Como encontrar uma transação de Bitcoin na Blockchain
Querendo saber, “Onde está meu Bitcoin?” Nossa ferramenta gratuita Block Explorer pode ajudá-lo a rastrear transações específicas.
O Bitcoin.com Block Explorer literalmente permite que você explore os blocos de blocos Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin Core (BTC).
Semelhante a um mecanismo de pesquisa, você pode usá-lo para pesquisar blocos, transações e até endereços específicos.
Como você usa o Block Explorer para encontrar os detalhes da transação?
- Selecione a transação em sua carteira
Abra sua carteira digital e selecione a transação sobre a qual deseja saber mais. A maioria das carteiras de software e trocas de criptografia lista claramente suas transações recentes para você, tornando-as fáceis de encontrar. - Encontre o ID de transação exclusivo
Cada transação Bitcoin vem com seu próprio ID de transação (TXID), uma seqüência de letras e números que o torna único. A carteira Bitcoin.com fornece convenientemente o TXID para você, assim como algumas outras carteiras e bolsas. - Visualize no Block Explorer
Se você estiver usando a carteira Bitcoin.com, basta clicar em ‘ver no blockchain’ e você será levado à página correspondente no Block Explorer. Caso contrário, recorte e cole o ID da transação e pesquise-o manualmente no Block Explorer.
Por que você precisa de um ID de transação?
Você pode precisar rastrear um ID de transação por vários motivos. Dois dos mais comuns incluem:
Transações atrasadas
Se você estiver preocupado com um atraso, pode usar o Block Explorer para visualizar sua transação. Se ele aparecer lá, você pode ter certeza de que sua transação está em andamento.
Prova de envio
Às vezes, um destinatário pode pedir que você envie um ID de transação para verificar se você enviou Bitcoin para ele. Este TXID fornece prova irrefutável de uma transferência bem-sucedida.
Está com dificuldade para encontrar o ID da transação?
Nem todas as carteiras e bolsas fornecem o TXID para você. No entanto, você ainda pode encontrar.
Comece localizando o endereço para o qual você enviou o Bitcoin e cole-o na barra de pesquisa do Block Explorer. O resultado mostrará todas as transações de entrada e saída específicas para aquele endereço.
Como tal, muitas vezes há mais de uma transação listada. Para encontrar o TXID que você está procurando, verifique números como data, hora e valor enviado para ter certeza de que é a transação certa.
E se sua transação não for encontrada no Block Explorer?
Em primeiro lugar, não entre em pânico. Esta é uma das perguntas mais comuns que nos perguntam e geralmente há uma explicação simples.
É possível que você tenha pesquisado o blockchain errado. Por exemplo, se você está procurando um BCH TXID, mas pesquisou na seção BTC de um Block Explorer típico, nenhum resultado será encontrado.
Para evitar confusão, o Bitcoin.com Block Explorer é inteligente o suficiente para redirecioná-lo quando isso acontecer: você será enviado automaticamente para a página certa após alguns segundos.
Se você ainda está lutando para encontrar sua transação, pode ser que o TXID esteja simplesmente incorreto.
Particularmente se você estiver enviando para frente e para trás em vários mensageiros usados por outras pessoas, podem ocorrer erros e, como os Block Explorers são muito precisos, mesmo um pequeno erro não retornará resultados.
É mais provável que o TXID não tenha sido copiado por completo ou, potencialmente, pode não ser uma transação (ou seja, apenas um conjunto aleatório de dígitos e letras).
No caso do último, isso pode significar que alguém está tentando provar que lhe enviou Bitcoins, quando na verdade não o fez – então, proceda com cautela.
E se a sua transação for enviada para o endereço errado?
Às vezes, as transações podem ser enviadas para o endereço errado (ou seja, devido a um erro de digitação) ou para o blockchain errado inteiramente. Infelizmente, ambos os casos são difíceis de resolver.
Ocasionalmente, as trocas de criptografia tentarão ajudá-lo se você cometer um erro ao enviar. Como essas trocas são centralizadas, elas podem controlar tecnicamente a entrada e a saída de criptomoedas das carteiras, de modo que podem reverter uma transação para você.
No entanto, se você não estiver usando uma bolsa, é impossível receber suas moedas de volta. O Bitcoin é descentralizado por design, o que significa que ninguém pode desfazer as transações que você fizer.
Além disso, as carteiras não estão vinculadas à identidade de ninguém, então você não pode simplesmente entrar em contato com o destinatário e pedir que devolvam seus fundos.
Para evitar que isso aconteça com você, sempre verifique os endereços antes de enviar qualquer Bitcoin.
E se seu TXID existir, mas seu Bitcoin não tiver chegado?
Ocasionalmente, as transações demoram mais para serem enviadas. Neste caso, você verá que o TXID aparece no Block Explorer, mas o Bitcoin ainda não chegou na carteira do destinatário.
Não há razão para se preocupar! Uma vez que uma transação aparece no Block Explorer, você sabe que eventualmente ela será concluída. Mas por que as transações de Bitcoin às vezes atrasam?
Diferentes criptomoedas
As transações regulares de Bitcoin Cash (BCH) normalmente são feitas em segundos e, para quantias maiores, geralmente são concluídas em uma hora. No entanto, as transações Bitcoin Core (BTC) demoram vários dias para serem concluídas quando a rede está ocupada.
Requisitos de troca
As trocas de criptografia têm requisitos diferentes no que diz respeito ao número de confirmações necessárias. Até que esse número seja alcançado, você não verá o Bitcoin em sua carteira. Você pode verificar quantas confirmações sua troca requer lendo seu site.
Manutenção Blockchain
Ocasionalmente, os blockchains passam por manutenção planejada. Durante esse tempo, as transações serão atrasadas, pois a maioria das carteiras e bolsas congelam temporariamente as transferências. Você receberá um aviso prévio sobre isso e todas as transações serão concluídas assim que a manutenção for concluída.
Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com