Tipos de Carteira p/ Receber e Enviar Bitcoin

Segue a transcrição do vídeo.

Olá pessoal aqui é o Daniel Scocco do canal criptos.com.br e hoje eu vou falar sobre carteiras Bitcoin, vou explicar o que é uma carteira e falar sobre os tipos de carteiras disponíveis que você pode usar para estar recebendo pagamento de Bitcoins ou para estar armazenando suas criptomoedas.

Então, vamos lá: uma carteira Bitcoin, o termo em inglês é Bitcoin Wallet, nada mais é do que um par de chaves criptográficas. Uma chave pública ou public key e uma chave secreta, ou privada, ou secret key, em inglês.

No caso do Bitcoin, essas chaves têm 256 bits, ou seja, são números, cada uma delas é um número de 256 bits. Então um número bem grande. Se a gente fosse representar isso em bits, seria uma sequência de 256 zeros ou uns. Aqui eu representei em hexadecimal. O número é o mesmo, só muda a forma de representar. No hexadecimal, cada dígito hexadecimal equivale a 4 bits, então 256 dividido por 4 dá 64, então aqui tem 64 dígitos hexadecimais, que vão do 0 até o F. Para quem tem interesse eu tenho um outro vídeo explicando o que são números binários, hexadecimais. O fato é que a sua chave pública ou secreta é alguma coisa parecida com isto aqui

A chave pública é o endereço da sua carteira, então você vai informar isso aí para uma outra pessoa, quando você quiser receber Bitcoin dela, então essa pessoa vai colocar lá a tua chave pública no software dela e vai fazer essa transação, enviar pra você esses Bitcoins, e a chave secreta ou chave privada é o que você vai usar para assinar as transações quando você vai enviar Bitcoins, então ela comprova que você de fato é o dono desse endereço aqui que recebeu Bitcoins, por isso você pode “gastar” esses Bitcoins.

Para quem tiver curiosidade do ponto de vista técnico, se aprofundar um pouco mais, o Bitcoins usa uma algoritmo de assinatura de criptografia de chave pública chamado ECDSA. Eu tenho outros vídeos falando, explicando de maneira bem simples o que é criptografia, o que é criptografia de chave pública, então vale a pena você dar uma olhada. Mas se você quiser, você pode jogar isto aqui no Google também, que vai ver na página Wikipedia, que fala um pouco mais sobre esse algoritmo, tem até os detalhes que você tem que seguir para estar gerando essa chaves e para estar assinando transações.

Então vamos lá: expliquei já o que é no fundo, por baixo do pano, uma carteira Bitcoin, um par de chaves criptográficas, mas na prática, voce vai ter basicamente 5 tipos de carteira à sua disposição. 

O primeiro tipo é uma carteira de papel, então basicamente você vai usar um software para gerar uma chave pública e privada, em teoria seria possível você gerar isso na mão, fazer esse cálculo, mas na prática é impossível, devido à complexidade e o risco de você cometer algum erro, então você usa algum software que gere pra você um par de chaves, uma chave pública e uma privada, e você vai armazenar isso no papel.

Podemos dizer que seria o tipo de carteira mais seguro que existe, porque não está conectado em nada, não está armazenado de nenhuma forma digital. Então desde que esse papel, você guarde ele de forma segura, por exemplo, num cofre, a tua carteira está protegida. Obviamente, quanto maior a segurança, menor a comodidade,. Então fica relativamente pouco prático, imagina toda vez que você for fazer uma transação, você tem que olhar no papel e digitar dígito por dígito a sua chave pública para receber ou para passar para alguém, e a sua chave privada. 

Mas, existem pessoas que usam, então é possível você ter uma carteira de papel, se você está preocupado principalmente com a segurança 

Note que eu coloquei aqui cold ou hot na frente. Isto é uma terminologia muito usada no meio das criptomoedas, então isto quer dizer o que?  Cold quer dizer frio, uma carteira fria. Quer dizer que ele não está conectada à internet, e por conta disso ela acaba tendo um pouco mais de segurança. Enquanto que uma carteira quente, ela está conectada à internet, então existem aí algumas vulnerabilidades a mais, você precisaria ficar esperto, porque senão pode sofrer algum ataque, uma invasão, um hacker pode tentar ter acesso à sua chave privada, por exemplo. 

Vamos lá: segundo tipo. Uma carteira Hardware. Isto nada mais é que algum dispositivo de hardware feito especificamente para esse fim, para funcionar como carteira, que vai armazenar para você as suas chaves, o seu par de chaves criptográficas. É bem interessante isto porque, além de fornecer bastante segurança, também tem a comodidade, porque você pode conectar essa sua carteira hardware no teu computador através de um cabo USB, por exemplo, e aí você consegue transferir esses fundos, por exemplo, usando uma senha de 8 dígitos. Então você acaba tendo bastante segurança e uma certa comodidade também.

Terceiro tipo é uma carteira desktop, então é um software que você vai instalar no seu computador e ele vai administrar e gerar as chaves pública e privada pra você. Relativamente seguro, também, desde que o seu computador seja seguro. Obviamente, se o seu computador estiver com virus, se for invadido, se você não prestar atenção, essa carteira pode ficar vulnerável também.

Quarto tipo, uma carteira mobile, ou seja, um aplicativo que você vai instalar no seu celular, que funciona como carteira, bem parecido com o desktop, a diferença é que está num dispositivo móvel, mas o nível de segurança e comodidade acaba sendo parecido, ou até um pouco mais de comodidade, porque essas carteiras geralmente ela conseguem  gerar QR Code da sua chave pública e privada. Então por exemplo, se você quiser fazer um pagamento para algum amigo que tenha também uma carteira no celular, basta um scanear o QR Code do outro e o próprio aplicativo já vai conseguir ler automaticamente essa chave pública para fazer essa transferência.

Por fim, tem carteiras online, ou seja, são sites, empresas que oferecem serviço de armazenamento, custódia dos seus Bitcoins pra você. Eu coloquei aqui frio / quente, porque depende obviamente de qual for a configuração do serviço que você for usar. A maioria desses serviços, por exemplo, as exchanges, que permitem que você compre e venda Bitcoins online, eles tem um misto, eles vão armazenar a maior parte em carteira fria, em carteira de hardware para ter segurança e somente um percentual do volume que estão trabalhando, 10 ou 5% que eles armazenam em carteira quentes, online, para basicamente suprir o volume que está entrando e saindo de criptomoedas na plataforma. 

Você pode estar com a pergunta agora na cabeça: mas qual carteira eu devo usar? O que é recomendado? Se você está começando, vai trabalhar com valores baixos, acho interessante você ir atrás de comodidade, acima de tudo, então recomendaria uma carteira no celular, um aplicativo ou uma carteira online.

No celular, eu gosto muito da carteira do Bitcoin.com, mas obviamente faça sua pesquisa e veja o que você acha mais interessante. Esta aqui, se você quiser, é só você digitar bitcoin.com no google App Store, ou digitar Bitcoin Wallet, vai aparecer inúmeras opções, você leia as avaliações e veja uma que você goste. 

Outra opção boa é uma carteira online. Basicamente você vai acessar um site, vai criar uma conta lá e aí eles vão te dar tudo mastigadinho. Este é o seu endereço, é pra você receber Bitcoin, else cuidam da chave privada e então fica muito mais fácil. Coinbase.com é uma ótima opção, é uma das maiores empresas do mundo, uma empresa norte-americana. E se você optar por comprar Bitcoin através de uma exchange brasileira, por exemplo, como eu falei no vídeo passado, tem lá o foxspeed, o mercadobitcoin, bitcointrade, etc, eles também acabam funcionando não só como exchange mas também como carteira online, porque você pode deixar os seus bitcoins e outras criptomoedas armazenadas lá. 

Saiba que, embora essa opções ofereçam comodidade, principalmente essa aqui, se você utilizar um serviço online, um site, existe o risco dessa empresa ser hackeada, dessa empresa fechar, por isso que eu não recomendaria deixar valores altos armazenados nessas empresas. Aí seria mais fácil, vamos para este próximo slide, que é: Se você está buscando segurança e quer armazenar valores altos, eu acho interessante você trabalhar com uma carteira fria, hardware. 

A carteira de hardware mais famosa que tem no mundo é esse Ledger, a empresa está no ledger.com, se não me engano. Se você pesquisar no Google, já sai. Então basicamente isso aqui, pra você que ficou curioso, isto aqui é uma foto de um hardware que funciona como carteira, você conecta isto aqui pela USB no seu computador, para fazer a inicialização, o setup inicial, configurar uma senha, aí ele vai fazer a administração, vai gerar as chaves pública e privada e vai administrar isso pra você. Então acaba sendo mais seguro do que uma carteira desktop, mobile ou outras. 

Não esquece de curtir o vídeo e se você quer aprender mais sobre Bitcoin, sobre criptomoedas, assina o canal e visita também criptos.com.br. Você pode cadastrar o seu e-mail gratuitamente para receber os próximos artigos, os vídeos e mais informações sobre o Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.