Grayscale lança fundo para contrato inteligente voltado a plataformas além da Ethereum
Nesta terça-feira (22), a gestora de criptoativos Grayscale anunciou o lançamento de um fundo de contrato inteligente dedicado a plataformas além da Ethereum, como o próprio nome sugere: Grayscale Smart Contract Platform ex Ethereum (ou, na sigla, GSCPxE). Trata-se do 18º produto de investimento da empresa, e a terceira oferta de fundos diversificados.
“A demanda dos investidores por exposição diversificada cresceu paralelamente à evolução contínua do ecossistema de criptomoedas. A tecnologia de contrato inteligente é fundamental para o crescimento da economia digital, mas ainda é muito cedo para saber qual plataforma vencerá”, afirmou o próprio CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, em um comunicado voltado à imprensa.
“A beleza do GSCPxE é que os investidores não precisam escolher um vencedor e, em vez disso, podem acessar o desenvolvimento do ecossistema da plataforma de contrato inteligente por meio de um veículo de investimento único”, garantiu Sonnenshein. O fundo recém-anunciado é composto por sete plataformas de contrato inteligente:
- Cardano (ADA), 24.63%
- Solana (SOL), 24.27%
- Avalanche (AVAX), 16.96%
- Polkadot (DOT), 16.16%
- Polygon (MATIC), 9.65%
- Algorand (ALGO), 4.27%
- Stellar (XLM), 4.06%
De acordo com a Grayscale, o novo fundo Grayscale Smart Contract Platform ex Ethereum está aberto para assinatura diária por investidores credenciados desde já.
As criptomoedas que integram o GSCPxE foram escolhidas com base no índice CoinDesk Smart Contract Platform Select Ex ETH, concentrado em avaliar o desempenho de altcoins. Durante o comunicado à imprensa destinado a trazer à tona o fundo de contrato inteligente, a diretora administrativa da CoinDesk Indices, Jodie Gunzberg, destacou que a demanda por diversificação está aumentando. “Muitos investidores se concentraram na Ethereum devido ao seu crescimento intenso no ano passado, mas agora há uma demanda sobre outras plataformas voltadas a contratos inteligentes”, declarou.
O que é um contrato inteligente?
O contrato inteligente (que vem do termo original em inglês, smart contract, lançado pelo cientista da computação e criptógrafo Nick Szabo em 1995 e retrabalhado ao longo de vários anos) é bem semelhante a um contrato comum, que se assina com papel e caneta, exceto que consiste em um código executado num blockchain.
A proposta, no entanto, é a mesma: definir regras e consequências, estabelecer obrigações, benefícios e penalidades. Em outras palavras, a ideia dos contratos inteligentes é trazer mais confiabilidade nas relações, com aplicações que beneficiam a segurança.
Gestora de criptoativos Grayscale
A Grayscale pode ser considerada como a maior gestora de criptomoedas do mundo, com direito a mais de US$ 36 bilhões (o equivalente a cerca de R$ 176 bilhões, para se ter uma noção) sob sua gestão. Atualmente, a empresa em questão oferece fundos focados no investimento em Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Zcash (ZEC) e também na plataforma de jogos Decentraland (MANA).
Tanto a Grayscale quanto a CoinDesk Indices pertencem a um mesmo grupo, chamado Digital Currency Group. Trata-se de uma empresa de capital de risco com foco no mercado de criptomoedas.