Banda Muse lança álbum em forma de NFT
Na última sexta-feira (26), a banda britânica Muse lançou seu novo álbum Will of the People na forma de NFT. O lançamento acontece através da Serenade, uma plataforma conhecida por ajudar artistas a capitalizarem com esses tokens não fungíveis.
O anúncio do lançamento aconteceu nas redes sociais oficiais da própria banda, que escreveu: “Will of the People já pode ser de vocês!! Esperamos que você goste de ouvir tanto quanto gostamos de fazê-lo. Obrigado a todos que estão ouvindo e apoiando nossa banda. Matt, Chris e Dom.”
No início de agosto de 2022, a Serenade e a Warner Records UK fizeram uma parceria para lançar um novo formato de música compatível com Web3 usando a tecnologia NFT, o Digital Pressing. Cada Digital Pressing inclui o áudio e a arte do álbum, uma edição limitada em tamanhos de edição definidos, material bônus qualificado para as paradas, royalties on-chain e um módulo de colecionador.
No dia 26 de agosto, a banda inglesa fez história ao se tornar a primeira artista a oferecer um álbum sob esse novo formato com o lançamento de Will of the People, que esgotou em apenas 25 minutos. Embora o álbum ainda não seja elegível para as paradas dos EUA, ele terá a chance de se classificar nas paradas do Reino Unido e da Austrália.
Na prática, a Serenade não exige que usuários criem uma carteira cripto antes de adquirirem NFTs, e as pessoas podem usar cartões de débito e crédito para adquiri-los. No início de julho, o vocalista do Muse, Matt Bellamy, lançou três novos singles como NFTs.
O fundador da Serenade, Max Shand, chegou a afirmar em um comunicado de imprensa que o “Digital Pressings será um divisor de águas no cenário global”, uma vez que o novo formato permite que os artistas “ofereçam ao seu público internacional algo verdadeiramente único e envolvente.”
NFT no mundo da música
A banda Muse não é a primeira a apostar na relação direta com os NFTs. Na última quinta (25), o cantor Nando Reis anunciou a sua presença neste cenário, ao publicar nas redes sociais a sua mais nova aposta: shows no metaverso, com ingressos sendo vendidos como NFTs. O artista usará a sua própria plataforma para comemorar os 22 anos de lançamento do álbum Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro.
Recentemente, além de Muse, outro nome da música que entrou no cenário dos NFTs foi o cantor Elton John, que no último mês de junho anunciou a venda de um NFT considerado o mais raro dos 6.666 itens dentro da coleção Jadu Hoverboard, assinada pelo artista Voxel Bunny.