Com a presença de Ambipar, BlockchaIn Rio Festival será um evento carbono zero
O BlockchaIn Rio Festival, que ocorre de 1 a 4 setembro no Rio de Janeiro, vai contar com a presença da Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, conhecida por levantar soluções ambientais que contribuem para que todos se tornem sustentáveis.
A Ambipar chegou a lançar um token de crédito de carbono, chamado Ambify. O projeto conta com uma plataforma que permite compensar as emissões de carbono e utiliza tecnologia blockchain para confirmar a segurança e transparência das operações aos usuários e possibilitar que a partir dele todos passem a reduzir o impacto ao meio ambiente por meio do crédito de carbono fragmentado.
Para se ter uma noção, uma das funcionalidades da Ambify é calcular a pegada de carbono e mostrar o quanto deve ser contribuído, de acordo com os hábitos.
De acordo com o Diretor de Ativos Digitais da Ambipar, João Valente, a Ambify fecha as lacunas no contexto de criptoativos quando se pensa em lastro e transparência de processos, bem como reforça os pilares ESG. “Afinal, a plataforma da Ambipar conecta as pessoas ao processo de transformação para uma economia mais verde e de baixo carbono”, afirma.
Valente destaca ainda que todas as etapas do processo da Ambify são auditadas por terceira parte reconhecida internacionalmente e os créditos de carbono são registrados no padrão VCS, a mais abrangente certificadora de crédito de carbono do mercado voluntário. “Além disso, em toda compensação no aplicativo da Ambify, um percentual do valor é direcionado à projetos sociais de parceiros, que o próprio cliente poderá escolher, entre o Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance”, explica o executivo.
Segundo o próprio idealizados do BlockchaIn Rio, Francisco Carvalho, a ideia sempre foi criar o festival com foco em carbono zero. Com isso, a presença da Ambipar é fundamental, já que através de suas soluções ambientais a empresa está hoje no cerne da cadeia produtiva para atuar progressivamente na redução de emissões.
“A métrica do carbono na Ambipar é uma agenda diária da corporação. Por isso, teremos a oportunidade única de desfrutar dos diversos cases de sucesso que eles têm para apresentar. Toda essa bagagem enriquece o festival e nos ensina que, se cada um de nós cumprir nossa parcela diária de práticas sustentáveis, o meio ambiente agradece”, diz Francisco.
Para João Valente, é muito importante participar de eventos como o BlockchaIn Rio, que tratam de tecnologia disruptiva e agregam muito ao proporcionar a disseminação da informação correta, e com a popularização do tema todos ganhamos neste cenário. Um festival que faz a diferença ao reunir em um só lugar nomes de referência em cada assunto. “Nós, como empresa, também temos a oportunidade de mostrar nossas iniciativas e soluções em diferentes frentes e que refletem para qual propósito estamos trabalhando”, declara o executivo.
BlockchaIn Rio Festival
Durante os quatro dias, o evento vai permitir que os participantes tenham uma experiência imersiva, regada a debates sobre tecnologia, negócios, cultura e sustentabilidade. O evento vai contar com mais de 200 palestrantes, e os temas se espalham entre:
- Cybersegurança no mundo descentralizado;
- Ambientes Regulatórios Globais;
- Inclusão Social e Educação Descentralizada;
- Venture Capital;
- A disrupção fintech;
- Blockchain GovBR;
- Oportunidades no setor de energia;
- Aplicações Blockchain para logística;
- Blockchain, Internet das coisas (IOT) & Inteligência Artificial (IA); – DeFi: finanças descentralizadas;
- Metaverso e seus desdobramentos;
- Tokenização e NFT como solução para a indústria da música;
- ESG;
- Refi: finanças regenerativas;
- Contratos Inteligentes e o futuro do direito;
- Web 3.0: de onde viemos e para onde vamos;
- Feira de Talentos.
Vale ressaltar que o BlockchaIn Rio Festival tem início às 10h e vai até 20h, em cada um dos quatro dias, no Píer Mauá. As demais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.