Binance fecha parceria com CBF e passa a patrocinar o Brasileirão

Na última segunda-feira (9), a Binance anunciou uma nova parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o posto de patrocinadora dos campeonatos de futebol Brasileirão Assaí, Brasileirão Feminino Neoenergia, Brasileirão Feminino A-2 e Brasileirão Feminino A-3. 

A previsão é que a parceria dure três anos, sob a premissa de desenvolver Fan Tokens (ativos digitais que oferecem interatividade e benefícios), tokens não fungíveis (NFTs) e outros projetos. O anúncio oficial foi publicado no próprio site da Binance e compartilhado em suas redes sociais.

“A indústria vem mudando constantemente no ecossistema digital e tecnológico. Os torcedores do País do Futebol já estão participando do mundo de tokens e NFTs; e, nesse cenário, é um grande e inovador passo ter essas competições associadas à Binance. Esta é uma parceria estratégica para nós, para que possamos entender melhor o perfil do torcedor brasileiro e ajudá-lo a se conectar totalmente com essas competições”, afirma o diretor de marketing da CBF, Lorenzo Perales, em comunicado.

Por sua vez, o CEO e fundador da Binance, Changpeng Zhao, ressalta a importância dessa parceria para integrar a população brasileira no mercado cripto: “O esporte é um importante motor de inclusão na sociedade. Com o futebol fortemente ligado à identidade e cultura brasileira, nossa parceria com a CBF é importante para ajudar a expandir a adoção de criptomoedas e gerar impacto positivo para nossos usuários, a comunidade de criptomoedas e blockchain e a sociedade como um todo no Brasil”, disserta.

Binance no Brasil

Não é a primeira vez que a Binance demonstra interesse em marcar presença no Brasil. No último mês de março, por exemplo, a corretora anunciou intenção de adquirir a Simpaul Investimentos, uma bolsa brasileira autorizada pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Tampouco é a primeira vez que o ecossistema de blockchain e troca de ativos digitais mostra uma relação com esportes brasileiros, considerando que já foi a patrocinadora do Paulistão Sicredi e do Santos Futebol Clube. No que diz respeito a outros países, a Binance já patrocinou a Copa das Nações Africanas e os times de futebol europeu Porto (Portugal) e Lazio (Itália).

Esportes e mercado cripto

Além da Binance, outras empresas da área de criptomoedas também vêm demonstrando uma intenção de estreitar laços com o nicho esportivo. É o caso, por exemplo, da plataforma Crypto.com, que no último mês de abril se tornou a patrocinadora do Ultimate Fighting Championship (UFC), campeonato profissional de artes marciais mistas (ou MMA).

Anteriormente, outras grandes organizações esportivas e vários clubes profissionais de futebol ao redor do mundo incorporaram empresas de criptomoedas como seus principais parceiros, como a National Basketball Association. Até o estádio dos Lakers (EUA) vendeu alguns direitos para a Crypto.com, para se ter uma noção.

No entanto, podemos observar uma via de mão dupla: no último mês de março, o lutador Matheus Nicolau chamou a atenção da comunidade cripto ao optar por receber seus ganhos de luta em Bitcoin, acordo que foi assistido pelo serviço de folha de pagamento Bitwage.