá
No último domingo (16), um grupo de jovens brasileiros venceu o Hackathon do ETHBogotá, na Colômbia, através da criação de uma plataforma gamificada de incentivo à leitura. Com um método que remete ao read to earn, o usuário é recompensado em tokens por cada livro ou página lida.
Para conquistar o prêmio, os adolescentes se sujeitaram a uma maratona de 36 horas seguidas de programação e desenvolvimento, no último dia de evento — que foi o primeiro hackathon do ETHGlobal na Colômbia.
O ETHBogotá foi o primeiro evento da semana de eventos da rede Ethereum na Colômbia, em um total de nove dias, seguido de ETHLatam e DEVCON. A equipe em questão foi uma das 5 premiadas pela Chainlink e recebeu o valor de U$ 1 mil (o equivalente a cerca de R$ 5,2 mil).
Um dos jovens programadores é o paulistano Victor Garcia, de 15 anos, apoiado pela ONG Educar+, responsável por arrecadar o suficiente para custear a viagem e estadia do adolescente na Colômbia.
A missão do projeto Educar+ é transformar a vida de crianças e adolescentes através da cultura, tecnologia e educação, com direito a uma grade de aulas que percorre desde a Alfabetização até o Web3F.avela, um programa de educação sobre web3 para jovens periféricos.
A ideia é oportunizar transformação social através da tecnologia blockchain, focando em bolsa de estudos no estilo “ganhe para estudar” em cripto, parcerias para formação em programação e ponte para artísticas para inserção no universo dos nfts.
O projeto foi bem recebido pelo mercado cripto e comunidade por sua iniciativa com a Web3 marcando presença em eventos como o Ethereum Rio, NFT Rio, onde lançou sua coleção de NFTs e também no BlockchaIn Rio em setembro.
O trabalho Web 3 mais recente do Educar+ aconteceu em parceria com a Play 4 change, o Metaverso Chapadão, que apresentou o que era metaverso as crianças do projeto e cada uma pôde criar seu próprio NFT.